Avançar para o conteúdo principal

10 Bolos Clássicos Tornados Saudáveis (Receitas)

Recentemente estava a tentar lembrar-me de quantas (e quais) receitas de bolos saudáveis já tinha publicado aqui no blog e apercebi-me de que eram imensas. Entre bolos grandes e pequenos, tartes, pastéis e bolinhos de microondas, conto com dezenas delas. Como estão um pouco dispersos entre meses de publicações, decidi começar a fazer algumas seleções para facilitar a consulta - e claro que não podia deixar de começar por versões saudáveis dos bolos que todos conhecemos, até porque é sobre eles que parece recair a preferência da maior parte das pessoas. Espero que gostem :)



Este é, provavelmente, o bolo que mais vezes faço. Além de ser muito simples e apenas sujar um recipiente (admitam, é a parte mais importante), é sempre um sucesso por ser muito parecido aos bolos 'normais' de coco. Às vezes aumento a quantidade de iogurte em 100g e fica mais húmido, quase a desfazer-se na boca! Iogurtes de aroma também resultam bem nesta receita, se forem fãs.



Este bolinho já é um pouco mais trabalhoso, mas não assim tanto se simplificarem e não se prenderem com queriquices como alternar quantidades mínimas das duas massas para que o bolo fique às risquinhas. Não que eu conheça alguém que faça isso... ;)
De qualquer forma, o resultado vale a pena, porque aquele contraste caraterístico dos bolos mármore entre a fofura da parte laranja e a cremosidade da parte de chocolate resulta na perfeição! Ainda fica melhor coberto com iogurte grego (digo eu, mas desconfiem - para mim tudo fica melhor coberto com iogurte grego). 



A combinação de batata-doce com amêndoa é bastante badalada, mas, convenhamos, a fama é merecida. Quem não gosta de um bolo com aquele toque de doçaria conventual dado pela amêndoa, ligeiramente húmido devido ao uso de puré de batata-doce? 

4 - Bolo Húmido de Chocolate (com courgette)


'Bolo de chocolate húmido' e 'saudável' são expressões no geral separadas por um pacote de manteiga e algumas chávenas de açúcar, mas a quebra desta barreira resulta sempre em benefício para a Humanidade. O sabor a chocolate negro caraterístico deste bolo convence qualquer um quando conjugado com a textura maravilhosa. Não quero insistir na mesma coisa, mas... Provar este bolo com iogurte grego devia estar em todas as listas de 'coisas a fazer antes de morrer'. Ficam avisados.



Talvez por cá este não seja propriamente um bolo 'clássico', mas o fanatismo americano por sobremesas com abóbora tem influência transatlântica. Agora que o Outono chegou é sempre bom ter uma receita (doce, óbvio) com abóbora à mão, e sendo esta saudável melhor. O puré de abóbora confere uma textura incrível a este bolinho, e a combinação do sabor desta com as especiarias é simplesmente imperdível!



De cada vez que faço este bolo penso que lhe devia ter chamado de pão de Ló de amêndoa, porque é o que lembra a textura tão fofa. Este bolo é mais um que apenas suja um recipiente e demora no máximo 5 minutos a preparar, por isso se estiverem com vontade de comer um docinho sem ingerir grandes quantidades de açúcar e gordura ou perder imenso tempo já sabem. ;) 



Sendo o preferido de muita gente e aquele que muitos associam à sua infância, o bolo de iogurte não podia deixar de marcar presença nesta versão mais saudável. Apesar de não ter óleo como a maior parte das versões originais, é muito fofo e saboroso. 



Esta combinação é outra bem famosa e tradicional, embora pessoalmente nunca a tenha experimentado em qualquer sobremesa que não esta (não fiquem com pena de mim, esta vale por várias). O bolo fica bem leve e saboroso - e se eu, que não sou a maior fã de alfarroba, digo isto, no caso de serem apreciadores precisam deste bolo nas vossas vidas! 

