Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de Limão e Mirtilos Proteico


Desde que provei a whey de iogurte de limão que ando a dizer que o sabor lembra cheesecake, por isso esta receita não podia demorar muito tempo a chegar. Como limão e mirtilos é uma daquelas combinações que nunca desilude, não foi difícil escolher a cobertura :)
Não é uma receita particularmente inspirada ou com grande história, como vêem. Mas a verdade é que o cheesecake ficou maravilhoso: e sobremesas simples, saudáveis e maravilhosas merecem sempre ser devidamente valorizadas.
Deixo a receita para que possam experimentar :D






Cheesecake de Limão e Mirtilos Proteico

Ingredientes:

Para a base
[  100g de cereais (usei os de mel da EU Nutrition; podem encomendar com desconto e ofertas usando o cupão euavela15)
[  1 colher de sopa de mel (cerca de 12g)
[  2 colheres de sopa de azeite (cerca de 12g)
[  Água (pode não ser necessário utilizar; juntem apenas um pouco se virem que a base não fica suficientemente coesa apenas com o mel e o azeite. Eu usei 2 colheres de sopa)

Para a camada de queijo
[  4 ovos
[  75g de whey (usei de iogurte de limão; também é da EU, pelo que novamente se encomendarem o cupão euavela15 dá-vos desconto. Os potes de 2kg costumam ter ofertas acumuláveis!)
[  600g de quark natural
[  30g de polvilho (doce ou azedo)

Para a cobertura
[  200g de mirtilos (usei congelados; descongelei-os uns segundos no microondas)

Preparação:

Para a base
| Utilizando um processador de alimentos, triturar os cereais, reduzindo-os a pó.
| Transferir para um recipiente e juntar o mel, o azeite e a água. Misturar bem e colocar o preparado no fundo de uma forma redonda (usei uma com cerca de 20cm de diâmetro), pressionando bem com as mãos para que a base fique coesa.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Para a camada de queijo
| Colocar os ovos num recipiente grande e bater com uma batedeira elétrica durante cerca de 3 minutos.
| Batendo sempre, acrescentar a whey, seguida do quark.
| Diminuir a velocidade da batedeira. Juntar o polvilho doce e bater apenas até este estar incorporado.
| Colocar o preparado por cima da base previamente preparada (não precisa de estar fria) e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 45 minutos, até estar cozido e dourado. Retirar o cheesecake do forno e deixá-lo arrefecer.

Para a cobertura 
| Decorar com os mirtilos.

Substituições:
- Cereais: outros tipos de cereais também resultam, desde que sejam 'secos' (sem recheio).
Mel: podem usar outro adoçante líquido com caraterísticas semelhantes (geleia de agave, xarope de seiva de ácer,...).
Azeite: óleo de coco ou qualquer outro óleo também serve.
Quark: podem usar skyr natural ou outro iogurte bem espesso.
Whey: a whey ajuda na consistência e no sabor, por isso se quiserem não usar o resultado vai ficar necessariamente diferente. Mas podem utilizar por exemplo raspas de limão, juntamente com algum tipo de adoçante (mel, açúcar, etc.).
Polvilho doce: amido de milho é o substituto mais fiável.



O cheesecake ficou exatamente como imaginei: fresquinho, com o travo ligeiramente azedo do limão cortado pela doçura dos mirtilos da cobertura... Uma delícia, em suma :D
A textura da camada de queijo fica ótima, muito cremosa. Para mim os cheesecakes de forno são insubstituíveis neste aspeto, os com gelatina ficam com uma textura bem menos interessante :P
A base ficou bem crocante, já por isso adoro usar cereais. E fica mesmo coesa, tanto que desenforma sempre na perfeição!
Experimentem, acho que foi um dos melhores cheesecakes que já fiz :D
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 215kcal 
Proteínas: 21.2g 
Hidratos de Carbono: 21.2g 
-       Dos quais açúcares: 9.1g 
Lípidos: 5.5g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  1.9g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia como a das fotos ou a 1/8 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Que delicia de cheesecake.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/05/bolo-de-limao-e-chocolate-branco.html

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…