Avançar para o conteúdo principal

'Bolo de Bolacha' com Queijo Quark (Saudável, Sem Lactose/Glúten, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Quem tenta fazer versões saudáveis de algumas receitas tradicionais saberá que há aquelas que consideramos impossíveis de transformar. Ou porque a textura decorre quase completamente de ingredientes sem substitutos saudáveis diretos (muito frequentemente manteiga) ou porque, como é o caso do bolo de bolacha, depende quase inteiramente de um ingrediente industrializado. É frequente ver receitas que utilizem bolachas maria integrais, mas, embora isto possa tornar o bolo um bocadinho melhor (especialmente se não forem usadas natas ou açúcar/doce de leite na cobertura, que é particularmente fácil de substituir), as bolachas de compra, mesmo integrais, são quase sempre pouco ou nada saudáveis - dificilmente encontram umas sem manteiga, açúcar e etc.
Apesar de tudo isto, é frequente que tenha a ideia de repente e que consiga fazer uma adaptação melhor do que esperava. Nunca pensei, por exemplo, que fosse possível fazer uma lasanha saudável - não me parecia exequível fazer a massa integral. No entanto, quando menos esperava ocorreu-me que poderia fazê-la com crepiocas, já que tinham uma textura bastante parecida: e a experiência superou expectativas. Não foi de certo uma ideia inédita (imagino que haja mais pessoas a fazer o prato assim), mas fiquei contente por conseguir fazer uma lasanha saudável, coisa que nunca tinha pensado que fosse possível sem muito mais trabalho.
Quando descobri a aveia com sabor a bolacha maria pensei que seria um desperdício não tentar fazer um bolo de bolacha saudável. Considerei fazer umas bolachas com a aveia, mas mas duvidei que fossem ficar crocantes ou decentemente redondas. Então ocorreu-me: o que é que tem forma de bolacha, ar de bolacha, mas não é uma bolacha? 
Na mesma semana fiz o bolo 'de bolacha' sem bolachas que vos mostro, feito de panquecas e coberto com queijo quark e aveia de bolacha maria. O resultado ficou uma delícia, e pelo aspeto julgo que ninguém diria este não era um bolo de bolacha normal. Posso dizer que este é o melhor híbrido de bolo de bolachas e monte de panquecas de sempre ;)






:P

'Bolo de Bolacha' com Queijo Quark (Saudável, Sem Lactose/Glúten*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:

Para as panquecas (que servirão de 'bolachas'):
[  1 ovo
[  1 clara
[  1 colher de sopa bem cheia de mel
[  1 colher de chá bem cheia de fermento
[ 150g de farinha de aveia (podem simplesmente triturar os flocos; se quiserem um sabor mais acentuado a bolacha podem usar a aveia de bolacha maria também aqui, ao invés de utilizá-las apenas na cobertura)
[  150ml de leite (pode ser vegetal)
[  50ml de café (tipo expresso)

Para o creme/recheio:
[  500g de queijo quark (pode ser substituído por iogurte vegetal)
[  50g de farinha de aveia com sabor a bolacha maria* (podem comprar aqui com 10% de desconto se usarem o código EUAVELA10)

Preparação:

Para as panquecas:
| Colocar o ovo, a clara, o mel e o fermento num recipiente e bater bem até que a mistura fique homogénea.
| Juntar alternadamente e aos poucos a aveia, o leite e o café.
| Aquecer uma frigideira antiaderente e colocar nela porções de massa (visto que as panquecas são muitas, a aveia pode começar a absorver líquido e a fazer com que a massa fique demasiado espessa. Podem ir adicionando leite para manter a consistência, porque não é suposto que as panquecas fiquem espessas).
| Assim que as panquecas começarem a cozinhar e formar bolhinhas, virá-las e deixar que cozinhem do outro lado.
| Reservar.

Para o recheio:
| Misturar o quark com a aveia e reservar (podem também adicionar algum café, se quiserem).

