Hoje lembrei-me de fazer um post rápido para partilhar com quem ainda não conhece o mais recente produto do Lidl, no qual ando viciada: skyrella :)
Está à venda nos supermercados Lidl em bolas de 125g, que custam 0.99€. Como o nome indica, é uma espécie de mozzarella em versão skyr. Tem mais proteína e menos gordura que a mozzarella tradicional, e mesmo comparando com as versões magras deste tipo de queijo o perfil de macronutrientes da skyrella é superior:
A tabela nutricional |
Como podem confirmar, por 100g a skyrella tem 119kcal, 22.5g de proteína (!) e apenas 2.6g de gordura e 1.5g de hidratos de carbono. Tirando queijo fresco, acho que nunca vi nenhum queijo que tivesse um perfil tão bom! Os ingredientes são bastante simples:
Em suma, a nível nutricional parece-me tão boa quanto possível. Claro que tendo isto em conta, a questão que se põe é... Quão maus são o sabor e a textura para tornar isso possível?
Mas a resposta surpreende: não são de todo maus, pelo contrário! De momento, é um dos meus queijos preferidos para derreter. Caso não acreditem, deixo duas fotos para verem a textura:
Numa tosta com fiambre |
Num panino torrado com molho à bolonhesa |
Como podem ver, a skyrella derrete mesmo bem: quando aquecida fica com uma textura cremosa, mas ao mesmo tempo elástica, que fica simplesmente fantástica em tostas. Faz até aqueles fios de queijo de que toda a gente gosta (não digam que não gostam, porque eu não acredito :P)!
O sabor não é demasiado forte; não precisam de ter receio porque, ao contrário do skyr, a skyrella não é particularmente ácida. Tem um sabor mais neutro que acredito que agradará à maior parte das pessoas :)
Tenho usado imenso em tostas (além das sugestões que mostrei gosto de combinar com ovo, tofu fumado,...) e não me consigo fartar, para mim é sem dúvida melhor do que queijo light em fatias - e boa sorte para encontrar um queijo fatiado com este perfil de macronutrientes (pista: não encontram) :P
É mesmo aprazível, e dá um toque pecaminoso a qualquer sandes!
Para terminar, um conselho: se querem que a skyrella derreta, o melhor é mesmo prensar as sandes numa daquelas tostadeiras que fecham. É um queijo bastante denso, por isso não derrete tão facilmente quanto isso - não basta colocar no pão previamente torrado, ou por cima de uma omelete na frigideira, por exemplo! Mesmo levando ao microondas demora um pouco a derreter. O meu conselho é mesmo usar uma sanduicheira, para aproveitar o queijo em todo o seu esplendor. ;)
É verdade! Hoje de manhã experimentei numa tosta e derrete super bem. Adorei! Aliás, prefiro o sabor e textura em tostas do que «em cru» :) obrigada
ResponderEliminarSim, também acho muito melhor - crua é um bocadinho 'meh'! Mas ando viciada nas sandes prensadas, para queijo magro fica um sonho :D
EliminarObrigada eu pelo comentário!
boa sugestão. qual é o pão que está a usar para fazer a tosta?
ResponderEliminarÉ um pão tipo Thins mas de marca branca que compro no Froiz, este aqui: https://www.froiz.com/mobile/product/4724/
Eliminar