Avançar para o conteúdo principal

Overnight Oats de Cacau com Gelado de Banana (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan)


Sendo uma das maiores a maior fã de papas de aveia, tendo feito as papas de aveia já de várias formas e feitios, no forno, microondas e fogão, estava já na altura de começar a usar o frigorífico como meio de obtenção de um pequeno-almoço delicioso.
Não me vou desculpar totalmente desta falta grave, mas a verdade é que as famosas overnight oats também nunca foram muito simpáticas para mim. 
Na primeira vez em que as tentei fazer usei praticamente só leite e flocos grossos, mas numa proporção, digamos, não-ideal, que resultou numa papa não-cremosa, esbranquiçada e sem sabor, com uma textura áspera.
À segunda tentativa deitei mais leite, no dia seguinte acrescentei nozes e mel mas, embora ficasse mais tragável, também não comi tudo por ser demasiado enjoativo.
Sinceramente, acho que isto aconteceu por eu ser aquilo a que se chama uma purista das papas de aveia (sim, chama-se.) e gostar só de flocos de aveia dos grossos + leite, sem admitir sequer outros add-ins. Parece que isto não resultou muito bem das primeiras duas vezes.
O que é que se pode dizer?
À terceira é de vez...





Overnight Oats de Cacau com Gelado de Banana (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Glúten, Sem Lactose, Vegan)
Adaptado daqui
Para 1 pessoa

Ingredientes:

[  25g de flocos de aveia finos
[  1 colher de chá de cacau em pó
[  1 colher de sopa de sementes de chia
[  180ml de leite à escolha (gosto de usar de aveia)
[ 1 banana

Preparação:

| No dia anterior à noite, congelar a banana às rodelas e, num recipiente hermético, juntar a aveia, cacau, sementes de chia e leite e colocar no frigorífico (tapando o recipiente).
| No dia seguinte, processar a banana (ver mais dicas aqui) até ficar com consistência de gelado.
| Numa malga/copo, fazer camadas alternadas de gelado de banana e overnight oats.




Adorei mesmo estas papas de aveia! Fazem um pequeno almoço fantástico, fresquinho e delicioso. Nem sei bem qual das partes é a melhor... mas sei que a mistura das duas é incrível.
Já comi cada uma das coisas separadamente e também são boas. Apesar de a aveia não ter açúcares adicionados e ter cacau, que é um bocado amargo, fica muito boa mesmo sem nada, mais do que eu esperaria, com um sabor forte a chocolate. Mas ganha uma nova vida quando é combinada com o gelado...
Em vez de cacau pode ser usada proteína em pó com sabor a chocolate (ou até a outras coisas), o que terá um resultado mais doce e provavelmente menos intenso. Recomendo cacau puro em oposição ao cacau magro que se vende em saquinhos, mas ambos resultam.
Também podem pôr num copo ou frasco gigante e fazer camadas, mas sinceramente não tenho paciência tempo para isso e, apesar de até ficar visualmente apelativo, não gosto muito de comer de copos ou frascos. Fiz isso uma vez, mas normalmente prefiro mesmo pôr numa malga (portanto fi-lo muitas vezes, que isto vicia).

_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose média)
Energia: 320kcal 
Proteínas: 13.1g
Hidratos de Carbono: 54.4g
-       Dos quais açúcares: 23.4g
Lípidos: 5.2g
-          Dos quais hidrogenados0g
Fibra: 10.5g
Sódio: 134mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose de aproximadamente 340g, ou a totalidade da receita). Está sujeita a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverá apresentar valores próximos do valor real. Para que não tenha lactose e/ou seja vegan, deve ser utilizado leite vegetal. Para que seja sem glúten, os produtos devem ser certificados sem glúten, pois, apesar de estes ingredientes não possuírem esta proteína naturalmente, há possibilidade de contaminação.
_________________________________________________________________________

Comentários

  1. Hoje vou escrever um comentário no teu blog "bem à Avelã" ;) hehehe : Nunca comi papas de aveira acreditas?! ;) Sim, eu sei...como é que é possível, ainda para mais agora que vejo papas de aveia por todo o lado, enchendo as prateleiras de todos os supermercados londrinos?! Mas confesso que nunca me atraiu...mas pronto...como gosto de conhecer um pouco de tudo, e de provar para poder pelo menos opinar, vou ter de experimentar em breve :)
    Hoje, lá pelo meu blog, o meu post é "inspirado" em ti ;) hehehe
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  2. Olá avelã...

    És cá das minhas, tomar pequenos-almoços em malgas :-)
    Eu tenho chávenas e uso-as até normalmente, mas por exemplo quando quero fazer uma mixórdia de leite com bolachas ou leite com pão aos bocados ou outras misturas que normalmente as pessoas arregalam os olhos quando conto, malgas ao poder e sabe que é uma maravilha :-) :-) :-)

    E para essa mixórdia (eheheheh, não leves a mal) também parece que uma malga é o ideal!