Para a 'montagem':
| Num prato grande, colocar várias panquecas para formar uma camada (tipo flor, com uma panqueca no centro e várias à volta).
| Cobrir com creme e dispôr panquecas por cima deste, formando mais uma camada.
| Repetir o procedimento até gastar todo o creme e panquecas (terminando, claro, com creme).

*A aveia com sabor a bolacha maria pode conter vestígios de lactose e de glúten, mas de resto a receita pode ser feita com ingredientes isentos. Sugiro para estas verões a utilização de um aroma (de baunilha, por exemplo) e de açúcar/adoçante, mas tenham em conta que, como é óbvio, o sabor não vai ficar tão fiel ao da bolacha maria.



Aviso já que, como é obvio, a textura do bolo não é exatamente igual à textura do tradicional bolo de bolachas - é feito com panquecas, pelo que é mais fofo e menos crocante. O sabor também é um pouco diferente, mas na verdade agradou-me imenso: é pouco enjoativo, tem um saborzinho maravihoso a café e fresco fica mesmo muito bom. Parece um híbrido de tiramisù e bolo de bolacha! Se experimentarem garanto que não se vão arrepender :)
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 163kcal
Proteínas: 11.8g
Hidratos de Carbono: 22.8g 
-       Dos quais açúcares: 4.8g
Lípidos: 2.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.7g
Fibra:  2.7g
Sódio: 16mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 120g, 1 fatia ou 1/8 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
_________________________________________________________________________

Já viram a participação de ontem no desafio 'Na mesa de Natal não pode faltar'? Veio do blog A vida de Nessy:

Uns deliciosos brunhóis de abóbora que me deixaram a salivar!
Fica aqui também a de hoje, uns coscorões bem apetitosos vindos diretos do blog No Conforto da Minha Cozinha. ;)

Receita aqui :)
Ambos os blogs merecem uma visita, passem por lá :D

Comentários

  1. Este blog é pecados por todos os lados. Tenho definitivamente que deixar de colocar cá os pés =P
    Eu não gosto de bolo de bolacha por causa do café em 1º lugar e depois do creme em volta =P
    Gosto da bolacha, pronto lol

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que boa ideia e ficou super giro, como dizes à partida ninguém diria que não era um bolo de bolacha normal! Adorei a fatia com a cara do pássaro do angry birds! :p
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Que belo bolinho deve estar bem saboroso, saudável mas em nada deve ficar a dever aos outros, adorei, também adorei a foto com o angry birds :D, um feliz natal para ti e para os teus.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  4. Definitivamente tenho de experimentar este bolo, sou doida por bolo de bolacha e este tem um aspecto, nham nham! =)
    Beijinhos e um Feliz Natal!

    ResponderEliminar
  5. Olha que boa ideia! Deve ficar bem delicioso!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Parece delicioso. Fiquei com vontade de experimentar.
    A carinha na foto, ficou muito legal rsrs.

    Que Jesus, o verdadeiro Natal habite em seu coração e que todos à sua voltam recebam dessa luz e amor emanados por Ele.
    Um 2017 abençoado!

    Abraços esmagadores.

    ResponderEliminar
  7. Pela aparência nem parece bolo de bolacha " fingido". Deve ser bem saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. Seja um híbrido ou não, devo dizer-te que o aspecto está fantástico! Mais uma maravilhosa partilha Avelã! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que sugestão deliciosa, ficou mesmo com bom aspeto. Beijinhos e um Feliz Natal

    ResponderEliminar
  10. Gostei da ideia!! ficou muito bonito e dá para comer sem culpa.
    Beijinhos. Boas Festas
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. fiquei rendida ao primeiro bolinho ;)
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Adoooro bolo de bolacha. Mas tem de ser com aquele creme de manteiga, cheio de calorias! :)

    ResponderEliminar
  13. Adoro bolo de bolacha, mas tem que ser daquele com as bolachas bem empapadas em café. Dizes que neste se sente bem o sabor do café, portanto parece-me promissor! (=

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...