Avançar para o conteúdo principal

Croissants Integrais de Sementes com Skyr (Saudável, Integral, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose)


Quando fiz a publicação sobre os Skyr aqui no blog não sabia ainda que estes se tornariam tão populares, nem que iria ser quase uma raridade vê-los nas prateleiras indo ao Lidl mais do que 5 minutos depois da hora da abertura.
Entretanto já ouvi dizer que havia quem ficasse à espera em frente às prateleiras vazias para os agarrar assim que fossem repostos, que se começavam a formar filas em frente aos supermercados antes de estes abrirem portas e que havia quem discutisse - nay, lutasse - por causa dos últimos iogurtes disponíveis.
Os extremismos que se formaram por causa de um simples produto são incríveis - há o lado de quem adora os iogurtes e o lado de quem adora odiá-los, porque são horríveis, porque têm demasiada proteína e fazem mal, porque só quem é idiota é que os compra quando tem o quark a melhor preço.
Pelo caminho perdem-se duas noções fundamentais: a da decência humana e a de que os Skyr são só iogurtes. Podem ser uns bons iogurtes. Uns deliciosos iogurtes, até. Mas continuam a ser iogurtes (não me venham dizer que são produtos lácteos e não iogurtes, para mim são iogurtes e acabou a história :P).
Agora chegam os rumores de que vão ser descontinuados, porque o Lidl não seria o Lidl se não ameaçasse os consumidores com o fim dos seus produtos preferidos (se sentiram algum ressentimento acumulado na última frase é porque ainda não superei o drama do quark, que afinal não passou de uma simples mudança de visual). Não sei se é verdade ou não, mas enquanto são e não são fica uma receita com Skyr natural. Se gostam e têm usem. Se odeiam ou não encontram podem subtituir por quark ou qualquer iogurte tão espesso. É assim tão fácil. 





Croissants Integrais de Sementes com Skyr (Saudável, Integral, Sem Açúcar Adicionado, Sem Lactose)
Adaptado daqui
Para 16 croissants

Ingredientes:
[  250ml de leite (sem lactose para a versão sem lactose)
[  500g de farinha de trigo integral
[  10g de fermento de padeiro seco
[  1 pitada generosa de sal
[  1 colher de chá de mel (ou xarope de agave)
[  1 ovo
[  1 skyr natural (podem substituir por 125g de quark ou outro iogurte bem espesso para não terem de andar a caçar os skyr; sem lactose para a versão sem lactose)
[  Óleo de coco para pincelar (cerca de 20ml)
[  Sementes a gosto para a cobertura (usei sementes de cânhamo da EU Nutrition, que podem comprar com 15% usando o código euavela15 aqui, e a 'supermix omega' da Origens Bio, que podem comprar em alguns supermercados ou online)

Preparação:
| Aquecer o leite até ficar quente ao toque (sem queimar). Num recipiente grande, misturar a farinha, o fermento, o sal, o mel, o ovo, o skyr e o leite aquecido e misturar bem.
| Transferir a massa para uma superfície polvilhada com farinha integral e cortá-la em oito partes.
| Estender (com as mãos ou com o rolo da massa) uma das oito partes de forma a que fique redonda (e mais ou menos do tamanho de um prato de sobremesa). Pincelar o topo com óleo de coco derretido, cobrir com outra parte depois de lhe dar o mesmo formato circular e repetir o processo até utilizar toda a massa - a camada de cima não deve ser pincelada com óleo de coco.
| Com o rolo da massa, estender o conjunto de todas as camadas para que fique mais fino e com maior diâmetro (mantendo a forma circular).
| Cortar o círculo em 16 fatias do mesmo tamanho (cortando primeiro em metades, depois em quartos,...). Enrolar cada uma das fatias de fora para dentro (dando-lhes o formato de um croissant).
| Colocar os croissants num tabuleiro forrado com papel vegetal e cobri-los com as sementes, pressionando ligeiramente para que fiquem 'coladas'.
| Deixar os croissants a levedar num sítio quente (por exemplo, no forno pré-aquecido a 50 graus e desligado) durante cerca de uma hora.
| Levar o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180 graus até que os croissants estejam cozidos (cerca de 20 minutos).


Estes croissants ficaram muito bons, à semelhança dos de alfarroba com quark. Podem não crescer tanto como uns croissants normais nem ser tão doces, mas são incrivelmente fofinhos - o que é um grande feito se considerarmos o que os croissants de compra (mesmo os integrais ou de sementes, embora bem tentem enganar-nos) têm para serem fofos.
As sementes dão-lhes sempre outra graça, também. E ficam particularmente deliciosos com manteiga de amendoim, mas acho que nem precisava de dizer isso :P
Estejam atentos ao canal de youtube, porque preparei uma versão em vídeo desta receita e deve aparecer por lá esta semana! :D
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um croissant)
Energia: 132kcal
Proteínas: 6.2g
Hidratos de Carbono: 23.6g 
-       Dos quais açúcares: 0.8g
Lípidos: 2.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.2g
Fibra:  4g
Sódio: 22mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 croissant ou 1/12 da receita). O leite considerado foi o de soja sem açúcar da Alpro. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Bem e eu que nunca provei mesmo desses iogurtes. Já me sinto uma fora da lei e anda meio mundo a lutar por eles :P

    Quanto a esses croissants... menina... Que maravilha! =D
    Qualquer dia faço o mesmo com o teu blog, que fiz com outro, agarro e imprimo as receitas que quero mesmo, mesmo, mesmo fazer. Porque assim pode ser que falhe uma ou duas =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que lindos croissants e deliciosos certamente!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Gostei imenso destes croissants. Só fiquei com dúvida na quantidade de iogurte a usar, é que cá não há o Lidl e por isso não os conheço.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo aviso, realmente assim fica pouco concreto! Já alterei - são 125g :)

      Beijinhos!

      Eliminar
  4. Isto deve ser óptimo, mas não sei se me atrevo a experimentar fazer, não sei se os consigo fazer tão bonitinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...