Avançar para o conteúdo principal

Lanches para Crianças (e adultos!) - Sugestões (Parte I)


Há uns tempos foi-me pedida pelo Facebook do blog ajuda para sugestões de lanches para crianças. Achei a sugestão merecedora de um post e comecei a reunir fotos - claro, isto foi já há uma eternidade (ou 3/4 meses, mais ou menos), mas entre publicações adiadas e coletâneas de ideias não me esqueci. Sendo assim, aqui vão elas!
(Ou metade delas, já que a publicação ficou enorme e teve de ser dividida em duas partes pelo perigo de matar de desidratação alguma alma aventureira decidida a ler tudo de uma vez ...)

Em jeito de introdução... Está lindo, eu sei. ;)
Algumas das sugestões são gerais, outras envolvem receitas. Acho que às vezes também se assume que todas as crianças são umas esquisitas que torcem o nariz a tudo o que não for gomas, quando às vezes se podem surpreender, mesmo no que toca a coisas não doces. Quanto a receitas, havia algumas que tinha sem dúvida de incluir porque são estrelas no que toca a encantar miúdos, previsivelmente ou não!

Crepes de polvilho
Estes têm sem dúvida um lugar no pódio. O meu irmão, assumido pequeno enjoado, viu-me a tirar fotos uma vez, disse 'hmmm, CREPES' e pegou num. Só tinha comido estes, o que me fez pensar que não ia gostar por não serem doces ou, sei lá, farejar a ausência de manteiga, mas ele comeu-o. Todo. Mais outros cinco. Sem nada. Desde aí sempre que faço deixo-lhe vários, e ele até já pediu para levar para o lanche :)

Como comer crepes solitários se pode tornar aborrecido (finjam por momentos que acreditam que sim), deixo algumas das minhas combinações favoritas: 

Queijo fresco, mel e nozes: eu não sou fã de queijo com doce, marmelada outras coisas que não tostas, mas sugeriram-me e gostei muito! Claro, podem comer só com queijo fresco (adoro!), só com mel, com queijo fresco e mel, com mel e nozes, etc. Fica sempre bom!

Nutella saudável: para replicar os famosos crepes com Nutella!

Doce ou compota: fica muito bom e parece um pequeno-almoço francês, o que é sempre positivo. Dou preferência a doces caseiros sem açúcar ou de compra sem açúcar 'naturais'. 

Fruta: sou parcial a banana em rodelas! Com puré de fruta também resulta muito bem - o de maçã fica divinal. Pode ser caseiro ou comprado, há vários cujos únicos ingredientes são fruta e ácido cítrico, o que não é mau. 

Podem ainda juntar frutos secos picados ou sementes a cada uma das opções. Mel com amêndoa palitada fica delicioso!

Iogurte - revelação, eu sei

Toda a gente sabe que se pode comer iogurte (senão avisem que ponho um spoiler alert lá em cima), mas tenho algumas ideias favoritas. É difícil escolher o melhor para crianças, porque ou são azedos ou têm açúcar/adoçante. Acho que a melhor opção é mesmo usar um natural com apenas leite, fermentos lácteos e eventualmente leite em pó. Costumo usar iogurte grego ligeiro ou quark do Lidl e queijo batido/fromage frais, embora no geral os naturais sejam nutricionalmente bons.

Para o fazer comestível a pequenas crias não apreciadoras de sabores assim, sugiro:

Mel: em quase todas as receitas doces uso mel para adoçar. O açúcar está fora de questão e adoçantes prefiro não usar (por várias razões, sendo a 2ª saberem mal); restam-me alternativas requintadas como xarope de seiva de ácer ou açúcar de beterraba, que raramente tenho [~~] e é pouco acessível, incluindo para vocês potenciais executores de receitas. Sendo rico em açúcares também, tem outras propriedades, é 'natural' e o índice glicémico modera-se com outros ingredientes e limitando a quantidade.

Fruut: eu já fiz um post em que mencionei os produtos, mas isto com iogurte fica MESMO bom. Tenho comprado de vez em quando para esse efeito - adoro sempre. Além de já ser doce, por ser fruta, claro. 

Fruta: banana em rodelas, maçã, manga, pêra, maracujá - qualquer uma fica boa e corta a acidez. Já fiz com puré de manga misturado e maracujá por cima e ficou delicioso! 

