Avançar para o conteúdo principal

Arroz Doce (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Hoje é a minha vez de participar no desafio 'Na mesa de Natal não pode faltar', e a receita é de um prato bem tradicional que nunca tinha feito - arroz doce. :) Seguindo as regras do desafio, vou responder a umas perguntas da Ana:

- Quem está por de trás  deste blogue? 
Como pretendo manter algum anonimato, podem continuar a chamar-me Avelã (embora muitos de vocês já conheçam o meu nome) :P Sou estudante (comentem lá que nunca me imaginaram tão nova, não serão as primeiras pessoas a ficar surpreendidas com isto) e interesso-me pelo tema da alimentação saudável, bem como da culinária no geral.

- Quando surgiu o gosto pela culinária? 
Desde pequena que gosto de ajudar os meus familiares na cozinha, principalmente a fazer sobremesas, coisa com que a minha avó sempre implicou porque sobremesas não são comida (avós, o que é que se pode fazer?). O gosto por culinária desenvolveu-se mais com o supramencionado interesse pela alimentação saudável, porque quando este surge uma pessoa começa a seguir outras bloggers, youtubers e etc. e a inspirar-se nas receitas. Mas está cá há algum tempo :)

- Quando e como surgiu o blogue? 
O blog surgiu há uns anos (serão 3 certos no dia 28 deste mês), como resultado de eu começar a inventar um bocadinho ao seguir receitas de outras pessoas. Ainda assim, o melhor adjetivo que encontro para as receitas que publiquei aqui nos primeiros tempos é idiota, porque na altura achava que usar 5g de milhares de farinhas diferentes para perfazer o total de farinha necessário para a receita era a melhor ideia de sempre :P Acho que me desviei da intenção da pergunta, mas principalmente até para mim é irritante reler as minhas primeiras receitas, espero que me percebam. ;)

- Gostas desta época do ano? Se sim do que mais gostas? 
Embora não seja a pessoa mais apaixonada pelo Natal de sempre, até gosto da época. Não consigo escolher apenas uma coisa, sou fã do ambiente típico que engloba tanta coisa - as músicas de Natal, o frio, as decorações nas janelas, a enorme confusão que obriga uma pessoa a ficar parada no trânsito durante horas em consequência do caraterístico e inconsequente adiamento da deslocação ao centro comercial para comprar os últimos presentes (adivinhem qual é o intruso)...

- Existe algum ingrediente que te faça lembrar o Natal? Qual? 
Claramente uma armadilha em que só cai o pessoal pouco original, mas eu dou o braço a torcer com orgulho: canela em bolos fritos juntamente com muito, muito açúcar. Há quem não associe isto ao Natal? :P

- Costumas cozinhar no Natal?  
Não costumo ser eu a fazer o jantar de Natal, mas faço sempre algumas sobremesas (claaaro).

- O que nunca pode faltar na tua mesa de Natal para além de muito amor? 
Não sou particularmente afeiçoada a nenhum doce de Natal e neste aspeto não sou a pessoa mais tradicional de sempre, até porque como já disse algumas vezes nunca provei muitas sobremesas caraterísticas da época. Por exemplo, não 'conheço' arroz doce (até fazer este), coscorões, sonhos, filhós (embora sempre tenha sido fascinada com elas depois de ler um conto na escola primária!) e azevias. Mas a ter de nomear um talvez seja o bolo rainha (é TÃO bom).