    Beijinhos***
    joana

    ResponderEliminar
  3. Aiiii eu tenho que experimentar isto, tem tão bom aspecto! :D
    Em resposta aos teus comentários: não sou uma pessoa de pequenos almoços, custa-me imenso comer pela manhã e durante grande parte da minha vida raramente tomei o pequeno almoço, e para juntar proteínas tinha que ser leite ou iogurte e retirei o leite da minha alimentação porque, não sendo alérgica, deixava-me muito inchada e com sensação de mau estar... Além disso eu não tenho uma noção muito precisa de que nutrientes preciso mais ou menos no meu organismo e não me torno demasiado rígida com a minha alimentação, tento comer o que gosto sem me privar de algo por completo mas com quantias mais razoáveis, porque um dos meus maiores problemas tem sido comer em excesso... Quanto ao exercício, eu (ainda! :p) não tenho grande resistência física e já fiz provas de esforço e o meu coração dispara logo o que para a minha idade não devia ser normal, então prefiro dividir o treino a meio e fazer metade de manhã e metade de tarde, pelo menos por enquanto que estou sempre em casa! Obrigada pelos teus comentários e sugestões, são sempre bem vindas! :)

    ResponderEliminar
  4. Normalmente a base dos meus batidos é água+1 banana. Durante a univ quando estou em Aveiro all by myself uso polpa de fruta congelada de manga ou de outra fruta qualquer, agora que estou de férias em casa e estou limitada ao que a minha mãe cá tem uso para além da banana outra fruta ou naquele caso usei uma colher de sopa de um resto de gelado de menta que andava ali a irritar no congelador :p agora já acabou uso outra fruta para além da banana! :)

    ResponderEliminar
  5. Também não sou grande amiga de overnight oats, talvez pela impressão que me faz tirar uma coisa do frigorifico e comer assim logo de manhã (sou um bicho muito friorento, decididamente!). Acho que nem com 40ºC me fariam comer gelado ao pequeno-almoço.
    Mas agora, que são quase 22h30... tenho a certeza que estas overnights oats iam cair que nem ginjas :)

    ResponderEliminar
  6. Melhor do que aveia e gelado de banana, só mesmo juntar as duas coisas para um deleite total!
    Às vezes faço isso, juntar vários ingredientes de que gosto isoladamente a ver no que dá. Claro que às vezes não é comestível, mas também é assim que se criam as melhores delícias!

    Parabéns pela criatividade a que já nos habituaste :)

    www.dietaparatotos.wordpress.com

    ResponderEliminar
  7. A mim aconteceu-me exactamente o contrario, as primeiras vezes que fiz overnight oats acertei logo mas ultimamente não tenho conseguido, ficam sempre demasiado aguadas. Isto de por tudo a olho nem sempre da certo :p
    Eu gosto sempre de adicionar uns extras as papas de aveia, canela e fruta são os toppings mais usuais.
    Experimentei hoje pela primeira vez o gelado de banana - receita do teu post anterior. E aquilo não correu la muito bem, tenho mesmo de deixar descongelar um bocadinho e tentar congelar as rodelas das bananas em separado. Ainda assim gostei muito do sabor final :)
    Este parece um pequeno-almoço perfeito para o verão, satisfaz o suficiente e deve ficar bem refrescante. Assim que conseguir aperfeiçoar a técnica de fazer o gelado de banana tenho de experimentar esta receita :D
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Curiosamente nunca fiz as papas de aveia, mas comprei aveia para as fazer... A ver se faço, pois gosto bastante. Normalmente misturo nos iogurtes. A ver se é desta que me inspiro.

    ResponderEliminar
  9. Olá Avelã:)

    Que bela sugestão para um pequeno almoço delicioso. Estou tentada a experimentar, e eu que sou fiel ao pão com manteiga e leite com cevada fiquei com água na boca:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Também sou fã de aveia e como-a todos os dias ao pequeno-almoço. Com cacau deve ficar muito bom. Amanhã já experimento.
    Amiga: lamento informar-te que a abóbora em lata é mesmo na loja americana e nunca vi noutro sítio, rsrs
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Uau, obrigada pelo site! Não fazia ideia da existência disto e assim para ter mais ou menos uma noção! :)
    É isto que eu gosto da blogosfera, para além de todo o apoio ainda se descobrem receitas e sugestões destas, há entre-ajuda! :D

    ResponderEliminar
  12. Que vontade Avelã!
    Gsoto muito de papas de aveia e overnight oats, sabem bem, são saudáveis.
    Adoro esta tua ideia de juntar o cacau cru, e as camadas de gelado de banana do bom!
    Parece uma sobremesa sem culpas logo de manhã!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  13. OHHH MEU DEUS :O
    QUE COMBINAÇÃOOOOOOOOOO!!! :OOOOOOOOO

    adorei, adoreiiiii *-* tenho de ver quando vou fazer isso, alta combinação para o verão!! :D

    ResponderEliminar
  14. Pois... assim é difícil não gostar!! Que tentação!! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t