Com o frio que esteve recentemente, dei por mim a pensar em novas receitas de lanches quentinhos e aconchegantes. É claro que tenho sempre as belas das papas de aveia, mas já tenho feito uso desse trunfo um número de vezes quase ridículo este inverno - e embora não me pareça que alguma vez vá enjoar delas, também gosto de fingir que os meus lanches apresentam alguma réstia de variedade :P
Agora que perdi o medo de usar whey em receitas que vão ao lume (graças às wheys não-farinhentas da EU), pareceu-me que seria boa ideia fazer uma versão do chocolate quente proteico com a whey adicionada logo de início, o que de resto é muito mais prático.
Dito e feito! Apresento-vos o meu novo e melhorado chocolate quente proteico :D
Chocolate Quente Proteico
Ingredientes:
[ 15g de whey (usei a de chocolate da EU Nutrition. Podem encomendar no site com desconto e ofertas aplicando o cupão euavela15; vejam a nota abaixo para conhecerem as opções e formatos disponíveis)
[ 10g de amido de milho
[ 5g de cacau puro em pó
[ 250ml de leite magro (podem usar bebida vegetal)
[ 10g de chocolate negro
[ 15g de whey (usei a de chocolate da EU Nutrition. Podem encomendar no site com desconto e ofertas aplicando o cupão euavela15; vejam a nota abaixo para conhecerem as opções e formatos disponíveis)
[ 10g de amido de milho
[ 5g de cacau puro em pó
[ 250ml de leite magro (podem usar bebida vegetal)
[ 10g de chocolate negro
Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar a whey, o amido de milho e o cacau.
| Juntar um bocadinho de leite e mexer bem, até obter um creme espesso e sem grumos. Misturar o restante leite aos poucos.
| Levar o preparado ao fogão a lume baixo, mexendo sempre.
| Quando a consistência estiver conforme desejado, adicionar o chocolate.
| Misturar até que o chocolate esteja completamente derretido, e retirar do lume.
Nota: já sabem que recomendo a whey da EU Nutrition, por ter um sabor autêntico e não ser nada farinhenta - em particular em receitas que vão ao lume, nota-se imenso a diferença na textura em relação a outras marcas.
Os sabores que mais recomendo para esta receita são chocolate & avelãs, chocolate & coco, ou chocolate simples. Os dois primeiros estão disponíveis apenas em potes de 2kg; o terceiro está disponível em potes de 1 ou 2kg ou sacos de 500g.
Em alternativa, há uma whey concentrada de chocolate que tem um sabor parecido e é mais barata; existe em sacos de 750g e potes de 2kg.
Em qualquer opção, o cupão euavela15 dá-vos 15% desconto e até 3 ofertas. Se encomendarem a whey isolada em potes de 2kg, frequentemente têm direito a ofertas extra, acumuláveis com o cupão.
Acho que dá para ver nas fotos como ficou a textura: consistente, espessa e cremosa, como deve ser :D Dá para comer à colher, mas também se bebe bem. Claro que podem ajustar o tempo ao lume, de forma a obter uma consistência ao vosso gosto :)
A whey confere alguma doçura, sem exageros - o aroma final fica bastante equilibrado, entre a doçura desta e a intensidade do cacau. Uma delícia :D
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma chávena)
Energia: 253kcal
Proteínas: 23.7g
Hidratos de Carbono: 26.3g
- Dos quais açúcares: 16.3g
Lípidos: 5.5g
- Dos quais hidrogenados: 0g
- Dos quais saturados: 3.3g
Fibra: 1.4g
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma chávena como a da foto ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________
Já experimentei misturar whey de chocolate, leite e pudim proteico de chocolate. Se quiserem mais doce adicionem adoçante. Fica bom.
ResponderEliminar