Avançar para o conteúdo principal

Panquecas de Aveia com Sabor (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Depois de viciar no bolinho de microondas cuja receita partilhei há pouco, lembrei-me de ter visto uma receita de panquecas no blog Running for Pancakes - que é da @anaisagoncalves, do Instagram - com os mesmos ingredientes (mas em diferentes proporções). 
Visto que agora courgettes e claras não podem faltar por aqui, decidi que era uma boa altura para experimentar - se courgette, claras e aveia com sabor são um triplo infalível, imaginem o que dizer do conjunto em forma de panquecas.
Também ajudou o facto de ter comprado uma nova frigideira para fazer panquecas, admito. Decidi investir numa nova porque, como acho que já disse aqui, a que eu usava antes era demasiado pequena, ao ponto de apenas caber uma panqueca de uma vez (o que, como podem imaginar, não agilizava o processo). Acabei por optar por uma bastante grande, própria para fazer crepes (também dá para panquecas, claro) que encontrei no E. Leclerc.
Comprei-a há algumas semanas e ainda só a tinha usado duas vezes, uma para fazer panquecas de aveia com quark e outra para fazer uma galette de trigo sarraceno recheada com ovo e queijo brie (que ficou deliciosa - vou ver se publico a receita em breve!). Eu sei, eu sei, a nova aquisição era merecedora de uma nova receita de panquecas, mas como podem ou não ter notado pelo facto de praticamente ter abandonado o blog desde o início do mês (sou uma blogger horrível :P) não tenho tido muito tempo. 
De qualquer modo, acabei por experimentar a tal receita esta segunda-feira à noite, para o pequeno-almoço de ontem. Fiquei logo surpreendida com a facilidade com que as panquecas se viravam - e com o quão perfeitinhas ficaram, modéstia à parte. Confesso que estava à espera de que não saíssem grande coisa, visto que, caso não se recordem, costumava fazer uma panqueca de cada vez - colocar várias colheradas de massa seguidas na frigideira e depois virá-las está um bocadinho acima do nível de agilidade que me era exigido antes.
Mas os meus receios revelaram-se infundados - as panquecas ficaram não só direitinhas como também altas, fofas e deliciosas. Além do mais, como já disse, só têm 3 ingredientes e são extremamente simples de fazer. Mais qualidades numa só receita de panquecas é impossível :)





Panquecas de Aveia com Sabor (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Adaptado daqui
Para 7 panquecas

Ingredientes:
[  30g de aveia com sabor* (usei a de bolacha maria, da EU Nutrition; podem comprá-la com 15% de desconto ao usar o cupão euavela15, e até sexta ainda recebem ofertas, que podem conhecer aqui)
[  50ml de claras
[  50g de courgette descascada

Preparação:
| Triturar com uma varinha mágica (ou no processador/liquidificadora) todos os ingredientes - aveia, claras e courgette.
| Pré-aquecer uma frigideira anti-aderente a lume baixo (se não for bem anti-aderente podem untar com um pouco de óleo de coco, por exemplo).
| Colocar porções de massa (uso cerca de uma colher de sopa por panqueca) na frigideira.
| Assim que a parte de baixo das panquecas esteja cozinhada (não aparecem bolhinhas porque a receita não inclui fermento), virá-las com uma espátula e deixar cozinhar do outro lado. 
| Retirar as panquecas da frigideira. Se quiserem guardar para comer no dia seguinte, por exemplo, sugiro que as deixem arrefecer e depois coloquem num recipiente hermético.

*Se quiserem que as panquecas fiquem menos doces, podem substituir uma parte por uma farinha sem sabor - usam por exemplo 15g de aveia com sabor e 15g de polvilho doce / farinha de aveia normal / ... (ou outras proporções, desde que o total seja sempre 30g).



A aveia de bolacha maria resulta mesmo bem nesta receita: as panquecas ficam tão fofas e docinhas que nunca diria que eram saudáveis, e o sabor a bolacha dá um toque delicioso. Com mirtilos foram mesmo um pequeno-almoço perfeito (não sei se repararam nas fotos, mas estes mirtilos estavam especialmente gordinhos e deliciosos)!
Em breve vou experimentar outros sabores de aveia na receita - parece-me que as de chocolate e avelãs ou de coco, por exemplo, também resultarão muito bem :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 panqueca)
Energia: 19kcal
Proteínas: 1.4g
Hidratos de Carbono: 2.4g 
-       Dos quais açúcares: 0.3g
Lípidos: 0.3g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.1g
Fibra:  0.5g
Sódio:  17mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca ou 1/7 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Que bom aspecto, agora como-as quase todos os dias.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que ricas panquecas,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…