Avançar para o conteúdo principal

Sonhos

Não fazia sonhos desde 2016 - antes disso nunca tinha sequer experimentado este doce natalício, porque não era tradição na minha família. Nesse ano experimentei fazê-los pela primeira vez por curiosidade, e foram um sucesso :)
Entretanto andei entretida com outras sobremesas de Natal. Experimentei fazer coscorões, filhoses, rabanadas poveiras, e uma série de outros doces típicos desta época. Este ano ao pensar no que fazer, ocorreram-me os sonhos; lembrava-me de os ter feito recentemente, mas quando fui conferir a data... Tinha sido há 6 anos :P
Ficou logo decidido que este ia ser um dos doces a marcar presença na mesa deste ano, e desta vez prometi a mim mesma eternizar a receita no blog. Hoje vim cumprir essa promessa :D





Sonhos
Adaptado daqui
Para cerca de 25 sonhos

Ingredientes:
[  125ml de água
[  50g de manteiga
[  1 colher de chá de açúcar
[  1/3 de colher de café de sal 
[  Raspa de 1/2 limão 
[  Raspa de 1/2 laranja
[  75g de farinha
[  2 ovos
[  Açúcar (para a cobertura)
[  Canela em pó (para a cobertura)
[  Óleo (para fritar) 

Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar a água, a manteiga, o açúcar, o sal e as raspas de laranja e limão. 
| Levar a lume médio. Quando a mistura começar a fervilhar, retirar do lume, adicionar a farinha de uma só vez, e incorporá-la com uma colher de pau.
| Devolver a mistura ao fogão e aquecer a lume baixo mexendo continuamente, para que esta perca alguma humidade e fique mais consistente. No final, deve soltar-se do tacho (deve demorar uns 2 minutos).
| Retirar o preparado do tacho para um recipiente médio-grande e deixar arrefecer uns minutos (para evitar que os ovos cozam). 
| Usando uma batedeira elétrica, incorporar os ovos um a um ao preparado anterior, batendo bem entre cada adição.
| Num prato à parte, misturar açúcar com canela.
| Colocar um tacho com óleo (cerca de 3cm de altura) a aquecer no fogão. Podem testar a temperatura mergulhando o cabo de uma colher de pau: se borbulhar, podem começar a fritar.
| Adicionar no óleo pequenas porções de massa (eu usei uma colher de chá mal cheia). Os sonhos ganham bastante ar ao fritar, portanto não coloquem demasiados no tacho de uma vez. Eles vão-se virando por eles, mas se virem que não estão a dourar de forma homogénea, podem dar uma ajuda com uma escumadeira ou colher de pau.
| Quando os sonhos estiverem dourados, retirar para um prato com papel de cozinha para absorver o excesso de óleo. Por fim, passar pela mistura de açúcar e canela.



Ficaram mesmo muito bons! A massa é muito parecida à massa choux (a dos éclairs/profiteroles), e ao fritar ganha imenso ar. Em consequência os sonhos são bem levezinhos, e nada enjoativos! Por isto, e por a massa praticamente não ter açúcar, é um doce bem equilibrado e pouco enjoativo. O sabor principal é o dos citrinos - que dão um toque aromático - e o da imprescindível canela :) 

Comentários

  1. A sua receita de sonhos é igual ou muito parecida a uma que tive em tempos e fiz durante alguns anos. Entretanto, perdi-a e deixei de os fazer. Acho que vou copiar a sua. Obrigada. Ficará para um próximo natal:).

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspecto,….
    Passei para desejar uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  3. Que bom saber! Espero que fique aprovada :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...