Avançar para o conteúdo principal

5 Receitas de Doces de Natal Tornados Saudáveis

Embora não seja apologista da ideia de fazer unicamente doces saudáveis para o Natal (não vamos morrer burros, como diz a minha avó), decidi fazer este post para que não vos faltem sugestões se quiserem fazer uma ou duas receitas de Natal mais leves para equilibrar a mesa tradicionalmente rica em gemas, manteiga e açúcar (e fritos, muitos fritos). :)

Começo por uma receita que ainda estará fresca nas vossas memórias se são uns seguidores decentes e viram o penúltimo post do blog:

Bolo Rainha 

Não me quero gabar, mas ficou *bastante* majestoso ;)
Nunca pensei que fosse possível fazer uma versão saudável de bolo rainha, mas parece que estava enganada. É presença indispensável na mesa de Natal (pelo menos na daqueles que não gostam de frutas cristalizadas, mas estou a tentar provar uma minha teoria segundo a qual ninguém gosta de frutas cristalizadas), pelo que não será má ideia fazer uma versão sem açúcar, farinhas refinadas ou manteiga! Podem ver a receita aqui.

Arroz Doce


Como sabem, o arroz doce não é propriamente um prato com histórico de marcar presença na minha mesa de Natal. No entanto, sei que é a sobremesa preferida de muita gente e por isso, enquanto boa pessoa que sou, decidi fazer uma versão fit (que ainda por cima é simples e rápida de fazer e tem bastante proteína, mesmo não incluindo whey). A receita é esta :)

Pão de Ló de Amêndoa


Admito que dar este nome ao bolo possa parecer um bocado batota, porque na verdade não é mais que o bolo de amêndoa. No entanto, de cada vez que o faço reparo que a massa parece imenso a do pão de Ló, e o resultado final também se assemelha muito a este! Fica um bolo fofinho e ligeiramente húmido. Se o fizerem numa forma de pão de Ló garanto-vos que vai ficar muito semelhante (nota-se a amêndoa, mas isso só o torna melhor) :D

Broas Castelares

Ok, parecem um bocadinho seixos, mas garanto que são deliciosas :P
Nunca provei broas doces (excluindo estas, que já fiz algumas vezes), mas tenho a certeza de que iria gostar muito porque estas são a coisa mais viciante de sempre. O sabor da batata-doce resulta muito bem em bolinhos assim, especialmente quando combinado com a canela! Podem consultar a receita aqui.

Bolo de Batata-Doce e Amêndoa

Digam lá que não tem cara de doce conventual!
Talvez não seja a escolha mais óbvia, mas associo imenso estes sabores (canela, batata-doce, mel e amêndoa) ao Natal e por isso este bolo tinha de marcar presença aqui. É muito rico, fofo e agradável, por isso mesmo não sendo propriamente tradição não será de certeza mal recebido por quem o provar .:) A receita anda perdida pelos arquivos do blog, mas podem desenterrá-la por uns momentos consultando-a aqui.

Espero que tenham gostado e aproveito para desejar a todos um feliz Natal :D

Comentários

  1. Tirando as broas, acho que comia tudinho =D
    Weee, não fui esquisita desta vez :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Hummm que delicia!!! Feliz Natal Amiga!!! Muita Paz e Muita Luz para você e toda sua familia!!! Que o amor de Cristo possa estar sempre presente em sua vida!!!! Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente compilação de receitas de Natal saudáveis! :) Feliz Natal! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  4. Fiquei com vontade de provar :) feliz natal
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Sugestões perfeitas amiga, belas receitas!

    Feliz Natal junto a sua família!
    Bjos no seu ♥

    ResponderEliminar
  6. Fazes-me sempre rir com os teus posts cheios de humor.
    Desejo-te um Feliz natal.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  7. Avelã, nem mesmo as saudáveis me são permitidas. Vou entrar em retiro alimentar - sopa e mais sopa!
    Beijo

    ResponderEliminar
  8. Olá! Tenho andado desaparecida, mas vim cá espreitar e aproveito para desejar uma continuação de Boas Festas :-) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Qual delas a melhor... Só ótimas sugestões para a mesa de Natal!!

    Feliz 2017 =)

    Beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  10. Mas que bela seleção de receitas! Eu fico já com o pão de lé de amêndoa :P
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Adorei as sugestões! Gostei muito do bolo de batata doce e amêndoa, me chamou muito à atenção. O sabor deve ser incrível! :)

    ResponderEliminar
  12. Adorei as dicas, e do bolo de batata doce! Vou fazer em breve! Obrigada!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t