segunda-feira, 7 de maio de 2018

Bolo de Bolacha Maria e Café com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada)


Quando fiz pela primeira vez o bolinho de microondas com courgette não tinha as claras que a receita original pedia, por isso substitui-as por um ovo - e foi essa versão que partilhei convosco há pouco tempo. Claro que depois de gostar tanto tive de experimentar a original, com claras. Normalmente acho que os bolos com muitas claras ficam com um sabor e textura estranhos, mas neste caso resultou muito bem! A textura fica húmida, quase a lembrar uma queijada, e não sabe nada a claras.
Aproveitei para usar a combinação de sabores que a Inês (que inventou a receita) usa muitas vezes - aveia com sabor a bolacha maria e café em pó -, e e ficou tão boa como soa! É uma dupla maravilhosa :)




Bolo de Bolacha Maria e Café com Courgette no Microondas (Saudável, Sem Açúcar Adicionado, Sem Gordura Adicionada)
Para 1 bolo individual
Adaptado da conta de instagram @ines_fitandfash

Ingredientes:
[  25g de aveia com sabor a bolacha maria (usei a proteica, com claras, mas também podem usar a normal; são ambas da EU Nutrition e podem comprar no site com 15% de desconto ao usar o cupão euavela15)
[  100g de courgette descascada
[  100ml de claras de ovo
[  1 colher de chá de café instantâneo em pó

Preparação:
| Utilizando uma varinha mágica ou um processador/liquificadora, triturar todos os ingredientes (aveia, courgette descascada, claras de ovo e café em pó).
| Colocar o preparado numa forma que possa ir ao microondas.
| Levar ao microondas a potência máxima durante cerca de 2 minutos e meio (o melhor é irem vendo se já está cozinhado, porque a potência máxima varia de microondas para microondas).

Nota: É claro que podem utilizar outros sabores de aveia - já fiz por exemplo com a nova aveia de chocolate e creme de avelãs e ficou muito bom também! No caso de o sabor que escolherem não combinar com café podem omiti-lo.



Não tenho mais grande coisa a dizer - já fiz este bolo imensas vezes e fica sempre bom! Até é estranho que seja tão bom, porque só tem aveia, claras e courgette, pelos ingredientes não parece ser propriamente a melhor coisa de sempre :P Claro que a aveia tem sabor, mas mesmo assim é surpreendente.
A forma normalmente não fica muito perfeitinha, porque ele 'incha' muito e depois abate (como a textura é tipo queijada), mas não vão querer saber do aspeto quando provarem ;)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pelo bolinho inteiro)
Energia: 156kcal
Proteínas: 19.9g
Hidratos de Carbono: 15.1g 
-       Dos quais açúcares: 2.8g
Lípidos: 1.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.3g
Fibra:  3.4g
Sódio:  197mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolinho individual ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

2 comentários:

  1. Na 1ª imagem pareciam panquecas =P
    Tem bom aspecto, mas tirava-lhe o café.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...