Receber novas formas foi a desculpa perfeita para colocar em prática uma ideia que tinha há algum tempo: fazer uma tarte de requeijão, em versão proteica e com teores de açúcar e gordura reduzidos.
Não sou a maior fã de usar whey em bolos de forno, porque os costuma deixar muito secos - mas se algum tem potencial para ficar bom na mesma, são as queijadas. Tinha fé que a sua textura húmida não fosse abalada pela adição de whey, e felizmente foi mesmo isso que se verificou! Deixo a receita para que possam comprovar por vocês que resulta às mil maravilhas :D
Tarte de Requeijão Proteica
Adaptado daqui
Para uma tarte pequena
Ingredientes:
[ 50g de whey (usei e recomendo a de gelado de baunilha da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto no site. Este sabor existe em sacos de 500g e potes de 2kg na gama isolada. Há uma versão concentrada de baunilha cujo sabor é idêntico, disponível em sacos de 750g e potes de 2kg)
[ 20g de amido de milho
[ 50ml de leite magro
[ 200g de requeijão (recomendo usar um de sabor leve; usei o de vaca do Mercadona)
[ 2 ovos
Preparação:
| Colocar a whey e o amido de milho num recipiente e juntar o leite aos poucos, misturando bem para dissolver.
| Juntar o requeijão esfarelado e os ovos e bater bem com um garfo.
| Colocar numa forma de silicone pequena (cerca de 15cm de diâmetro; usei a 'princesa' que recebi da My Tup Love. Em alternativa, podem usar uma forma forrada com papel vegetal, ou untada e enfarinhada).
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 30 minutos, até a tarte estar cozida.
Nota: Penso que dá para perceber pelas fotos que a tarte resultante é bastante pequenina - rendeu 4 fatias. Se quiserem fazer uma tarte de tamanho normal, com perto de 20cm de diâmetro, é melhor fazerem no mínimo o dobro da receita.
A consistência ficou ótima: densa, mas bem húmida e macia, até algo fofa (especialmente nas bordas)! É um pouco mais compacta que as queijadas tradicionais, mas nada massuda nem seca. A humidade e o teor de gordura do requeijão conferem-lhe uma textura maravilhosa, e não deixam que a whey 'emborrache' a tarte, como por vezes acontece (embora isto também dependa muito da whey; acho as da EU particularmente boas).
O contributo da whey fica onde deve: no sabor! Confere-lhe um aroma docinho a baunilha, bem autêntico e apropriado para uma queijada. A tarte fica doce na medida certa, e nada enjoativa. Aconselho que a sirvam bem fresquinha, é simplesmente deliciosa :D
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 181kcal
Proteínas: 17.5g
Hidratos de Carbono: 8.0g
- Dos quais açúcares: 2.8g
Lípidos: 8.7g
- Dos quais hidrogenados: 0g
- Dos quais saturados: 4.3g
Fibra: 0.0g
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia como a das fotos ou 1/4 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________
Já provava!
ResponderEliminarPassei para desejar uma semana feliz!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira