Avançar para o conteúdo principal

Panqueca Gigante de Forno (2 ingredientes) (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Lactose)


Às vezes repito uma receita exaustivamente durante uma semana, publico-a no blog e depois modero a paixão, esqueço-me dela e não a faço durante meses. Eventualmente algo despoleta novamente o meu vício: estou a atualizar o índice de receitas e vejo lá essa, associo-a a algum ingrediente que tenho de gastar, alguém me diz que a experimentou e adorou... E então a receita sai da sombra, voltando a ter o destaque que merece.
Isto aconteceu com as panquecas de aveia e centeio: quando as descobri pela primeira vez passei a fazê-las praticamente todos os dias para o pequeno-almoço, mas o tempo passou e elas foram ofuscadas por outras receitas (como as panquecas de aveia com claras e as panquecas de weetabix). Entretanto lembrei-me delas e decidi fazê-las, utilizando apenas aveia (e não centeio), fazendo 1/4 da receita (a original rende imenso) e trocando o ovo por claras que tinha de sobra. Ficaram tão boas como as de que me lembrava, fofinhas e saborosas, com uma pequena diferença: a porção que fiz rendeu 12 panquecas em vez das 3 que supostamente renderia, e o mesmo aconteceu em todas as vezes que repeti a receita.
Como é óbvio, isto não é nenhum desastre; afinal de contas, as panquecas são deliciosas. É provável que isto se deva a alguma diferença nas farinhas e no tempo que demorava a fazer as panquecas (porque as farinhas absorvem líquido, logo com o tempo a massa vai ficando mais espessa e faz panquecas mais altas/maiores), mas qualquer que seja a razão não me importo de comer panquecas extra. A minha única reserva deve-se a uma coisa: a única frigideira antiaderente de jeito que tenho é pequena, por isso só posso fazer uma panqueca de cada vez - e até que as doze panquecas fiquem prontas ainda passa algum tempo.
Com outra receita, aqui está a panqueca-solução: uma receita que não só rende sempre a mesma quantidade (porque a massa se coloca toda numa forma) como também não exige atenção na hora de cozinhar a panqueca, visto que esta coze no forno. As más-línguas dirão que isto é um bolo e não uma panqueca, mas não liguem: panquecas perfeitas têm tendência a criar inimigos. ;)






Panqueca Gigante de Forno
Adaptado da página de facebook 'Saudável como um Pêro'
Para 1 panqueca gigante

Ingredientes:
[  200ml de claras
[  40g de aveia com sabor (podem usar aveia normal e eventualmente sem glúten, mas o resultado ficará mais parecido a uma omelete de forno. Mais sobre a aveia com sabor aqui)

Preparação:
| Bater as claras em castelo.
| Adicionar a aveia com sabor e envolver suavemente.
| Colocar o preparado numa forma não muito grande antiaderente (ou forrada com papel vegetal / untada e enfarinhada) e levá-lo ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 15 minutos (ou até estar cozinhado).



Honestamente experimentei esta 'panqueca' por a ver repetida incessantemente pela autora - de resto não teria grandes expectativas, já que os únicos ingredientes são claras e aveia, o que costuma dar algo enjoativo/com uma textura estranha. No entanto, ficou mesmo fenomenal! É fofinha e tem um sabor bem agradável e leve. É ainda muito prática: podendo ser feita com antecedência, dá um belo e saciante pequeno-almoço ou pós-treino (pequeno-almoço e pós-treino, na loucura). Podem ir variando nos 'toppings': a banana e a manteiga de amendoim ficaram perfeitas, mas iogurte grego ou quark, por exemplo, devem ficar excelentes também. Espero que gostem!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pela panqueca inteira)
Energia: 267kcal
Proteínas: 29.4g
Hidratos de Carbono: 27.5g 
-       Dos quais açúcares: 1.5g
Lípidos: 3.4g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra:  4.0g
Sódio: 207mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a cerca de 250g, 1 panqueca gigante ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Convencida e totalmente rendida! Só pode ser muito boa!
    beijo

