Avançar para o conteúdo principal

Papas de Aveia de Banana e Chocolate (no Microondas) (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Vegan)


Não vejo muitos filmes dramáticos (nem muitos filmes de todo). Parte das séries que vejo são pouco sérias, e as que o são nem sempre tornam os momentos mais tristes (que normalmente correspondem a mortes) emblemáticos.
Assim sendo, não sou a maior conhecedora de momentos provocadores de choro, tristeza ou uma vontade imensa de esmurrar alguém alguma coisa, mas já tive a minha quota parte - como é o caso das memoráveis mortes *alerta de spoilers: TWD, Death Note, Prison Break* do Hershel do TWD, da Andrea do mesmo programa apenas se choro de simultâneos alívio e irritação estiver incluído, do L do Death Note e do Michael do Prison Break, entre outras *fim de spoilers*. Há ainda o final do HIMYM, que, admito, me fez largar umas lágrimas de tão mau.
Com estas memoráveis cenas em consideração e frescas na memória, posso dizer sem réstia de dúvidas que nenhuma delas é capaz de sequer rivalizar (pronto, talvez a primeira das anteriores) com... A cassete (aaaah, cassetes. Quem é que ainda se lembra delas?) número oito da Heidi.
Quando era pequena adorava este programa. Vi todos os episódios várias vezes, e apesar de não gostar de queijo derretido experimentei-o mais vezes do que as de que me orgulho devido ao avô capaz-de-fazer-pão-com-queijo-com-ridículo-bom-aspeto da Heidi. Quando recebi o episódio fiquei contente, na minha inocência pré episódio 8 da Heidi. Depois vi-o, e finalmente, como se fosse uma frágil torre de cartas enfrentando sozinha as intempéries da realidade, a minha infância desmoronou-se à minha frente. 
Talvez esteja a exagerar (afinal de contas mal me lembro do episódio - quem sabe se as memórias foram reprimidas por constituírem um trauma demasiado forte), mas lembro-me perfeitamente de chorar imenso e de achar aquele episódio ser a coisa mais triste de sempre...
...Até um recente domingo frio e chuvoso. Em tal dia decidi, inocentemente, ver Fullmetal Alchemist - Brotherhood. Episódio 4, o episódio da quimera, nome que me marcará para o resto da vida. 
Quando terminou eu só queria enfiar-me num buraco escuro e definhar, não sem antes gritar 'porquêêê?!' ao mundo aos criadores do anime. Como é óbvio, não o fiz - fui antes para a cozinha experimentar estas papas. Escuras como o episódio... Mas com o bónus de serem deliciosas.




Papas de Aveia de Banana e Chocolate (no Microondas) (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Vegan)
Adaptado daqui
Para 1 dose individual (tigela da foto)

Ingredientes:
[  30g de aveia em flocos (certificada sem glúten para a versao sem glúten)
[  1 banana (100g)
[  120 + 100ml de leite (vegetal para as versões sem lactose e vegan)
[  1 colher de sopa de cacau em pó (a maior parte será apto para vegans, mas é melhor verificarem os ingredientes se for o vosso caso)

Preparação:
| Levar ao microondas a aveia, a banana em pedaços e 120ml de leite durante 2 minutos.
| Esmagar a banana, juntar os restantes 100ml de leite (pode ser a olho, conforme prefiram as papas mais espessas ou mais líquidas) e o cacau e envolver bem.
| Acabar de cozer no microondas durante cerca de 2 minutos.



Ficam umas papas muito reconfortantes, para quem gosta de aveia simples mas também para quem prefere que haja outros sabores por não estar habituado ao sabor neutro de papas não adoçadas. A consistência é cremosa, e a banana incorporada nos flocos dá um gosto agradável e faz um creme interfloco mesmo bom, além de se formar uma película superficial a la papas de cacau que é mesmo fabulosa. Prepara-se rápido, o que as faz óptimos para pequenos-almoços ou lanches em dias frios (ao contrário do de hoje, em que o sol aparentemente estava com vontade de me queimar viva enquanto corria) e sem tempo. A fruta ajuda imenso a que as papas de aveia não fiquem secas como acontece frequentemente quando são feitas no microondas.
Quando publiquei no facebook e instagram várias pessoas me pediram a receita e posteriormente enviaram mensagens a dizer que fizeram logo e adoraram e/ou foram as melhores papas de sempre e/ou me deviam a vida*, portanto já sabem!

