Avançar para o conteúdo principal

Produtos #9 - Quest Bars (Barrinhas Proteicas)

Com a popularidade destas barrinhas imagino que já se tenham, em alguma altura, cruzado com o nome delas. Pessoalmente, provei-as depois de me cansar de ver fotos com as suas embalagens adoráveis nas redes sociais, que provocaram então a minha estreia em compras em lojas de suplementos online. Na altura fui ler este post da 'Gi' e este post da Carolina do 'Fome Foco Força e Fé', que recomendo por me terem esclarecido bastante!



A fama das barrinhas deve-se em grande parte ao quão 'limpas' são - têm muita fibra e proteína e poucos net carbs, tudo isto associado a uma lista de ingredientes bastante melhor do que a da maioria dos produtos ricos em proteína. Outras particularidades são a versatilidade (podem ser aquecidas no forno ou microondas, por exemplo, de modo a ficarem mais moles e quase derretidas, o que não costuma acontecer com outras barras) e a enorme panóplia de sabores disponíveis (entre os mais famosos estão cookies & cream (bolacha e nata) e chocolate chip cookie dough (massa de bolacha com pepitas de chocolate), mas há muitos mais - por volta de vinte no total).


Onde Comprar, Preço, Ingredientes e Informação Nutricional

Em Portugal não conheço nenhuma loja física que venda estas barrinhas (EDIT: soube através de um comentário no IG que existe uma loja em Almada, a My Whey Store, que também vende online), mas há lojas online que o fazem com portes acessíveis (frequentemente grátis). A primeira vez que encomendei as barrinhas fi-lo na Nutritienda, mas ultimamente faço as encomendas sempre na Prozis devido à maior variedade de produtos e aos maiores descontos (mais sobre a Prozis aqui). Mesmo não considerando promoções, as barras são um pouco mais baratas na Prozis, sendo que podem consultar os preços aí praticados carregando nas imagens interativas, bem como os ingredientes, os sabores existentes e a informação nutricional de cada um deles.

Na Nutritienda as barrinhas ficam por 2.39€ cada uma, um preço cerca de 10 cêntimos superior àquele que é o preço 'normal' da Prozis - de momento a diferença é ainda maior, uma vez que as barrinhas estão com 25% de desconto direto neste último site (aproveitem, raramente se encontram a este preço). Podem reparar que na lista de produtos acima as barras parecem estar repetidas na versão individual e na versão 'pack', mas os links associados são diferentes e diferentes sabores estão disponíveis em cada um deles (até os preços diferem ligeiramente). Penso que tem a ver com a data de validade dos lotes.

A Prozis costuma também ser mais rápida a disponibilizar os novos sabores - o de s'mores, por exemplo, demorou bem mais tempo a chegar à Nutritienda. Isto é especialmente importante agora, tendo sido anunciados novos sabores que soam mesmo bem: oatmeal chocolate chip (aveia e pepitas de chocolate), blueberry muffin (queque de mirtilo) e rocky road (uma espécie de gelado de chocolate, marshmallows e frutos secos). Ainda estão a ser disponibilizados nos EUA, pelo que há a possibilidade de demorarem, mas quanto mais cedo melhor. Até porque as barras de S'mores valeram bem a pena a espera... E reparem - eu sei, porque comprei uma embalagem de 12.


Deixo a transcrição da lista de ingredientes das barras com sabor a Brownie de Chocolate:

Mistura proteica (proteína do soro de leite isolada, proteína isolada do leite), isomalto-oligossacarídeos (tapioca), amêndoas, cacau, água, aromas naturais, sal marinho, edulcorantes (sucralose)

Como podem reparar, é bastante aceitável. As barras mais antigas e mais 'elementares' (sem pedaços de chocolate e etc.) têm uma melhor lista de ingredientes, já que têm vindo a ser incluídos novos aditivos nas barras mais recentes (na de s'mores, por exemplo). Estas continuam a ser melhores nutricionalmente do que a média, mas começam a ter aditivos desnecessários.  Houve também uma recente alteração da fórmula de todas as barras, tendo sido os isomalto-oligossacarídeos substituídos por fibra de milho solúvel. A lista de ingredientes acima é a antiga, já que por enquanto barras com a antiga fórmula ainda são vendidas nas lojas online de que falei (estando as 'novas' também disponíveis).

A informação nutricional é, como disse antes, ótima: cada barrinha ronda as 200kcal e tem por volta de 20g de proteína, apenas 1g de açúcar e 2 a 7g de net carbs (a quantidade de net carbs que existe num alimento é determinada fazendo a diferença entre o total de hidratos de carbono e o total de fibra existente nesse alimento; estes são os hidratos de carbono capazes de afetar os níveis de açúcar no sangue, também conhecidos por 'hidratos de carbono líquidos').



