Avançar para o conteúdo principal

Pizza (Saudável, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada)

Acho que uma infância decente tem de incluir, para além dos óbvios jogos de game boy pixelados, tentativas de voar e programas como Digimon (por alguma razão o Pokemon nunca me cativou), Oliver & Benji e Doraemon, brincadeiras com as mesinhas brancas de plástico que vêm com as  pizzas encomendadas.
Tudo o que está associado às mesinhas de plástico das pizzas encomendadas tem uma conotação positiva - a descoberta do número de mesinhas na caixa e o forte aflorar de emoções quando este era superior ao normal (equiparável ao de quando veio um gelado extra num pacotinho de gelados mini, um dos maiores acontecimentos da minha vida, ainda que equilibrado pelo universo no dia em que comi um pacote de bolachas de água e sal que tinha apenas 4 bolachas), a sua metódica limpeza com um guardanapo e posterior utilização enquanto suporte de mini-bules de chá até chegar a próxima novidade e a atenção passar para ela... Toda uma era.
Sendo clara a minha adoração por estes mini-objetos, será óbvio que quando (mais tarde do que me orgulho) descobri que serviam para as pizzas não serem amassadas na caixa o meu coração ficou destroçado. Parecia que os pensadores por trás do sistema estavam a brincar com as emoções dos clientes - colocar na pizza mesinhas brancas que serviriam claramente para a decorar (quem é que não gosta de decorar comida com mini mesas de plástico?!) e depois reduzi-las ao seu propósito de não permitir que a pizza fique esmagada... Claramente insensível.
Se também têm estas divergências com as pizzas encomendadas, façam antes esta - simples, rápida e ainda por cima saudável!





Pizza (Saudável, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada)
Adaptado daqui
Para 1 pizza individual pequena

Ingredientes:
[  1 ovo
[  2 colheres de sopa (20g) de polvilho (doce ou azedo) 
[  1 pitada de sal
[  1/2 de colher de chá de fermento
[  1 colher de sopa de molho de tomate (ou a gosto)
[  20g de queijo mozzarella (ou outro) ralado (ou a gosto)
[  Orégãos a gosto (opcional)

Preparação:
| Num recipiente, colocar o ovo, o polvilho, o sal e o fermento, batendo bem.
| Colocar a mistura numa frigideira anti-aderente com cerca de 15cm de diâmetro (ou maior se preferirem a base fina e crocante) já quente e deixar cozinhar em lume baixo. Deixar tostar a parte de baixo, virar com uma espátula e esperar que toste do outro lado. 
| Retirar para um tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (ou para uma rede de forno). 
| Espalhar o molho de tomate na superfície, adicionar o queijo e polvilhar tudo com orégãos.
| Levar a pizza ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 10 minutos (ou até o queijo derreter).

Uma mini fatia :)


Como é óbvio, os ingredientes do recheio (molho de tomate, queijo e orégãos) podem ser alterados. As possibilidades são imensas - cebola, pimentos, atum, frango... É só escolher os preferidos.
A pizza resultante não é propriamente grande, julgo que tem o tamanho perfeito para uma dose individual com algum acompanhamento (eu comi com sopa).
Fica muito boa, além de simples e sem esquisitices - mais rápido do que a própria, comum e plebeia (:P) pizza normal (que tem de levedar e tal). Tem o sabor próprio da pizza, com a base crocante e muito boa, mais ao estilo da pizza italiana estaladiça.
Apesar de ser alterável, a parte do molho de tomate, queijo e orégãos, conjugada com a base deliciosa e o seu sabor agradável mas leve resulta na perfeição. Convence qualquer fanático por pizza, parece-me. Uma óptima e prática alternativa para quando vos apetecer uma pizza sem a overdose de gordura e farinha refinada! Guarda o melhor que essas tem, subtraindo os longos períodos de espera por que o fermento faça efeito ou, eventualmente, os 2 litros de óleo que ingerem se for da Telepizza. Não que os 2 tipos não possam conviver na vida de uma pessoa, claro!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 pizza individual)
Energia: 198kcal
Proteínas: 11.5g
Hidratos de Carbono: 20.8g
-       Dos quais açúcares: 1.7g
Lípidos: 8.0g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 3.5g
Fibra: 0g
Sódio: 343mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 100g, 1 pizza individual ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Só agora percebi para que serviam as mesinhas brancas na pizza! Até hoje já me havia questionado muitas vezes e não tinha chegado a nenhuma conclusao! Pensei que poderia ser para marcar as fatias! Bem, estava muito longe da resposta! A verdade é que também nunca me dei ao trabalho de pesquisar para que serviam! Obrigada por me teres elucidado! Sinto-me um nadinha mais culta! Não que isso me valorize mas gostei de saber! Quanto à pizza só posso dizer que adorei e vou já experimentar esta semana! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Avelã: esta é mais uma excelente sugestão que levo daqui.Gostei imenso e é uma maneira rápida e pouco calórica de se obter uma refeição em pouco tempo.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Que giro, tenho as mesmas recordações de infância que tu. E claro que o que vem nas caixas das pizzas são mesinhas para as bonecas, é até uma heresia dizer o contrário. :p
    Adorei esta sugestão de pizza, tenho que comprar o polvilho que não consta na minha despensa e experimentar. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Da pizza só posso dizer que deve ser óptima. Quanto às tais mesinhas, nem sabia que existiam ... acreditas que nunca encomendei uma pizza?
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  5. Sempre temos mesmo essas recordações e como somos criativos quando crianças!! Mas essa receita é ótima uma novidade para mim. bjss