*Ok, talvez não que foram as melhores papas de sempre ;)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 malga)
Energia: 288kcal
Proteínas: 13.4g
Hidratos de Carbono: 43.8g
-       Dos quais açúcares: 12.5g
Lípidos: 7.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.5g
Fibra: 7.6g
Sódio: 26mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 300g, 1 malga ou a totalidade da receita), sendo o leite considerado o de sopa da Alpro. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Hum adoro mingau de aveia, sempre faço a noite com leite e mel. Mas essa versão com banana e cacau deve ficar maravilhosa e feito no microondas é muito prático, vou fazer hoje!! obrigada pela dica bjss

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de papas de aveia e esta receita é bem prática. Aquele quadradinho de chocolate é a "cereja" no topo do bolo ;)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Ontem vi uma receita praticamente igual e já me ficaram debaixo de olho para quando tiver bananas. Adoro papas de aveia portanto vou gostar de certeza! Ontem fiz a tua pizza com base de polvilho, ficou aprovadíssima, até os miudos comeram! Publiquei no blog uma receita de filhoses de forno numa versão menos calórica, passa por lá para ver o que achas da minha adaptação! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaram :D
      A receita é promissora, assim que puder passo por lá :)

      Eliminar
  4. Nada como uma comida reconfortante para recuperar dos traumas da vida! :D
    Essas papas ficaram mesmo com bom aspecto, até fiquei com vontade de experimentar, mesmo não sendo grande fã de bananas na comida.
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Eu adoro papas de aveia! São o meu pequeno-almoço favorito. A minha mãe até chama-me ''viciada'' xD
    Estas aqui parecem deliciosas <3 tenho que experimentar. Ás vezes costumo juntar um pouco de nesquick nos flocos e no leite para ter um sabor ''menos deslavado''. Ao invés da banana esmagada, junto banana as rodelas. E aquela película superficial que se forma, ai jesus! :D
    Beijinhos ***
    achamarrita.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Adoro papas de aveia e o namorado também =)
    Ando há que tempos para ver se lhes ponho ou banana ou algo do género... Mas essa do chocolate ai ai =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Adoro aveia e ponho todos os dias no meu kefir matinal.
    Mas não sei porquê tenho a sensação que em papas me enjoaria! Tenho de experimentar, se toda a gente diz bem, eu com certeza também gostarei :-)
    Beijinho e bons filmes, mas menos dramáticos! Não queremos ninguém a definhar em buracos escuros ;-)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  8. Tem bom aspecto,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  9. Cada vez estou mais fã da aveia.
    As sua papas estão cá a dar uma vontade de provar. Que bom aspecto. Humm...
    Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  10. Sou-te muito sincera, papas é coisa que me faz confusão; seja do que for, mas também nunca experimentei as de aveia!!


    beijnho,

    Marlene,
    McTBeauty: http://mctbeauty.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. ahahahah avelã, os teus textos fazem-me sempre rir :-) Com que então ficaste traumatizada com a Heidi? :-) Eu adorava a Heidi. Aliás ainda tenho cassetes vhs aos pontapés lá em casa e apesar de não ter aparelho de vídeo elas lá continuam à espera (não sei do quê...). Eu ao contrário de ti sou viciada em filmes e séries de todo o tipo, vícios! Ora o que também são viciantes são essas fotos das papas de aveia com esse quadradinho de chocolate no meio, oh senhor, que imagens difíceis de sair da cabeça de tão saborosas que parecem ser... Não sei se são as melhores papas de aveia do mundo ou não, mas vou experimentar de certeza, até porque já não faço papas de aveia à algum tempo... Beijinhos*** Uma boa semana para ti!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já experimentei :-) Adorei!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! São umas papas maravilhosas e que me fizeram voltar a este género de papas, que já à algum tempo que não as fazia... Como é que foi possível deixar de fazê-las?! É certo que o sabor a cacau ajuda a conquistar o palato, são mesmo boas avelã. Estão aprovadíssimas. Beijinhos e boa semana***

      Eliminar
    2. Eu já vi a publicação, mas depois vou lá ler com mais calma, não tenho tido muito tempo :) De qualquer maneira, deu para ver que ficaram com bom aspeto! E fico feliz por teres utilizado a ideia do quadrado de chocolate, que resulta mesmo bem nas papas :D
      Ainda bem que gostaste :) Beijinhos :D

      Eliminar
  12. LOlol, adorei! A minha blogger companheira de animes :D
    Ah e essas papas parecem-me óptimas para afogar as mágoas sem culpa :)
    beijinhos
    sara