Sabor e Textura

Como é óbvio, o sabor das barras Quest varia consoante o sabor, mas mantém-se semelhante em essência: agradável, não muito doce no geral (embora haja barrinhas mais doces do que outras) e sem aquele aftertaste desagradável que algumas barrinhas feitas com whey deixam. Quando provei a primeira, de bolacha e nata, associei o sabor à parte de bolacha dos gelados tipo 'sanduíche' - podem depreender da minha experiência associativa que o sabor é bastante bom. :P
Já experimentei todos os sabores (devida exceção feita ao de chocolate e menta, porque odeio a combinação) mas como este post já vai longo deixo o meu ranking de sabores para outro. Só para quebrar o texto e separar as duas qualidades imiscíveis que constituem o sabor e a textura, uma fotografia nada aleatória:



E agora sim, podemos prosseguir para a textura. Acho que este ponto é bastante importante por poder facilmente tornar uma barra enjoativa. Há muitas barrinhas proteicas demasiado moles ou demasiado duras, e por muito bom que seja o sabor dela ninguém quer comer uma barra com textura de cartão ou esferovite. Acho que neste ponto as Quest batem a maior parte das barras da concorrência: a textura é suave e chewy, parecendo quase um fudge mais consistente. Isto consegue tornar os sabores ainda mais agradáveis!

Usos

Eu sei, eu sei, 'usos' é um tópico um pouco estranho para avaliar barras que, afinal de contas, são barras - não há grande necessidade de incluir uma lista de instruções, toda a gente sabe como abrir o pacote e comê-las, embora pouca gente o faça da maneira correta: junto de uma taça de gelado de banana. ;)


No entanto, como disse acima, estas barras têm a caraterística incomum de ficarem boas quando aquecidas. Podem, por exemplo, colocá-las no forno pré-aquecido (a por volta de 200 graus) durante 5 minutos, assemelhando-se o resultado a um bolinho quente muito agradável. Normalmente os sabores de chocolate são os que mais ganham com isto (basta que imaginem uma barra de frutos vermelhos aquecida à beira de uma barra de chocolate aquecida para perceberem porquê), nomeadamente o de Smores, que fica meeesmo bom:


(Eu sei que o aspeto das barras frias e quentes é praticamente o mesmo, mas a minha intenção foi a melhor. Terão de se ficar pela confiança que têm nas minhas palavras ;))

Se preferem uma opção mais rápida/económica, podem também aquecer as barras uns segundos no microondas antes de as comer, também resulta. Quando aquecidas, estas tornam-se muito moldáveis, pelo que podem fazer até bolachinhas adoráveis com elas depois de as aquecerem no microondas, levando-as então ao forno para ficarem mais parecidas a bolachas normais. Podem ainda cobri-las com chocolate no fim, mas isso seria claramente exagerado.




*Ups*

Não sei se se aperceberam das consequências disto, mas as barras são moldáveis - se isto não põe um fim às limitações humanas não sei o que porá. Esta informação é basicamente a chave que permite a aspiração ao infinito. E nunca esta foi tão bela... ;)


E pronto, podem suspirar de alívio - a minha dissertação sobre Quest Bars termina aqui. Espero que tenham gostado. ;)
Deixo ainda uma foto de um pack de um dos meus sabores preferidos, de modo a que a despedida não seja tão brusca e não fiquem com problemas a despedir-se de barras Quest no futuro.


Agradeçam-me depois, quando não tiverem de pedir a alguém para colocar a embalagem de uma barrinha no lixo e pô-lo fora da vossa vista enquanto vocês tapam os olhos... ;)

Comentários

  1. Avelã,
    Barrinha de cereais além de versáteis, saudáveis são gostosas.
    Antes de comprá-las temos que ver os rótulos primeiro, eu leio o rótulo
    de tudo que consumo.
    Bela postagem, obrigada por compartilhar!