Fruta (congelada e triturada): outra maneira excelente de tornar doce o iogurte é triturar fruta com ele. Além de ficar com cores muito apelativas fica com um sabor leve e (obviamente) frutado muito agradável. Gosto especialmente de o fazer com banana ou morango congelados. 

Mousse de manga
Esta é uma receita muito particular que não será tão diversificada, mas não podia deixar de figurar aqui porque, além de ter uma cor vibrante atrativa, também é muito susceptível de ser um sucesso. Não tem açúcar nem adoçantes adicionados, e tem alguma proteína (vinda de iogurte e gelatina) para equilibrar o lanche (que à português raramente tem muito mais do que hidratos de carbono). Quando faço é devorada em três tempos e tenho sorte se reservo um potinho para mim. É altamente gostável e simples de fazer, até adequada a mini chefs! :D

E por aqui se fica a primeira parte. Esperem a segunda para mais sugestões - brevemente, porque já sei que estarão ansiosos à espera de saber se o Jon Snow está vivo se o Glenn se escondeu debaixo do contentor que opções de lanches eu irei publicar... ;)

Comentários

  1. Adorei estas sugestões,...deliciosas,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  2. Olá avelã, em primeiro lugar, essas mãozinhas e pés parecem-me ser de tamanho mini... Diz lá, quem foi a tua cobaia para as fotos??? :-) Ora aqui estão umas sugestões muito boas para miúdos e graúdos. A do iogurte com maracujá ou outra fruta qualquer é top para mim que eu também consumo normalmente. Os crepes estão tãaao lindos, por mim aceito qualquer recheio, escolhe por mim e envia-me um :-) Fico à espera das próximas sugestões saudáveis. Um post muito bem estruturado avelã. Beijinhos*** Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  3. O perigo de um lanche destes para crianças é os pais comerem tudo e deixarem os filhos a ver navios! he he he
    E já agora, claro que o Jon Snow está vivo, tem que estar! ;)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Esses crepes vão sair cá por casa neste fim de semana para gastar um restinho de nutela! Amanhã vou publicar uma versão um pouco menos calóricas daquelas filhoses de forno! Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei as sugestões! 😊
    Quando lancho com a minha sobrinha fazemos uma espécie de cheesecake saudável para o lanche (base de bolacha Maria triturada, camada de iogurte, camada de fruta e por cima mais um pouco de bolacha), fica tão bom. E é importante fazer lanches divertidos, não sei se faço me entender.
    Beijinhos 😘
    achamarrita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Os teus posts para além de interessantes são sempre pura diversão. Dei por mim a rir :D
    Adorei as tuas sugestões e fico a aguar pela segunda parte.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Acho bem o título do teu post ter "(E adultos)" pois não é apenas para os mais novinhos, eu cá também comia isto na boa. Beijo.

    ResponderEliminar
  8. Adorei as sugestões! Essa mousse de manga abriu-me o apetite! :)

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  9. Adorei as sugestões! Tanto para os mais pequenos, como para os (bem) graúdos ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Não me sinto minimamente desidrata e continuaria a ler as tuas sugestões muito tentadoras. Essas combinações envolvendo frutos são irresistíveis não só para miúdos mas, princialmente, para graúdos!
    Fico aguardando a continuação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Belas dicaaas :D Principalmente esses crepes com nutella saudavel, nhamiii =D

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  12. Não deixam de ser boas dicas.
    Às vezes complicamos muito e temos várias soluções logo à mão =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. Olá querida, tudo bem? Gostei das receitas de Iogurte e Mousse (amo manga)...
    Aproveito para desejar Feliz 2016, sei que encontrarei receitas deliciosas aqui!
    Beijo,
    Vandira

    ResponderEliminar
  14. Olá! As suas Fotos são de deixar água na boca. Sempre!
    No entanto, eu não consegui ter acesso à receita da mousse de manga nem dos crepes. Onde poderei encontrar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá (e obrigada pelo elogio) :D
      A receita da mousse de manga: http://cremedeavelas.blogspot.pt/2015/02/mousse-de-manga-saudavel-sem-acucar.html
      A receita dos crepes: http://cremedeavelas.blogspot.pt/2015/09/crepioca-crepe-de-polvilho-doce-sem.html
      Boa noite :)

      Eliminar
  15. Adorei as sugestões!!
    http://avidadenessy.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t