    ResponderEliminar
  6. Vou comprar o polvilho para experimentar!
    Fiquei com muita vontade de experimentar :-P
    Bjs
    Carla
    Cromas da Cozinha

    ResponderEliminar
  7. Ai adoro pizza!!! E claro, muito melhor assim do que encomendado :) Estou curiosa com o pilvilho azedo na pizza!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  8. Só tu para me fazeres viajar no tempo :)
    Excelente sugestão Avelã!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Adorei a sugestão. Tal como a Inês disse, tenho também de comprar o polvilho para fazer, pois não costumo comprar. Gostei bastante. Parabéns!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  10. Tão simples! As boas ideias são assim, muito simples. :-)

    ResponderEliminar
  11. Olá Avelã!
    Estou hipnotizada por essa pizza maravilhosa!! Com toda certeza vou fazer por aqui (e o mais breve possível, pode ter certeza!).
    Beijos e linda semana pra ti! =)
    www.deliciasdavodeo.com.br

    ResponderEliminar
  12. Fiquei com água na boca! xD Tem mesmo um aspecto maravilhoso!

    MORNING DREAMS

    Sofia Silva, Beijos*

    ResponderEliminar
  13. Avelã, não sou expert em pizza ( nem em nada), talvez por não ser apreciadora. Nem sei do que falas quando falas em mimi mesas brancas - no fim entendi! Do que eu gosto mesmo é desse teu jeito meio cómico, meio sarcástico de escrever, só possível para quem, além de escrever bem, é atenta observadora do comportamento humano! Muito bom, mesmo! (A tua formação, se posso perguntar, é na área das humanidades?)
    beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Por acaso não, sempre fui algo virada para as ciências, embora ache que as humanidades têm também o seu encanto :)

      Eliminar
  14. Eu faço muitas vezes essa receita cá em casa por habito ao pequeno almoço já fazia a crepioca:)

    E depois experimentei assim em pizza e é deliciosa! Junto só um pouco de água para deixar a massa mais altinha adoro.

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  15. Adorei!!! Simples e bom ^_^
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Bom dia, Avelã!
    Um feliz e abençoado ano pra vc e os seus!
    Sua pizza deu água na boca e parece muito gostosa. Quanto às mesinhas... viajei agora rsrs. Mas a maioria das pizzarias por aqui não a utilizam mais... Não sei se ainda tem alguma que usa.
    Abraços esmagadores e lindo dia.

    ResponderEliminar
  17. Como eu adoro pizza, a serio gosto mesmo muito, mas sou muito esquesita e só como pizas simples que têm queijo e fiambre, nada mais. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Qu'é do meu comentário?
    Deixei-o logo que este post foi publicado.
    Espreita o SPAM.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa, tenho a moderação de comentários ativada e costumo 'aprisionar' os comentários a que preciso de responder, para não me esquecer :P

      Eliminar
  19. Olá Avelã!
    Adoro as pizzas tradicionais... mas, esta sugestão vou anotar devido à ausência de factores inconvenientes. Gostei do aspecto crocante.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Adoro pizzas caseiras e o namorado uma vez fez umas... Deliciosas! Mas eram gordas que se fartavam! Massa de brioche, estás a imaginar não? =P

    Mas como disse, adoro! Pena às vezes algum trabalho que dão. Já aquelas bases congeladas, comem-se mas nada têm a haver.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Boa noite.desde já dou os parabéns pela pizza experimentei hoje a fazer uma e ficou muito boa mesmo :)

    ResponderEliminar
  22. Boa noite.desde já dou os meus parabéns pela receita da pizza.experimentei hoje e ficou óptima. Obrigada pela receita :)

    ResponderEliminar
  23. Boa noite.desde já dou os parabéns pela pizza experimentei hoje a fazer uma e ficou muito boa mesmo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também fiz ontem, por acaso. Que bom ter gostado :D
      Obrigada pelo feedback!

      Eliminar
  24. Acabei de me deliciar com está maravilha. Que coisa saborosa. O meu pequeno é doido por pizzas e esta veio mesmo a calhar, assim, sempre que pedir uma pizza leva uma saudável.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem não é doido por pizza? :D Fico feliz por ter sido um sucesso!

      Eliminar
  25. boa tarde :) qual aconselha polvilho doce ou azedo? nem conhecia essa "farinha"
    obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que já o fiz no facebook, mas vou responder aqui também para o caso de alguém ter a mesma dúvida ;)
      Os polvilhos são muito semelhantes, e tendo eu já experimentando a receita com ambos posso dizer que o tipo utilizado não faz diferença praticamente nenhuma :)

      Eliminar
  26. Dá para ir ao forno sem a massa ir a frigideira?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não, a massa é demasiado líquida! É mesmo preciso cozinhar na frigideira primeiro :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t