Avançar para o conteúdo principal

Produtos #77 - Kvarg PRO+ da Lindahls



Hoje o post é sobre a nova gama da Lidahls: kvarg PRO+

Para quem não está atento, é dos lançamentos mais recentes da Nestlé, que tem vindo a consolidar a sua posição de gigante no mundo dos iogurtes proteicos. Trouxe 2 novos sabores de kvarg sólido (limão & bolacha e morango & lima) e 3 novos sabores de kvarg líquido (tropical, banana & noz e framboesa & baunilha).

Face aos kvargs anteriores da marca, estes têm a diferença de ter whey adicionada. Para quem não sabe, tanto a caseína como a whey são proteínas presentes no leite; a whey é a que está naquele soro que por vezes se separa do iogurte, mas a maior parte dos iogurtes proteicos tem principalmente caseína. A whey costuma ser extraída do leite para fazer os populares concentrados em pó; neste caso enriqueceram os iogurtes com whey extra, deixando assim a caseína de ser a proteína mais presente para as duas contribuírem com sensivelmente metade para o total.

A nível nutricional não muda muito: a diferença mais importante entre whey e caseína reside na velocidade de absorção (a whey é absorvida mais rapidamente), mas penso que a nível prático não faz grande diferença neste caso e para a população geral. Também não sou perita no assunto, por isso não me vou alongar :P De resto, os kvargs sólidos têm sensivelmente os mesmos macronutrientes que os anteriores: mais 1g de proteína e o resto muito parecido. Os líquidos têm significativamente mais proteína: 30g (contra 23g).

De resto, a adição de whey faz com que os kvargs fiquem bastante mais líquidos. Pode ser uma desilusão para quem, como eu, gosta da textura bem espessa dos iogurtes proteicos. Por outro lado, se são daquelas pessoas que quase morrem entaladas com eles, esta gama é para vocês :P 

O perfil é, como já era, excecional. Quase nenhuma gordura, apenas os hidratos de carbono e açúcares naturalmente presentes... E bastante proteína, claro :P

São um pouco mais caros: os sólidos custam 1.29€ por embalagem de 150g (contra 1.19€ dos anteriores) e os líquidos 2.09€ por embalagem de 345g (contra 1.99€ dos anteriores). Frequentemente encontram em promoção a respetivamente 0.89€ e 1.49€. Os pontos de venda são os do costume: Continente, Pingo Doce, Auchan,...

Segue o meu feedback sobre cada um dos novos sabores :)

Kvargs Sólidos


1º - Limão e Cookies





Acho que a ideia deste sabor é lembrar cheesecake de limão. Aliás, na Suécia existe esta gama pro+ com 3 sabores: cheesecake de limão, tarte de morango e lima, e muffin de mirtilo. Claramente, os dois primeiros sabores são estes, que foram estranhamente traduzidos para 'limão e bolacha' e 'morango e lima'. Vá-se lá perceber :P

(Nem comento o facto de terem deixado o muffin de mirtilo de fora :'()

Continuando: de facto parece-me aludir a um cheesecake bem fresquinho. O sabor a limão é bastante forte e autêntico, sem travos artificiais. Aliás, apesar de ser fã dos kvargs antigos da Lindahls costumo detetar neles um ligeiro sabor a adoçante que não está presente nestes. Parecem-me ter um sabor docinho mais consensual.

Não tem pedaços de bolacha, e sei que muita gente achou que não sabia a bolacha de todo - mas eu pelo menos (não sei se é só a minha imaginação :P) noto um aroma que lembra efetivamente bolacha. No geral, achei o sabor muito bem conseguido.

Agora, a parte má: a textura... Eu que adoro iogurtes super densos vi o meu coração partido em pedaços quando me apercebi de que estes kvargs são muito mais líquidos que os originais. Já estava à espera, porque costumo misturar whey com quark e noto que ela deixa o quark bem menos espesso. Mas ainda assim foi uma desilusão. Se não fosse isso tornar-me-ia consumidora regular, mas para mim a textura ser mais líquida tira-lhes metade do interesse. De tal forma que prefiro ficar-me pelos da gama antiga :P


2º - Morango e Lima





Mais uma vez, há um sabor claramente predominante, neste caso o morango - e vi várias pessoas a referir que não sentiram o sabor da lima. Eu (novamente, talvez seja imaginação a mais :P) achei que se notava um travo, mas de facto é muito ligeiro. Ainda assim, gostei do aroma. Também muito natural, lembra suissinhos :)

A textura é uma desilusão igual, e mais não digo :P



Kvargs Líquidos

Já sabem que não sou a maior fã de iogurtes líquidos, mas não resisto a provar estas novidades :P 

Também estes são mais líquidos que os anteriores, devido à adição de whey - no entanto, neste caso para mim é um ponto positivo. Gosto de iogurtes sólidos densos, mas no caso dos líquidos acho irritante que sejam excessivamente espessos. Perde-se anos de vida a tentar não desperdiçar iogurtes líquidos demasiado densos, porque fica tudo na embalagem (vá, anos também não - só os segundos que demoro até me decidir a ir buscar uma faca, serrar a embalagem e rapar com uma colher).