    ResponderEliminar
  2. deus do céu, minha querida avelã, tu sabes o quão delicioso isto parece? estou aqui a babar-me em cima do computador, e a culpa é tua! :P

    beijinho!
    the-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Que legal, o resultado ficou show!
    Lindas fotos!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  4. Tenho de experimentar esta mega panqueca! Assim poupa-se tempo e trabalho! Aproveito para te fazer uma pergunta! Achas que dá para congelar queijo quark? Nem digo para depois consumir "cru" mas sim para usar em receitas. É que cá não há, mas vou ver se alguma loja me faz o obséquio de arranjar. O problema é que como não é uma coisa que se venda ninguém vai querer mandar vir uma caixa para me vender só 5 embalagens, e como a coisa tem prazo também não me convém ficar com tantas! E lembrei-me que se desse para congelar se calhar valia a pena o investimento! Mas nunca congelei e já não tenho nenhuma embalagem das que trouxe das férias para experimentar! Ocorreu-me que já poderias ter experimentado ou que poderias saber se resulta! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei congelar o quark, mas imagino que a textura fique bastante afetada, será o mesmo que congelar iogurte... É capaz de tornar as receitas em que é usado um pouco aguadas :/
      Beijinhos!

      Eliminar
  5. uma apresentação 5*, faço assim muitas vezes mas minis e no fogão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  6. uau..que ideia maravilhosa. Tenho 3 claras congeladas e vou fazer como indica. Aqui está uma ideia 5 estrelas. Por isso, gosto de passar aqui. Há sempre ideias excelentes.

    ResponderEliminar
  7. wow :D adorei a receita! Vou ter que experimentar :)

    Beijinhos,
    O meu reino da noite ~ facebook ~ bloglovin'

    ResponderEliminar
  8. Que delícia! Tem um aspecto maravilhoso!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Seja panqueca ou bolo ;) fez-me água na boca ahahahahah tem um ótimo aspeto :)

    ResponderEliminar
  10. Tão simples e com um sabor delicioso, já a comia.

    ResponderEliminar
  11. Sem tirar nenhum mérito à receita, eu adoro ler os teus textos :) opá dou sempre umas valentes gargalhadas! Olha a panqueca é linda,sendo saborosa, saudável e não dando práricamente trabalho a fazer, é muito natural que desperte invejas!!! lol :)

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Tão simples e deve ser cá uma maravilha!!! :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Será que é esta panqueca gigante que me dá a coragem que me falta para comprar aveia com sabor, pois assim já tenho mais um sitio onde a útilizar?! Vamos ver! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oi amiga!
    Na frigideira ou no forno, o importante é que a panqueca parece que fica deliciosa. As fotos já deixam a gente com água na boca. Hummmmm!
    Bjssss e um FDS muito maravilhoso aí p/vcs

    ResponderEliminar
  15. Como eu gosto de cá vir e a razão é mesmo pela forma como escreves (claro que as receitas também contam e pretendo experimentar esta já este fim de semana). Bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  16. Parece mesmo boa, seja qual for o tamanho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  17. Ainda não conhecia aveia com sabor! Tenho que ir averiguar isso =P

    ResponderEliminar
  18. Que sugestão interessante avelã :-) E adorei a tua última frase, que as boas panquecas tendem a gerar inimigos ahahahahh...

    ResponderEliminar
  19. Eu também sou assim como descreves. de vez em quando obceco com algo, ou até mesmo livros e depois, ponho de lado e obceco com outra coisa qualquer, lol...
    Fabulosa esta panqueca e ainda melhor sendo sem culpas...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  20. Mas porquê, porque é que eu fiz panquecas com farinha de aveia e não gostei, mas no entanto adoro aveia???? Isto tem algum nexo sequer.
    Que irritação. Quero ser saudável (mais um bocado) e não consigo neste campo =S

    Beijocas

    ResponderEliminar
  21. Olá Avelã! Ter-te como seguidora do meu blogue é para mim uma honra! Devo confessar que já te sigo no Facebook e apesar de não fazer like ou comentar muitas vezes, as tuas receitas saudáveis vão todas parar ao grupo que administro. Posso dizer-te que são receitas de sucesso, repetidas muitas muitas vezes entre os membros que o compõem. Fico feliz pelas palavras que deixaste na Elisabete (Cozinha 100 segredos) pois realmente fiz um esforço mais que humano durante os 5 meses da perda de peso. E agora 1 ano e qualquer coisa depois a conseguir manter, decidi passar à fase seguinte: tonificar. Com a ajuda do meu PT espero conseguir vencer mais esta batalha em que me meti.
    Quanto à panqueca, nem preciso dizer-te de novo que já foi partilhada no sítio do costume e já houve quem a fizesse ;)

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Tem um excelente aspecto! É que nem parece saudável :)
    Beijinhos
    Cláudia Ralha
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  23. Completamente babada a olhar para as fotos!!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t