    ResponderEliminar
  13. Avelã, sinto-me jurássica. Não sei do que falas quando falas dessas séries, embora veja séries. Porém, sendo más, recuso-me e , mais que isso, apago-as da memória. Da Heidi, dessa conservo uns resquícios de lembrança.
    As papas definitivamente não são a minha praia, mas acredito que essas para quem aprecie o género sejam deliciosas.
    Quem me mandou comentar?
    Nem séries, nem papas ...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Avelãs estas papas com cacau e banana disfarçam bem o sabor da aveia? É que eu não gosto muito de aveia e muito menos de papas simples... Mas queria imenso incluir este alimento na minha alimentação uma vez que estou a tentar mudar os meus hábitos alimentares para serem mais saudáveis.
    Muito obrigada desde já e adoro o teu blogue! Inúmeras receitas que estou ansiosa para experimentar porque parecem simplesmente deliciosas e bastante saudáveis 😊😊

    ResponderEliminar
  15. Avelãs estas papas com cacau e banana disfarçam bem o sabor da aveia? É que eu não gosto muito de aveia e muito menos de papas simples... Mas queria imenso incluir este alimento na minha alimentação uma vez que estou a tentar mudar os meus hábitos alimentares para serem mais saudáveis.
    Muito obrigada desde já e adoro o teu blogue! Inúmeras receitas que estou ansiosa para experimentar porque parecem simplesmente deliciosas e bastante saudáveis 😊😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Acho que entendi o que queres dizer com 'o sabor da aveia', que é bastante particular. Por acaso acho que fica bem disfarçado, uma vez que os sabores do cacau e da banana são bastante fortes! Não diria que sabe de todo a aveia, embora seja difícil avaliar do ponto de vista de alguém para quem seja repugnante o gosto parece-me seguro :) Mas se não gostas de aveia há muitos alimentos que a podem substituir, não é propriamente indispensável numa alimentação saudável (pelo menos na minha opinião)! Há outros cereais, até em flocos, como espelta, cevada, trigo sarraceno e etc. por onde escolher. Ou, se o problema for de todas as papas, outros hidratos de carbono :)
      Obrigada pelo elogio ao blog! Se experimentares alguma receita espero que gostes :D

      Eliminar
  16. Avelãs estas papas disfarçam o sabor da aveia? 😊

    ResponderEliminar
  17. Bom dia, Avelã!
    Eu aprecio o sabor neutro, na verdade gosto muito. Mas esse chocolatinho boiando aí no centro encheu a boca de água. E banana é sempre ótima pedida...

    Abração.

    ResponderEliminar
  18. Ficaram com óptimo aspecto!
    Adoro a banana, deve ficar tão boa nas papas!
    No microondas é fe facto muito prático e assim com a fruta não ficando muito seco é uma ideia a experimentar :)
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Ai esse quadradinho de chocolate......... :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. De todo papas é algo que não me agrada, não mesmo. Talvez a minha avó gostasse, ela gosta muito de papas. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  21. Ou talvez sejam as melhores papas de sempre :)
    Eu acho que vou experimentar e ainda junto uma colherzinha de manteiga de amendoim caseira (assim só na gula!).
    Eu devoro filmes e séries, e a minha primeira coleção de cassetes era com os episódios da Ana dos cabelos ruivos, adorava!! Ainda hoje choro em filmes, lembro-me que o primeiro foi o Eduardo mãos de tesoura, que revi há pouco tempo e voltei a emocionar-me :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  22. Esse pedacinho de chocolate em cima das papas está a chamar por mim :) estão com aspecto mesmo cremoso, que delícia!
    Beijinhos e bom-fim-de-semana
    Ana Costa || www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  23. Ahahaha realmente as séries são tramadas! Adorei a frase final :D
    As papas têm tããããããão bom aspecto! Banana e chocolate é sempre uma combinação divinal :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  24. Experimentei esta receita hoje (só agora?! pois, eu sei!!!) e ficaram deliciosas :) E foi a primeira vez que fiz papas de aveia no microondas, estava com algum receio que "explodisse" eh eh eh mas não, correu tudo bem!!! Agora, vou continuar a por em prática as tuas maravilhosas sugestões, obrigada e Parabéns pelo teu blog, (está nos meus favoritos há muito tempo)!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As papas de aveia no microondas têm essa interessante particularidade de de vez em quando explodirem... São um bom pequeno-almoço, assim uma pessoa tem de estar atenta logo de manhã e acorda :P Ou não acorda e acaba a limpar o microondas com papas por todo o lado. Não que me tenha acontecido... :P
      Ainda bem que gostaste das papas! Fico contente por gostares do blog também :D
      Beijinhos :)

      Eliminar
  25. Com muita pena minha não ficaram boas :( ... Não sei se foi por utilizar farinha de alfarroba em vez de cacau em pó... Achei enjoativas :'(
    Vera Rocha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A farinha de alfarroba é bastante mais forte do que o cacau, mas também é possível que simplesmente não goste do sabor... Penso que há muita gente a não gostar de banana aquecida, se for o caso talvez esta receita não seja para si!

      Tenho pena, porque é uma receita no geral com opiniões muito positivas :/

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t