Avançar para o conteúdo principal

Produtos #89 - Urban Foods Snacks


Hoje venho falar-vos de mais uma marca adorável à qual me associei recentemente enquanto afiliada: a Urban Foods Snacks (antes Hello Urban Nature - houve uma grande mudança de visual recentemente).

O conceito gira em volta de saquinhos com snacks, cujo objetivo é agradar a todos: crianças e adultos, fãs de doces ou salgados, celíacos, vegans,... Há 10 snacks no total, para cobrir todos os ângulos :)

Todos eles estão disponíveis no site, onde além de encomendar podem consultar os rótulos e outras informações. Desde a quarentena, os portes para Portugal Continental são grátis em qualquer encomenda. Os produtos chegam até 48h após confirmação do pagamento.

Ocasionalmente, há cupões de desconto que podem aproveitar no site, o que me leva ao motivo de ter feito o post: até dia 31 tenho um cupão que vos dá 20% de desconto em todo o site: #AVELÃ (assim mesmo, com o hashtag e o acento).

Podem aproveitar para ficar a conhecer esta família de snacks tão variada e colorida :)

A mensagem que a marca costuma passar é que os snacks são 'naturais e saudáveis'; honestamente, não concordo a 100%. É verdade que os snacks têm, em geral, alguns pontos positivos: têm teores de gordura e açúcar reduzidos, e vêm em saquetas pequenas que promovem um maior controlo da porção consumida. Além disso, há opções que rendem bastante apesar do valor calórico reduzido, especialmente em comparação com aperitivos densos como amendoins salgados ou batatas fritas.

No entanto, não considero que sejam produtos nutritivos, ou um lanche completo como por vezes a marca sugere. Para mim, um lanche completo teria fontes mais interessantes de gordura, bem como um maior teor de proteína, fibra e vitaminas. Vejo os snacks como um docinho ou aperitivo extra na minha alimentação, e não como fonte de micro ou macronutrientes. Hoje, por exemplo, comi um dióspiro e um iogurte proteico ao pequeno-almoço, e juntei um pacote de pipocas de cacau da Urban Foods. Foi um docinho interessante em quantidade moderada que me soube bem, mas sozinho não teria sido para mim uma opção de refeição.

Os snacks têm alguns aditivos (açúcar, um pouco de óleo,...). Mas a questão para mim nem é essa: eu até me alinho com a filosofia da alimentação flexível, e se me seguem nas redes sociais sabem que é frequente comer um chocolatinho ou um gelado. Acredito na moderação, e não na proibição. Só não estou de acordo com a ideia de que estes produtos constituam por si um lanche interessante ou nutritivo.

Disclaimers à parte, vou deixar agora o meu feedback sobre cada um dos snacks, por ordem de preferência. Já provei todos várias vezes, por isso tenho credibilidade :P Deixo também fotos da aparência dos produtos, e dos rótulos.

1º - Peanut Butter Puffs




Este é um dos snacks mais recentes da marca e é simplesmente incrível. Fãs de manteiga de amendoim ou simplesmente amendoins, digo-vos: não há como lhes ser indiferente. São uns puffs (com forma tipo cheetos) estaladiços e salgadinhos, com um sabor a amendoim torrado mesmo viciante. 

São também volumosos: o pacote tem 115kcal e rende bastante. Acho-os bem interessantes enquanto aperitivo salgado :)

2º - Sweet & Spicy Pops




Estas 'pops' são umas pipocas com especiarias doces (canela) e picantes (curcuma/gengibre). Também foram lançadas este ano e quando soube da novidade pensei que não ia ficar fã, porque odeio curcuma e não sou apreciadora de gengibre. Mas surpreenderam pela positiva: o sabor não é nada exótico ou 'estranho', até lembra pipocas de cinema! Só se nota que tem curcuma pela cor amarelinha, de resto não se sente :)

Não são tão crocantes como as pipocas caramelizadas habituais, nota-se que têm menos gordura - e o sabor também não é tão doce, devido ao teor de açúcar reduzido. Mas acho que o balanço de fatores está bem conseguido: são suficientemente doces e estaladiças para serem deliciosas e viciantes, mas não tão excessivas que acabem por ser pesadas a nível de calorias, açúcar e gordura. Um pacote tem 116kcal, e novamente considero a porção bastante generosa.

3º - Cocoa Pops



 

Estas são as irmãs mais velhas das 'sweet & spicy pops' - irmãs porque são igualmente pipocas, e mais velhas porque são um dos snacks sénior da marca, que existe desde o início. Também adoro estas, e sempre que as como pergunto-me como é que a ideia de colocar cacau nas pipocas não é mais popular!

Se são fãs de sabores menos doces e mais intensos, dêem-lhes uma oportunidade. São docinhas, mas a doçura é em parte cortada pelo amargo do cacau; a textura é estaladiça também. Em cada pacote há pipocas com menos cobertura (mais semelhantes às pipocas naturais) e mais cobertura (mais intensas e crocantes). Pode parecer estranho mas acho piada a isto, gosto de ambos os tipos de maneiras diferentes :P

Cada pacote tem 109kcal; a dose também rende bastante. Mais uma vez, o jogo entre sabor/textura e perfil nutricional parece estar num ponto ótimo.

4º - Veggie Puffs




Estes puffs à base de milho e lentilhas lembram ainda mais cheetos e outros aperitivos do género. São leves e estaladiços; à partida o sabor pode parecer um pouco desinteressante, quando se está habituado a aperitivos mais intensos, mas à segunda ou terceira trinca o sabor rico e salgadinho começa a fazer-se sentir, e rapidamente se tornam num autêntico vício.

