Avançar para o conteúdo principal

Chips de Batata-Doce Crocantes (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Glúten, Vegan, Sem Lactose)



A primeira vez que provei batata-doce foi num cozido.
Não gosto muito de cozido e também não gosto muito de batatas em cozido, por isso não foi grande surpresa quando não achei que a batata-doce fosse grande coisa - só me lembro de achar que sabia a castanha e e tinha um gosto ligeiramente doce, apesar de não ser das mais doces (era branca).
Depois voltei a dar outra oportunidade à batata-doce e experimentei em chips e assada no forno, mas as chips ficaram moles e estranhas e assada também não me convenceu, apesar de não desgostar. Desde essa altura já experimentei 3 tipos de batata-doce, nem sempre de forma voluntária: laranja, branca e roxa. A laranja é a minha preferida... Compro no Lidl e é a que acho é a que fica melhor em chips, mas nem toda a gente prefere esta por ser mais doce - eu acho que combina muito bem com as especiarias. A branca é a mais parecida com a normal, mas quando a faço em chips também fica meia alaranjada e é muito boa... e depois há a roxa, com uma história muito divertida e não de todo assustadora por trás dela.
Um dia, na minha ingenuidade de quem só tinha comprado ainda batata-doce cor-de-laranja, comprei uma saca delas no E. Leclerc e guardei-a numa bacia (na minha bacia preferida, a azul :P). Quando finalmente as ia usar, cortei a meio e vi uma batata roxa a segregar uma espécie de líquido branco às pintinhas, algo como isto. Como nunca tinha visto batatas roxas e aquilo era meio estranho assustei-me imenso e comecei a pensar que talvez fosse mandioca, porque não sabia como era por dentro (nunca tinha visto) e a caixa delas estava à beira da de batata-doce no supermercado, por isso podia ter-me enganado. E foi aqui que entrou o sempre útil Google - com as suas imensas notícias sobre gente que morreu envenenada por mandioca mal cozinhada. Podem imaginar que não fiquei com grande vontade de a cozinhar.

Ainda assim, fiz chips com essa batata, depois de me certificar de que não era mandioca - e agora, cerca de um ano depois desta traumatizante experiência de quase-morte, posso dizer que estou viciada em batata-doce.

Em palitos


Às rodelas


Chips de Batata-Doce Crocantes (Paleo, Whole30-Approved, Saudável, Sem Glúten, Vegan, Sem Lactose)
Para 2 pessoas

Ingredientes:
[  1 batata-doce média (150g)
[  Sal grosso (a gosto) (opcional)
[  Orégãos (a gosto) (opcional)
[  Paprika (a gosto) (opcional)
[  Pimentão-doce (a gosto) (opcional)
[  Alho em pó (a gosto) (opcional)
[  Pimenta branca (a gosto) (opcional)
[  1 colher de sopa de azeite

Preparação:
| Previamente, descascar a batata-doce, cortá-la em rodelas ou palitos (não demasiado finos) e demolhá-la durante pelo menos 30 minutos (podem saltar este passo, mas eu acho que ficam melhores e mais crocantes). 
| Temperar a batata-doce com as especiarias (sal, orégãos, paprika, pimentão-doce, alho em pó e pimenta) e juntar também o azeite. Misturar bem.
| Espalhar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Levar a forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 a 60 minutos, mexendo a meio (para expôr o lado que ficou para baixo).
| Opcionalmente, colocar o forno no modo «tostar»/«grill» durante uns 5-10 minutos extra, para ficar mais crocante (caso ainda não esteja).




Já repeti esta receita umas 10 vezes, só para ver se funcionava mesmo ;) Toda a gente gosta e fica com um sabor ao mesmo tempo leve e maravilhoso, com a parte de fora crocante e a parte de dentro mais macia (dependendo do quanto a tostam)... TÃO BOM. É a minha maneira preferida de comer batata-doce, juntamente com as tortilhas de batata-doce maravilhosas que por acaso comi agora mesmo ;) Normalmente parece difícil introduzir na dieta a batata doce por não se estar acostumado (eu nunca comi, tirando numa sopa de bebé que a minha avó faz questão de dizer horrível de cada vez que eu toco em batata doce), e eu já tinha pensado umas 10 vezes que era melhor desistir da ideia de começar a gostar - até surgirem estas 2 coisas brilhantes. Assim juro que não custa nadinha gostar de batata doce.
Eu gosto mais em palitos, mas em rodelas também é bom, mais não seja para variar. Não que seja possível alguém se enjoar disto.
Sugiro que dupliquem, tripliquem ou quadrupliquem a receita. Depois vão-me agradecer.
(Ainda por cima até dói pôr só 1 batata no forno...)
Obviamente que podem usar as especiarias que quiserem, mas eu gosto muito de todas as que usei e do resultado final... Acho que fica mesmo bem :) Sou bastante generosa na paprika e no pimentão doce. Fica incrível! Eu, crítica da fusão precipitada do mais saudável com o melhor, gosto muito mais do que batatas fritas.
Têm um sabor sublime. São perfeitas. FAÇAM. 
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 80g)
Energia: 84kcal
Proteínas: 1.5g
Hidratos de Carbono: 15.5g
-       Dos quais açúcares: 4.9g
Lípidos: 2.0g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0g
Fibra: 2.5g
Sódio: 104mg
     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 80g, 1 dose ou metade da receita). Não se inibam de comer o dobro. Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. tenho de dizer que me lembro do teu episódio com a batata doce roxa eheheh eu nunca encontrei à venda, mas ainda para mais para quem não está à espera deve ser uma coisa mesmo estranha :P e pronto eu também adoro chips de batata doce, ao contrário de ti sempre tive uma óptima relação com a batata doce!! Vou querer saber o que achaste do whole! Já vi que está quase a terminar :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A batata doce faz muito bem e é deliciosa.