9 - Bolo de Laranja e Cenoura (com courgette)


Costumo achar os singelos bolos de cenoura e laranja um pouco sem graça, mas este fez com que engolisse as minhas palavras/pensamentos. Um bolo idealizado não seria melhor: este fica com uma textura fofa e ao mesmo tempo húmida, até algo sticky, devido à utilização de laranja, cenoura e courgette. A par do sabor, isto torna o bolo magnífico - se são esquisitinhos e só gostam de bolos simples este é para vocês!



O último-mas-não-menos-importante bolo de maçã. Este não tem mel nem outro adoçante, o toque doce vem apenas do puré de maçã, mas não é isso que o torna menos delicioso, pelo contrário - a junção da maçã com canela torna o aroma (e o sabor) do bolo uma perdição. Uns pedacinhos do fruto pelo meio também lhe conferem um toque especial. :)

E pronto, espero que tenham gostado do 'apanhado' de receitas de bolos - enquanto eu puder continuar a fazer e publicar receitas a família alargar-se-á, por isso mantenham-se atentos... 

Comentários

  1. Alguns eu já fiz, outros pretendo fazer em breve! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. A sério, este post é mesmo magnífico - tudo aqui juntinho, tudo prontinho para ser feito e refeito. Gostei muito.
    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Avelã, podes enviar uma fatia de cada?
    Excelentes sugestões.

    Beijinho

    Postigo dos meus doces

    ResponderEliminar
  4. Este teu post é genial, vou guardar religiosamente esta compilação! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. São ótimas sugestões. Tenho várias delas guardadas para experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. Avelã,
    10 receitas de bolos saudáveis não é pra qualquer um não.
    Seleção perfeita de bolos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  7. Que delícia! Tudo bem arrumadinho, assim já não há desculpas para não se testar umas quantas, o problema é mesmo saber por onde começar :D
    Beijinhos...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  8. Adoro bolo de mármore e iogurte :)
    Segui o blog, beijinhos
    Se quiseres seguir o meu, www.prettyinpinkmc.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Maravilhoso este post com os bolinhos todos juntos :-) Esta ideia de transformar os bolos tradicionais em bolos mais saudáveis é muito boa, avelã. Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Já te tenho dito várias vezes, mas acho mesmo genial a forma como trabalhas as receitas para criar estas maravilhas. Eu aprendo muito aqui :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Têm todos um aspecto delicioso mas confesso que o mármore ganhou o meu coração! :)
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. ena «, tanta ideia interessante. este fim de semana fiz o bolo de iogurte e em vez do óleo pus courgete. Ficou muito bom.

    ResponderEliminar
  13. Adoro! Sou adepta destas coisas! =D
    Também ando sempre a ver maneiras de os fazer mais saudáveis =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Vou tentar o de mármore que é o favorito do E!

    ResponderEliminar
  15. Tenho que experimentar o bolo mármore e o bolo húmido com courgette (= algo me diz que vou gostar muito dos dois!

    ResponderEliminar
  16. Adorei!!! Já guardei o link para pôr a mão nas massas :D

    ResponderEliminar
  17. Vou indicar esta página á minha irmã, ela é que é a rainha dos bolos! =)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Bem adorei!!!

    Receitas tão boas adorei todos, confesso que o de courgette me ficou no olhinho eheheheh

    ResponderEliminar
  19. Não sou a maior fã de bolos, mas no inverno que aí vem (lágrimas, muitas lágrimas!) sabem-me bem. No inverno passado fartei-me de fazer petit gâteaux com caramelo =P

    ResponderEliminar
  20. Bem, agora abriste-me o apetite e eu que adoro bolos :D e não consigo viver sem eles ...

    ResponderEliminar
  21. Mas que bolinhos fantásticos!!! Lindos, saborosos e saudáveis. Que mais se pode pedir?? ;)
    Beijinho e bom fim de semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Os que me chamaram a atenção foi os de coco e o de alfarroba e vieram mesmo na altura certa porque tenho imenso coco ralado e farinha de alfarroba para gastar.

    Tenho novo blog, fiz juntamente com uma amiga, ela está em Portugal e eu em Macau daí chamar-se 6800milhas.blogspot.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...