Avançar para o conteúdo principal

Pavlova


Acho que há pouca gente que nunca tenha ouvido falar de pavlova. É uma sobremesa famosa por ser temperamental: tem tendência a abater em resposta a mudanças bruscas de temperatura.
Como tal, tende a assustar quem nunca fez - o que é uma pena, porque é deliciosa. Pessoalmente, já fiz várias pavlovas e nunca nenhuma me correu mal. Talvez porque sempre respeitei o aparato de a deixar arrefecer religiosamente fechadinha no forno, sem abrir a porta nem sequer em pensamento :P
Tenho em conta que a receita nunca me falhou, e porque acho que uma explicação simples mas com todos os passos fundamentais bem discriminados é sempre bem vinda, partilho-a aqui para quem se quiser aventurar a fazer uma pavlova também :)





Pavlova
Adaptado daqui

Ingredientes:

Para a pavlova
[  4 claras de ovo
[  200g de açúcar
[  1 colher de sopa de amido de milho
[  1 colher de chá de vinagre

Para a cobertura (obviamente, podem optar por uma cobertura diferente. Mas chantilly com frutos vermelhos é chantilly com frutos vermelhos :P)
[  200ml de natas para bater
[  3 colheres de sopa de açúcar
[  Frutos vermelhos a gosto

Preparação:

Para a pavlova
| Colocar as claras num recipiente grande. Utilizando uma batedeira elétrica na velocidade média-alta, batê-las em castelo.
| Sem parar de bater, juntar o açúcar aos poucos, uma colher de sopa de cada vez e batendo bem a cada adição.
| Bater até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Para testar se é o caso, podem colocar um pouco do preparado entre dois dedos e apertar: e sentirem os grãos de açúcar, precisam de bater mais.
| Baixar a velocidade da batedeira para o mínimo. Adicionar o amido de milho e o vinagre e bater apenas até ambos estarem envolvidos.
| Dispor o preparado num tabuleiro forrado com papel vegetal, fazendo um círculo com cerca de 20cm de diâmetro. Como referência, podem desenhar o círculo a lápis no verso do papel vegetal.
| Colocar no forno pré-aquecido a 150 graus. Depois de fechar o forno, baixar a temperatura para 120 graus e cozer durante 1h20. Findo este tempo, desligar o forno e deixar a pavlova arrefecer completamente sem nunca abrir a porta. O melhor é mesmo deixá-la a arrefecer no forno de um dia para o outro: mudanças bruscas de temperatura podem fazer com que ela abata.

Para a cobertura (preparar quando a pavlova já estiver fria, e pouco tempo antes de servir*)
| Num recipiente grande, colocar as natas bem frias (costumo colocar 10 minutos no congelador antes de usar) e o açúcar. Bater com a batedeira elétrica até obter um chantilly espesso e cremoso.
| Cobrir a pavlova com o chantilly e decorar com frutos vermelhos.

*Recomendo colocar o chantilly por cima da pavlova apenas umas horas antes de servir, porque acho que se o fizer muito antes (por exemplo, de um dia para o outro) a crosta estaladiça típica da pavlova tende a amolecer.



Se são fãs de sobremesas com claras, como merengue, suspiros ou molotof, não podem não gostar de pavlova! Partilha com elas a delicadeza encantadora que lhes é caraterística: a crosta é estaladiça e dissolve-se na boca, e o interior mais parece uma nuvem docinha. O sabor e a textura combinam na perfeição com a cremosidade do chantilly, e com a doçura e leve acidez dos frutos vermelhos!

Comentários

  1. Posso meter adocante ou acucar amarelo?? Ou entao menos acucar?? E k 200 grms acho mt pk n gosto d mt doce

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não recomendo muito - na pavlova, assim como nos suspiros ou no molotof, o açúcar não serve só para adoçar, também é importante para a consistência...
      É uma sobremesa delicada e é possível que cortar no açúcar faça com que ela abata!

      Eliminar
  2. Adorei o "sem abrir a porta nem sequer em pensamento" 😂

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...