    ResponderEliminar
  3. Estou rendida a elas ... adoro batata doce e sim de preferência e mesmo em adoração a batata doce laranja!
    Gosto do contraste do doce da batata com o salgado do sal ... e as aromáticas a complementarem .... é a perfeição!
    Grata pela partilha, adorei! encantada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nhamimimimiii =D Sabes eu não sou fã de batata doce porque tenho um problema com legumes e outros que tais moles. Não consigo, só em sopa =P Mas eu até gosto do sabor da batata doce! A minha mãe as vezes faz frita às rodelas e é bastante bom ;)
    Tenho de experimentar essa versão bem mais light e com ar de ser ainda mais saborosa :D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Nunca me saiu batata doce roxa mas acho que ia ficar, também, muito surpreendida!
    Adoro batata doce, nem sei porque não faço mais vezes e esta forma de pôr no forno é a minha preferida!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de batata doce. Gosto mesmo. Seja com peixe, seja com carne, seja assim como fizeste! A primeira vez que fiz dessa forma foi uma agradável surpresa! Só conseguia pensar como não me lembrei disso mais cedo!

    ResponderEliminar
  7. Eu prefiro a batata doce da casca roxa, e na época dela faço-a de todas as formas. Seja puré, assadas com especiaris, ou assadas inteiras com casca. Até já estou com vontade de comer uma :)

    ResponderEliminar
  8. adoro assim batatas doces :D eu sou mais das dos palitos, eu quero :D


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  9. Que aspeto maravilhoso! Nunca experimentei, mas já estive para fazer várias vezes em palitos. Qualquer dia experimento ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Como conseguiste comer batata doce cozida? confesso que não gosto dela cozida, mas adoro batata doce frita! E estas têm um aspecto delicioso, sem dúvida, a experimentar! :)

    ResponderEliminar
  11. Tenho pena que só andes a fazer coisas que não gosto lol
    Batata doce, não vou muito à bola =P
    Já o namorado anda fã pois ouviu falar das proteínas da dita.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Nunca comi batata doce, sem que fosse em doces....
    Já tinha visto outra receita de chips de batata doce e fiquei com vontade de provar. Tenho de experimentar :)
    Fiquei curiosa é com o que contas sobre a mandioca e os tais supostos envenenamentos.... eu adoro mandioca frita, receita que herdei do meu pai, dos seus tempos em Timor...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era sobre um vendedor de mandioca num país qualquer... Morreram alguns alunos de uma escola :/ tem alguns componentes tóxicos e é inclusive cianogénica (pelo que li na altura). Se não for bem cozinhada pode fazer mal. De resto não há grande problema, até porque é bastante consumida... Mas assustou-me um bocado :P

      Eliminar
  13. "...o sempre útil Google - com as suas imensas notícias sobre gente que morreu envenenada por mandioca mal cozinhada" HAHAHAHAHAHAHA

    Eu adoro mandioca, aliás. Já batata-doce, aprendi a gostar do sabor recentemente. Fazer ela no refogado de frango com outros legumes e molho de tomate, fica bem bom! Consegui aprecisar seu sabor individualmente. Antes disso, só gostava cozidas e amassadas com requeijão! (Delíciaaaaa) Com casca e tudo! Adoro a casca :D A que uso é essa http://www.patricinhaesperta.com.br/wp-content/uploads/2013/07/batata-doce.jpg não sei bem qual nome tem.

    Tenho vontade de experimentar esses chips, mas, mais ainda, essa versão palito que tu fez. Parece muito gostoso! Ah, que falta me faz um forno... </3

    Beijones!

    ResponderEliminar
  14. aqui so encontro batata doce que por dentro é branca e a pele meia aroxeada ... e quando experimentei no forno ficaram moles... a ver se quando for ao lidl encontro essas laranja :p
    é que ter batatas crocantes adoro :p
    bjs
    Carla
    cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t