Avançar para o conteúdo principal

Croissants Integrais de Sementes com Skyr (Saudável, Integral, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose)


Quando fiz a publicação sobre os Skyr aqui no blog não sabia ainda que estes se tornariam tão populares, nem que iria ser quase uma raridade vê-los nas prateleiras indo ao Lidl mais do que 5 minutos depois da hora da abertura.
Entretanto já ouvi dizer que havia quem ficasse à espera em frente às prateleiras vazias para os agarrar assim que fossem repostos, que se começavam a formar filas em frente aos supermercados antes de estes abrirem portas e que havia quem discutisse - nay, lutasse - por causa dos últimos iogurtes disponíveis.
Os extremismos que se formaram por causa de um simples produto são incríveis - há o lado de quem adora os iogurtes e o lado de quem adora odiá-los, porque são horríveis, porque têm demasiada proteína e fazem mal, porque só quem é idiota é que os compra quando tem o quark a melhor preço.
Pelo caminho perdem-se duas noções fundamentais: a da decência humana e a de que os Skyr são só iogurtes. Podem ser uns bons iogurtes. Uns deliciosos iogurtes, até. Mas continuam a ser iogurtes (não me venham dizer que são produtos lácteos e não iogurtes, para mim são iogurtes e acabou a história :P).
Agora chegam os rumores de que vão ser descontinuados, porque o Lidl não seria o Lidl se não ameaçasse os consumidores com o fim dos seus produtos preferidos (se sentiram algum ressentimento acumulado na última frase é porque ainda não superei o drama do quark, que afinal não passou de uma simples mudança de visual). Não sei se é verdade ou não, mas enquanto são e não são fica uma receita com Skyr natural. Se gostam e têm usem. Se odeiam ou não encontram podem subtituir por quark ou qualquer iogurte tão espesso. É assim tão fácil. 





Croissants Integrais de Sementes com Skyr (Saudável, Integral, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 16 croissants

Ingredientes:
[  250ml de leite (sem lactose para a versão sem lactose)
[  500g de farinha de trigo integral
[  10g de fermento de padeiro seco
[  1 pitada generosa de sal
[  1 colher de chá de mel (ou xarope de agave)
[  1 ovo
[  1 skyr natural (podem substituir por 125g de quark ou outro iogurte bem espesso para não terem de andar a caçar os skyr; sem lactose para a versão sem lactose)
[  Óleo de coco para pincelar (cerca de 20ml)
[  Sementes a gosto para a cobertura (usei sementes de cânhamo da EU Nutrition, que podem comprar com 15% usando o código euavela15 aqui, e a 'supermix omega' da Origens Bio, que podem comprar em alguns supermercados ou online)

Preparação:
| Aquecer o leite até ficar quente ao toque (sem queimar). Num recipiente grande, misturar a farinha, o fermento, o sal, o mel, o ovo, o skyr e o leite aquecido e misturar bem.
| Transferir a massa para uma superfície polvilhada com farinha integral e cortá-la em oito partes.
| Estender (com as mãos ou com o rolo da massa) uma das oito partes de forma a que fique redonda (e mais ou menos do tamanho de um prato de sobremesa). Pincelar o topo com óleo de coco derretido, cobrir com outra parte depois de lhe dar o mesmo formato circular e repetir o processo até utilizar toda a massa - a camada de cima não deve ser pincelada com óleo de coco.
| Com o rolo da massa, estender o conjunto de todas as camadas para que fique mais fino e com maior diâmetro (mantendo a forma circular).
| Cortar o círculo em 16 fatias do mesmo tamanho (cortando primeiro em metades, depois em quartos,...). Enrolar cada uma das fatias de fora para dentro (dando-lhes o formato de um croissant).
| Colocar os croissants num tabuleiro forrado com papel vegetal e cobri-los com as sementes, pressionando ligeiramente para que fiquem 'coladas'.
| Deixar os croissants a levedar num sítio quente (por exemplo, no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado) durante cerca de uma hora.
| Levar o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180 graus até que os croissants estejam cozidos (cerca de 20 minutos).


Estes croissants ficaram muito bons, à semelhança dos de alfarroba com quark. Podem não crescer tanto como uns croissants normais nem ser tão doces, mas são incrivelmente fofinhos - o que é um grande feito se considerarmos o que os croissants de compra (mesmo os integrais ou de sementes, embora bem tentem enganar-nos) têm para serem fofos.
As sementes dão-lhes sempre outra graça, também. E ficam particularmente deliciosos com manteiga de amendoim, mas acho que nem precisava de dizer isso :P
Estejam atentos ao canal de youtube, porque preparei uma versão em vídeo desta receita e deve aparecer por lá esta semana! :D
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um croissant)
Energia: 132kcal
Proteínas: 6.2g
Hidratos de Carbono: 23.6g 
-       Dos quais açúcares: 0.8g
Lípidos: 2.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.2g
Fibra:  4g
Sódio: 22mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 croissant ou 1/12 da receita). O leite considerado foi o de soja sem açúcar da Alpro. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Bem e eu que nunca provei mesmo desses iogurtes. Já me sinto uma fora da lei e anda meio mundo a lutar por eles :P

    Quanto a esses croissants... menina... Que maravilha! =D
    Qualquer dia faço o mesmo com o teu blog, que fiz com outro, agarro e imprimo as receitas que quero mesmo, mesmo, mesmo fazer. Porque assim pode ser que falhe uma ou duas =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que lindos croissants e deliciosos certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso destes croissants. Só fiquei com dúvida na quantidade de iogurte a usar, é que cá não há o Lidl e por isso não os conheço.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo aviso, realmente assim fica pouco concreto! Já alterei - são 125g :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Isto deve ser óptimo, mas não sei se me atrevo a experimentar fazer, não sei se os consigo fazer tão bonitinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t