Para mim, estes têm a textura no ponto. Preferi-os bastante aos anteriores por causa disso, e também gostei dos sabores. Mas mais uma vez, deixo a minha opinião sobre cada um, por ordem de preferência :)

1º - Tropical




Com ananás e cereais tufados, porque adoro a combinação de iogurte líquido com fruta e cereais. Praticamente nunca bebo iogurtes líquidos sozinhos, como-os sempre assim :P
Acho que este era o sabor em relação ao qual tinha menos expectativas, mas surpreendeu: sabe exatamente ao que promete, é fresquinho, e tem um sabor bem doce mas nada enjoativo. Achei mesmo saboroso, e acabou por ser o meu preferido da gama. Como podem ver na foto acima, a consistência é cremosa sem ser demasiado espessa. Ficou ótimo com o ananás e os cereais :)

*all together now*
2º - Banana e Noz




Com cereais-bolachinhas, banana e nozes :)
Quando soube que existia este sabor fiquei simultaneamente curiosa, expectante e reticente. Adoro a dupla banana e noz, mas normalmente quando há dois aromas um deles acaba por ofuscar o outro (como aconteceu nos sólidos) - e como já estava à espera, este iogurte sabe quase só a banana

Ainda assim, gostei bastante. Mais uma vez, não se nota nenhum sabor a adoçante. Não tem o sabor mais natural de sempre: é aquele clássico sabor das gomas/chiclets de banana. Lembra-me de alguns iogurtes infantis. Não achei enjoativo, mas penso que algumas pessoas poderão achar demasiado doce - até porque quase não se nota nenhum sabor a noz, que sendo mais moderado poderia atenuar esta doçura. A textura mais uma vez está no ponto.

A sério, adoro estas misturas. Diverti-me mais do que gostaria de admitir a combinar os sabores dos iogurtes com as frutas e cereais mais adequados :P
3º - Framboesa e Baunilha



Com fruta e cereais, que surpresa :P Mas esmerei-me para terminar em grande, vejam este festival de cores :D
Como já estava à espera, continua a haver um sabor claramente oprimido: este iogurte quase só sabe a framboesa. Se no caso dos iogurtes sólidos ainda consegui uma detetar contribuição significativa de ambos os sabores, os líquidos parecem sofrer mais deste mal. 

Baunilha também é um aroma particularmente leve, pelo que quando compro um iogurte que não é de baunilha *só* já sei ao que vou. Se bem que às vezes os de baunilha *só* também surpreendem pela negativa, c.f. Siggi's de baunilha - mais conhecido por 'o quark que é demasiado doce para ser amargo, mas demasiado amargo para ser doce, e por isso fica estranhamente no limbo entre o doce e o amargo e não presta' :P

De qualquer modo, mentalizem-se que este é um iogurte de framboesa, ponto. Não é um iogurte de framboesa particularmente mau, mas também não é particularmente bom. Achei os outros dois mais saborosos, especialmente o tropical. A textura voltou a agradar-me bastante.


Bónus para os Leitores Resistentes - O Novo Kvarg de Chocolate Branco (Sem Whey! < 3)


É verdade, termino com uma surpresa: se chegaram até aqui têm direito a uma compensação, mais fotos. Leram bem, aquilo de que estavam mesmo a precisar! *Mais* fotos. E *mais* opiniões excessivamente detalhadas, vindas de alguém que nem sequer conhecem pessoalmente, sobre... De todos os assuntos que podia escolher, iogurtes. Aquele tema sempre atual e intelectualmente estimulante sobre o qual todos partilhamos interesse. Sempre demasiado generosa eu. Mas enfim, não precisam de agradecer. É a minha natureza bondosa. ;)

Esta textura sim :D

O kvarg de chocolate branco foi lançado já pós-pandemia, a seguir à gama pro+. Admito que fiquei contente ao saber da novidade: não só por ser um sabor completamente diferente dos outros disponíveis, mas também por significar que a marca vai continuar a lançar sabores na gama antiga. Recentemente confirmaram esta previsão fazendo uma sondagem para escolher o próximo sabor: pêra & baunilha ou mirtilo & baunilha, ambos sem whey. Aguardo ansiosamente qualquer um deles, escusado será dizer :D

...Mas quanto ao de chocolate branco: o preço é o dos antigos, 1.19€ (fora de promoção), e também o perfil nutricional é semelhante ao desses. Não sei se já referi, mas não tem whey adicionada. Já disse que não tem whey adicionada? Porque não tem. *Fogo de Artifício Celebratório*

Encontram nos sítios de sempre: Auchan, Continente,...

Eu já provei e gostei do sabor, mas é bastante leve. Noto de facto um leve cheiro e sabor a chocolate branco, mas não é muito forte. Não sei se diria que o aroma é esse num teste cego. Parece quase o de stracciatella, sem o chocolate - mas também não é exatamente igual. Por mim podia ter um sabor mais forte, mas não desgostei, até porque um iogurte com aquela textura espessa nunca me deixa insatisfeita :P 

O meu preferido da marca continua a ser o de stracciatella, talvez agora seguido por este (praticamente empatado com coco e baunilha).

Agora sim, dou por terminado o já demasiado longo post. Espero que tenham gostado :D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t