Avançar para o conteúdo principal

Bola de Atum (Saudável, Sem Lactose)


Hoje deixo a receita desta bola, que fiz há umas semanas. Já sabem que sou mais pessoa de doces que salgados, mas não se diz que não a algo que envolva atum com pimentos :P
É uma receita ótima para esta altura do ano, e uma daquelas coisas que agrada a quase toda a gente. Apesar de ser bem simples, deixo a receita para quem quiser saber como fiz :)






Bola de Atum (Saudável, Sem Lactose)
Para cerca de 24 quadradinhos

Ingredientes:

Para o recheio
[  200g de cebola
[  5 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  100g de pimento vermelho
[  100g de pimento verde
[  4 latas de atum em água
[  100g de puré de tomate
[  Salsa (a gosto)

Para a massa
[  250g de preparado para pizza proteica (é da EU Nutrition; podem encomendar aqui, e o cupão euavela15 dá-vos 15% de desconto + ofertas no site)
[ 175ml de água quente

Para a montagem
[  1 gema
[  Água

Preparação:

Para o recheio
| Picar finamente a cebola e os dentes de alho e colocar ambos numa frigideira (ou wok, tacho,...). Juntar um fio de azeite e levar a refogar a lume baixo.
| Picar (também finamente) os pimentos e juntá-los ao refogado quando a cebola estiver translúcida.
| Depois de os pimentos cozinharem um pouco, escorrer bem as latas de atum e adicionar.
| Deixar o atum refogar um pouco e juntar então o puré de tomate. Cozinhar mais uns minutos, mexendo ocasionalmente.
| Adicionar a salsa, mexer bem e retirar do lume.

Para a massa
| Colocar o preparado para pizza num recipiente e adicionar a água quente. Misturar com um garfo, formar uma bola e deixar repousar durante 15 minutos.
| Depois de a massa repousar, amassá-la com as mãos durante 5 minutos. Dividi-la em duas partes, uma um pouco maior que a outra.

Para a montagem
| Estender a maior porção de massa com a ajuda de um rolo de cozinha. Forrar com esta uma forma retangular*, cobrindo o fundo e os lados.
| Distribuir o recheio de atum por cima da base.
| Estender (usando novamente o rolo de cozinha) a outra porção de massa e utilizá-la para cobrir o recheio. Fechar as bordas com as mãos, unindo as duas partes da massa.
| Colocar a gema numa malga e juntar um pouco de água, misturando bem. Pincelar a parte superior da bola com esta mistura.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante cerca de 30 minutos, ou até que a massa esteja cozida.

*Usei novamente a forma que recebi da My Tup Love; como referi no último post, podem encomendar através da página de Facebook ou da conta de Instagram. Caso prefiram usar outra, sugiro mais uma vez que optem por uma antiaderente, ou que a forrem com papel vegetal. A que referi tem cerca de 20x30x3cm, se usarem uma de tamanho muito diferente será melhor adaptar as quantidades da massa e do recheio.



Acreditem que esta bola estava maravilhosa, toda a gente que experimentou aprovou! Apesar de ser boa quente, acho que ainda ficou melhor depois de ir ao frigorífico umas horas. Eu sou parcial, porque adoro atum em coisas frias - especialmente se incluírem pimentos - mas achei que fresquinha estava perfeita! O sabor é viciante e nada enjoativo, e é um lanche ou jantar muito agradável para quando as temperaturas sobem :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um quadrado)
Energia: 66kcal 
Proteínas: 6g 
Hidratos de Carbono: 6g 
-       Dos quais açúcares: 0g 
Lípidos: 1g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0g 
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 quadrado ou 1/24 da receita). Não inclui ingredientes opcionais. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Olá, olá!
    Como não tenho oportunidade de comprar a massa para piza da EU Nutrition, como posso substituir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Não dá para ser substituída por um ingrediente isolado, porque já inclui vários de modo a apenas ser necessário juntar água na altura da preparação. O melhor será usar uma receita de massa caseira :)

      Eliminar
  2. Bem, deve ficar delicioso!
    Parece tipo empanadilha =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha! Excelente sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t