Com 88kcal por pacote, são um autêntico prodígio a nível do volume; a baixa densidade e o reduzido teor de gordura permitem uma redução drástica do rácio calorias/quantidade.

5º - Quinoa Balls




Não sendo eu a maior fã de quinoa, estava um pouco cética em relação a este snack, mas a verdade é que surpreendeu. É salgado, e o sabor lembra arroz glutinoso bem temperado com alho e cebola - pode parecer estranho, mas é simplesmente viciante! A textura é crocante. Gosto de comer as bolinhas simples, mas também ficam ótimas a dar um toque crocante em saladas, por exemplo :)

Têm apenas 82kcal por pacote, valor bem baixinho. Não rendem tanto como os puffs, mas ainda assim são ótimas.

6º - Banana Chips




Acreditem ou não, estas chips de banana são indistinguíveis de batatas fritas! As fatias de banana são bem fininhas e estaladiças, e sendo temperadas com sal ficam mesmo muito parecidas - dei a várias pessoas para provar e ninguém acreditou que a base era banana e não batata. 

Só não as coloco mais acima no ranking porque, verdade seja dita, o perfil nutricional não difere muito do das batatas fritas. São um produto denso e calórico, que fornece maioritariamente hidratos de carbono e gordura; um saco tem quase 200kcal e não traz grande quantidade. O conceito é engraçado e não deixa de ter a vantagem de vir em porções controladas, mas não diria que são mais interessantes que batatas fritas a nível nutricional.

7º - Granola Balls




Estas bolinhas de granola são, pelo contrário, um bom exemplo: vieram substituir a antiga granola da marca, mas são significativamente menos densas. Por terem ingredientes mais leves, como é o caso da quinoa e arroz tufados, uma dose com o mesmo peso acaba por corresponder a uma porção visual bastante mais generosa do que uma granola genérica - um dos produtos que mais facilmente levam a um consumo calórico excessivo. Uma saqueta tem 146kcal e traz a dose da foto, acho muito razoável.

Os aromas presentes são interessantes: canela, gengibre, noz-moscada, laranja,... Como podem imaginar, são umas bolinhas bem aromáticas. No entanto, na minha opinião precisavam de um pouco de sal; acho que com este ingrediente em falta acabam por ser um pouco deslavadas e não viver à altura do potencial, daí estarem tão abaixo no ranking. A textura é estaladiça, embora não tanto como a das de quinoa.

8º - Caramel Peanuts




Este snack consiste em amendoins caramelizados, cobertos com sementes de sésamo. São bastante bons: crocantes e docinhos, com um sabor agradável a caramelo e sésamo. No entanto, assim como as chips de banana, não apresentam grande vantagem nutricional face a outros aperitivos disponíveis no mercado: são ricos em açúcar e pesados a nível energético, tendo uma embalagem mais de 260kcal. 

9º - Chips de Coco

Não tenho fotos deste snack porque raramente o como - é mais banal, e acho praticamente qualquer outro produto da marca mais diferenciado e interessante. Ainda assim, já provei e posso dizer que as chips são agradáveis: estaladiças, levemente caramelizadas e com um toque de sal. São quase 90% coco e, embora cada pacote tenha umas consideráveis 227kcal, sendo fininhas rendem bastante mais do que chips espessas que já provei de outras marcas (as da Origens Bio vêm-me à cabeça). A textura fina e estaladiça também beneficia as chips, na minha opinião :)

10º - Wasabi Peas




As wasabi peas são ervilhas secas com cobertura de wasabi; o objetivo é copiar os populares amendoins salgados com wasabi. As ervilhas são uma opção com menos gordura e mais proteína, o que resulta numa diferença ainda significativa no perfil nutricional. Uma saqueta tem 208kcal, e apesar de não ser muito volumosa é difícil consumi-la de uma vez só, porque o sabor é bem picante - o que tem um efeito moderador no consumo :P

Honestamente, não sou a maior fã: não gosto de wasabi, e achei o produto demasiado picante (ia tendo um ataque quando provei :P). Acharia interessante ver ervilhas desidratadas com outras coberturas/aromas: alho, pimentão fumado, ervas, tomate e manjericão,... Wasabi não é para mim. Se forem fãs e aguentarem bem o picante, já sabem :)

(links afiliados)

Comentários

  1. Desconhecia a marca!
    Passei para desejar um excelente fim-de-semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Bolo de Spéculoos

  Com quase dois meses de atraso, venho deixar a receita do bolo que fiz para o meu aniversário. Mais pequeno que o habitual, tendo em conta a situação pandémica na altura (nos últimos dois anos não tive muita sorte com o timing do meu dia de anos). Para compensar, fi-lo em modo *overdose de spéculoos*: spéculoos  alegram qualquer situação :D O recheio foi improvisado à última da hora: tinha planeado fazê-lo com natas batidas e creme de spéculoos, mas aqueci o creme para ficar mais fluido e a temperatura fez com que as natas coalhassem. Fiquei sem o único pacote de natas que tinha, mas felizmente sou  exagerada  precavida e tinha meia dúzia de frascos do creme de barrar.  Acabei por desenrascar um recheio misturando-o com o pudim de caramelo da Ehrmann como base, o que de resto prova a minha tese de que há poucas coisas que não se resolvam com um pudim de caramelo da Ehrmann :P Foi tudo pelo melhor, porque ficou delicioso! Deixo a receita para que possam experimentar :)  Bolo de Spécul

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát