Avançar para o conteúdo principal

Bolo Rainha (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)


Como já sabem, o primeiro contacto que tive com o trigo sarraceno não foi propriamente positivo. Tornando curta uma história longa, fiz uma vez umas papas com pouco líquido e flocos de trigo sarraceno demasiado finos, o que resultou numa valente papada consistência estranhamente espessa que me fez ficar *bastante* enjoada para todo o sempre.
Tive aquele momento de we meet again quando estava a escolher os produtos que ia receber na primeira encomenda em virtude da minha parceria com a EU Nutrition. Num momento de boa vontade e espírito reconciliador, decidi inclui-lo entre os produtos que queria - pelo menos até descobrir que era o único produto da nova gama bio que ainda não estava disponível.
Embora o meu pensamento tenha, confesso, resvalado para o se queres guerra terás guerra e  para o gasto mas sempre atual É UM SINAL, sou uma pessoa de paz, pelo que eventualmente acabei por encomendá-lo de qualquer maneira. 
Entretanto apenas fiz duas receitas com a farinha, mas chegaram para que esta se redimisse - ou não fossem elas uns crepes vegan deliciosos (depois publico a receita) e este bolo rainha saudável mesmo saboroso. 
Com ou sem histórico de ressentimentos na relação com o trigo sarraceno, aconselho-vos a experimentarem esta receita - de certeza que a vão adorar :)




Bolo Rainha (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui

Ingredientes:
[  100ml de água
[  10g de fermento de padeiro seco (certificado sem glúten para a versão sem glúten)
[  200g de farinha de aveia (certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  150g de farinha de trigo sarraceno (podem comprá-la aqui com 10% de desconto se usarem o código EUAVELA10)
[  100g de polvilho doce
[  Raspa de 1 laranja
[  1 pitada generosa de sal
[  3 ovos
[  100ml de leite (pode ser vegetal ou sem lactose)
[ 100g de mel + 1 pouco para pincelar
[  25g de óleo de coco (podem comprá-lo aqui também com desconto usando código EUAVELA10)
[  Frutos secos (a gosto; sugiro que usem pinhões, nozes e amêndoas)
[  1 gema de ovo (opcional)

Preparação:
| Aquecer a água até ficar morna ao toque (mas sem que queime). Juntar o fermento e deixar a mistura repousar por 10 minutos.
| Num recipiente grande, colocar as farinhas de aveia e trigo sarraceno, o polvilho doce, a raspa de laranja e o sal e misturar bem.
| Adicionar ao preparado anterior os ovos, o leite, o mel, o óleo de coco derretido e a mistura anterior de fermento, envolvendo tudo a cada adição.
| Transferir a mistura para uma bancada enfarinhada (com qualquer uma das farinhas anteriores) e amassar bem, juntando mais farinha se necessário para que não se cole às mãos (mas não juntem demasiada, o resultado pode ficar seco).
| Formar uma bola com a massa, colocá-la num recipiente limpo, cobri-la com um pano e deixá-la a levedar durante 30 minutos num local quente (coloquei no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado).
| Após este tempo, voltar a transferir a massa para a bancada e amassar novamente uns minutos. Envolver depois os frutos secos, dar à massa uma forma de coroa e colocá-la num tabuleiro forrado com papel vegetal (podem colocar uma lata também forrada para que o buraco não feche quando a massa crescer).
| Deixar a massa a levedar mais uma hora num local quente (coloquei novamente no forno).
| Pincelar o bolo com a gema diluída em água e levá-lo ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 25 minutos.
| Retirar e pincelar com mel (se pretendido).



Apesar de ter uma textura um pouco mais densa que o bolo rainha normal e ser menos doce, como seria de esperar, este bolo é muito saboroso e tem aquele travo caraterístico dos citrinos e dos frutos secos que resulta tão bem no bolo rainha tradicional. Ainda quente fica muito fofinho e guloso, e tem a vantagem de poder ser congelado em fatias para ser posteriormente aquecido no microondas e comido quentinho como se tivesse saído do forno!
Aviso só que, uma vez que não tem tanta gordura como a versão original e é feito de farinhas integrais, no dia após ser feito tende a ficar um pouco seco, pelo que sugiro que o sirvam após cozinhar ou congelem.
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 157kcal
Proteínas: 4.1g
Hidratos de Carbono: 27.8g 
-       Dos quais açúcares: 5.9g
Lípidos: 3.8g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.9g
Fibra:  2.6g
Sódio: 58mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/15 da receita). Não inclui ingredientes opcionais nem os frutos secos, uma vez que as quantidades usadas variam de pessoa para pessoa. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
________________________________________________________________________

A última participação no desafio criado pela Ana do Casinha das Bolachas:

A torta da Carla, que podem ver aqui

Comentários

  1. Um bolo-rainha diferente,mas que deve ficar igualmente saboroso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Ficou um bolo rainha bem bonito e tentador. Confesso que gosto muito de bolo rainha, rei não gosto, mas é receita que nunca pensei fazer nem me sinto tentada a fazê-lo... Na verdade no que toca a bolo rainha sou mesmo mais é de comer! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  3. Um dia experimento outra vez :-P
    Está belissimo o teu ;-)
    Bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  4. Jantei eu a minha sopinha e vim para aqui ver estas coisas... vou ter que me levantar para ir comer mais qualquer coisa! =P

    ResponderEliminar
  5. Uauuu! Manda vir um cá para casa =D

    Beijocas

    ResponderEliminar

  6. Gostaria de te desejar um Feliz Natal repleto de coisas boas... aproveita ao máximo! ;)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  7. Eu fico sem palavras quando vejo estas tuas criações :)

    Um feliz Natal :)

    ResponderEliminar
  8. E agora a million dollar question: se não tiver farinha de trigo sarraceno, pode substituir-se com o quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde!

      A receita que eu fiz foi esta, não prometo que funcione tão bem caso utilize outras farinhas porque não experimentei... E além disto, o trigo sarraceno é relativamente fácil de encontrar, mesmo que seja preciso comprar flocos e triturá-los :)

      No entanto, e apesar de tudo, pode sempre experimentar utilizar outra farinha, e imagino que a diferença não seja grande. Mais aveia, farinha de centeio, de espelta,... É mesmo uma questão de testar!

      Beijinhos - espero ter ajudado :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...