- Que receita vais partilhar e porque razão a escolheste? 
Como ainda não disse arroz doce vezes suficientes nas perguntas anteriores (eu e os spoilers)... Arroz doce. Já tinha a ideia de fazer esta receita porque a aveia com sabor a bolacha maria da EU Nutrition me fez lembrar várias vezes leite creme e outras sobremesas natalícias (não arroz doce, porque se bem se lembram sou uma desnaturada que nunca provou arroz doce) há algum tempo. Quando me juntei ao desafio pareceu-me ser lógico participar com esta receita, por isso finalmente passei à prática e fiz o meu arroz doce saudável (quando 'arroz doce' começar a soar estranho avisem) :)





Arroz Doce (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para 5 doses

Ingredientes:
[  100g de arroz basmati previamente demolhado e escorrido (se não gostarem de arroz basmati podem usar integral, mas demora mais tempo a cozer. Podem também utilizar outras variedades - thai, carolino,...)
[  250 + 300ml de água
[  300ml de leite (pode ser vegetal ou sem lactose)
[  1 pau de canela
[  1 casca de limão (apenas um pedacinho cortado)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha
[  40g de aveia com sabor a bolacha maria (usei a da EU Nutrition; mais sobre a loja aqui)
[  300ml de claras pasteurizadas
[  Canela em pó (a gosto)

Preparação:
| Colocar 250ml de água a aquecer num tacho pequeno. Assim que esta ferva, adicionar o arroz basmati e tampar. Deixar cozinhar até que o arroz absorva toda a água e fique cozido (demorará aproximadamente 15 minutos depois de levantar fervura).
| Num tacho grande, colocar o leite com o pau de canela, a casca de limão e o extrato de baunilha. Levar ao lume até ferver, retirar então a casca de limão e o pau de canela e reservar (sem retirar o leite do tacho).
| Num recipiente à parte, colocar a aveia com sabor e adicionar um pouco de água. Misturar até que o preparado fique homogéneo e adicionar o que resta da água (neste passo devem usar 300ml de água no total).
| Adicionar à mistura anterior as claras e mexer bem. Juntar todo este preparado ao tacho com o leite, mexendo muito bem.
| Devolver o tacho ao fogão, em lume baixo. Deixar que o preparado engrosse ligeiramente, mexendo sempre, e juntar então o arroz. Deixar então que a mistura engrosse mais, até ficar com a textura pretendida.
| Dividir por tacinhas e colocar de imediato no frigorífico. Quando estiver frio (podem comer morno, se preferirem) polvilhar com canela a gosto e servir.




Este arroz doce é basicamente tudo o que eu esperava num arroz doce (lá estou eu de novo :P): cremoso e consistente (bem, em suma tem uma textura magnífica), docinho mas não demais, reconfortante, "natalício",... Ficou mesmo bom! E servido ainda morno sabe lindamente :D A aveia de bolacha dá-lhe um sabor baunilhado que fica excelente. Espero que gostem!
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 191kcal
Proteínas: 12.5g
Hidratos de Carbono: 26.2g 
-       Dos quais açúcares: 0.8g
Lípidos: 2.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.5g
Fibra:  2.3g
Sódio: 112mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma dose, uma taça ou 1/5 da receita). Foi calculada com leite de soja da Alpro e farinha de aveia da EU Nutrition. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Que fixe :) gosto do teu blog e a verdade é que não sabia nada disto sibre ti. Parece delicioso hmmmmm


    Beijinho
    The-not-so-girlygirl.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Avelãzinha, querida, quem diria que nunca havias feito (e muito menos experimentado) arroz doce?! É que ficou tão cremoso e com um aspeto tão espetacular que não só não parece saudável, como parece ainda que fizeste isto a vida toda! Fantástico! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Um arroz doce ideal para esta época, com poucas calorias! =) Vou experimentar fazer...
    Está quase a fazer 3 anos o blog, que bom!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Por acaso também fui apanhada na curva, não sabia que estudavas e que isso fazia de ti tão nova =P
    Há pessoas com 50 anos a estudar, como ficamos afinal? =P

    Eu amo de paixão arroz doce!
    Light ainda por cima, é ouro sobre azul =)

    Bom aspecto mesmo.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. Gostei de te conhecer um bocadinho melhor! :) Não fosse eu estar com uma gripe gigante e ia já para a cozinha experimentar este arroz doce!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gosto demais do arroz doce feito pela mãe e a canela, ainda não tinha pensado nisso, mas não é mesmo que lembra Natal? Eu adoro seu aroma, seu sabor e muitas vezes fico mastigando os pauzinhos... amo!
    Nunca vi aveia em arroz doce, achei curioso.