    Bjoos ♥

    ResponderEliminar
  2. Nunca compro barritas porque penso sempre que nunca irão estar à altura daquilo que eu espero delas! Essas que nos mostras parecem ótimas e se houvesse aqui certamente iria experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá! Tenho lido os teus posts acerca da Prozis e estou mesmo inclinada a fazer as minhas primeiras comprinhas lá! Neste caso, gostava de experimentar as Quest Bars, e ainda por cima, tal como referiste, estão com uma boa promoção :) Estou a pensar adquirir uma caixa de 12 (Brownie de Chocolate), o único senão é a validade (pois!): 23 de Outubro. Como sei que não vou consumir tudo num mês, gostava de saber a tua opinião, achas que "aguentam" mais tempo? Costumas guardá-las no frigorífico, ou não vale a pena? Muito obrigada! Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Eu também comprei umas há pouco com data apertada e deixei passar 2 meses sem problemas, por isso acho que essas poderão ser consumidas no mínimo até o final do ano. As barrinhas têm uma data alargada, pelo que um pouco mais de tempo não fará grande diferença!
      Não costumo guardá-las no frigorífico, até porque elas já são um pouco rígidas de si e sendo guardadas no frigorífico isso deve acentuar-se. De qualquer forma no Outono/Inverno não se vão estragar por estarem à temperatura ambiente! :)
      De nada (espero que gostes das barrinhas!) :)

      Eliminar
    2. Olá novamente! É só para dar o meu feedback acerca deste tópico. Sempre fiz a encomenda e estou muito satisfeita com a Prozis! Digamos que fiz a encomenda numa Sexta-feira e fui levantá-la numa Terça... super rápido!! As Quest Bars de Chocolate Brownie têm um sabor excelente, a textura é, tal como disseste, "chewey", penso que é o termo que melhor se aplica! Pessoalmente, gosto mais de a aquecer uns segundos no microondas, fica per-fei-ta :) No outro dia inventei o seguinte lanche: aqueci a barra, parti aos pedaços e deixei arrefecer; fiz camadas, num copo fundo: barra - meio iogurte natural - meia romã; levei ao frigorífico de novo. Depois... bem, depois foi deliciar-me com aquelas camadas de puro prazer, parecia um cheesecake... Nota: a receita foi para duas pessoas, daí os "meios"; e a romã, foi a primeira que comprei este ano, agora é que começou a época dela e estava mesmo, mesmo "no ponto". Posso dizer que fiquei fã da Prozis, ainda por cima já tenho um cupão e pontos bem jeitosinhos para fazer mais aquisições :) Obrigada pela tua dica, está mais que aprovada!!

      Eliminar
    3. Ainda bem que gostaste, assim torna-se mais fácil não deixar passar muito tempo após o prazo :P
      As barras de chocolate ficam tããão boas aquecidas... Estou mesmo a ver esse lanchinho decadente, mesmo ao estilo da Quest (#cheatclean)!
      Também comi a primeira romã do ano há pouco e estava ótima :)
      De nada! :D

      Eliminar
  4. Humm!! Devem ser bem saborosas e ótimas opções para um lanche.
    Bjs

    Tânia Camargo

    ResponderEliminar
  5. Tantas opções e todas com boa cara. Deve ser difícil escolher. O remédio é provar tudo. :)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Eu agradeço já porque está muito bem explicado. Adoro estes teus posts!

    (Há partes em que é impossível não me rir! :) )

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Mandei vir umas, mas da prozis, para o namorado.
    São energéticas, para quando ele vai correr =)

    Vamos lá ver como corre =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  8. Olha, algumas delas não conhecia. mas são um excelente snack para o meio da manhã ou meio da tarde!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Avelã um post super esclarecedor. Nunca experimentei estas barras de cereais, nem nunca vi à venda. Parecem ser óptimas. Fizes-te bom uso delas, obrigada pela partilha.
    Beijinho e bom fim-de-semana!!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
  10. Parecem simpáticas e saciantes! Tenho que dar-lhes uma oportunidade.
    Beijo

    ResponderEliminar
  11. tenho uma amiga que é doida por estas barrinhas! são realmente muito boas :)

    beijinho
    the-not-so-girlygirl.blospot.com

    ResponderEliminar
  12. Mas que belos lanches!!! Também consumo barritas de vez em quando. Não sou completamente fã, mas gosto ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Acredito que nunca vi esse produto em minha região.

    http://www.meumundodalua.com/

    ResponderEliminar
  14. Por toda a tua descrição parecem-me realmente óptimas! E são nutricionalmente óptimas o que é uma grande vantagem.

    Marli, do My Own Anatomy ♥

    ResponderEliminar
  15. As minhas preferidas são precisamente cookies & cream e chocholate chip cookie dough. Eu sei: previsível. No entanto, ultimamente comecei a enjoar e acho que têm sódio a mais.
    Agora ando viciada nas da muscle pharm, especialmente a de chocolate peanut butter cup :-p
    Como assim não gostas de chocolate e menta? :-o Adoro! lol

    http://6800milhas.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t