    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pela tua participação querida Avelã que por sinal é um nome bonito
    de uma das castanhas que eu mais gosto.
    Adorei suas respostas e receita!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  8. Ainda não é desta que sei o teu nome??? ah ah ah
    Quanto a tua idade, seres nova, estudante... Não me surpreendeu. Já tinha essa ideia e tinha (quase) a certeza :P
    Adorei esse arroz doce numa versão bem mais saudável! A experimentar ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  9. Já te imaginava novinha, mas isso mão muda em nada o facto de achar genial as tuas versões saudáveis. Acho que é um verdadeiro talento, a sério! Adorei ler as tuas respostas! Obrigada por participares e por partilhares esta receita! Este arroz doce está com uma textura fantástica...brilhante!
    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Um arroz doce diferente mas com muita vontade de experimentar!
    Parabéns, gostei muito de te conhecer mais um pouco!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Primeiramente adorei as tuas respostas! Depois essa receita vou tentar mesmo! É o doce favorito do E!

    ResponderEliminar
  12. Olá Avelã :) gostei muito de te conhecer um pouquinho melhor. Beijinhos e vou levar uma tacinha desse Arroz doce para comer sem culpas ;)

    ResponderEliminar
  13. Arroz doce, arroz doce, arroz doce... Agora que já contribui para o aumento da % de referência ao nome arroz doce neste teu post, vou dizer que adorei a receita, deve ficar uma delícia. Embora eu seja um pouco tradicional no que se refere ao arroz doce não dizia que não a essa tua taça de... arroz doce, pois claro! :) Também gostei muito de ler um pouco mais sobre ti. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  14. Oi amiga, bt!
    Gostei muito de saber mais um pouquinho sobre você e como eu já imaginava, vc parece ser mesmo uma pessoa muito especial.
    Quanto ao arroz doce, fiquei com água na boca!
    Bjssss

    ResponderEliminar
  15. Este arroz doce está mesmo com ótimo aspeto. Uma bela participação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  16. Isto é uma maldade não conhecer verdadeiramente qyem está por detrás da carapaça da avelã, sinceramente não é que isso me importe, pois gosto muito de me centrar no que as pessoas são, em vez do que fazer juizos de valor plo aspeto e outros pormenores.
    E se vem te conheço, és uma pessoa bem divertida e com uma postura na vida e na saúde que me agradam muito. Há muito que deduzi seres "novinha", minha cara estudante ;-)
    Agora esses doces de Natal, tb não conheço muitos... e o arroz doce, bem... como posso dizer isto... adoro arroz, mas em arroz doce não gosto, ou então nunca me deram a provar um que fosse digno de me render aos seus encantos. :-P
    Beijinhos
    Carla

    ResponderEliminar
  17. Estou com a Elisabete...miúda tu nunca tinhas comido arroz doce?! Really?! não pode.... se eu imaginava que havia alguém que nunca tinha comido arroz doce. Gostei IMENSO desta tua versão saudável. Nota-se que está super cremoso, e isso é uma das qualidades que não prescindo no arroz doce. Muito bom! :)
    Beijinhos
    Marta

    ResponderEliminar
  18. Gosto muito de arroz doce e faço muitas vezes,mas assim saudável nunca provei mas parece-me muito bem é um doce a experimentar.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Nunca comeste arroz doce? what? e ficou este assim?
    A primeira vez que fiz (tentei fazer) arroz doce ficou uma desgraça! e há tantas receitas... esta é mais uma para a "to do list" ;)
    Ficou com tão bom aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Olá Avelã! Adoro as tuas receitas! Agora é que comprei a aveia de sabor a bolacha Maria! Vou experimentar esta receita! Depois dou o feedback! Obrigada! ��

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t