Avançar para o conteúdo principal

Panquecas de Aveia com Queijo Quark (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura/Açúcar Adicionado)


A aveia está sempre disponível no meu armário em diversas formas (flocos grossos, flocos finos, farinha simples, farinha com sabor, por vezes flocos instantâneos... Já devem ter reparado pelos ingredientes das minhas receitas que adoro aveia). A versão que mais cedo comecei a usar foi, naturalmente, os flocos, mas sempre tive uma certa curiosidade em relação às outras versões comuns em alguns países - os mais grosseiros steel-cut oats (ou 'aveia escocesa') ou a ainda mais popular aveia instantânea, uma espécie de aveia em flocos pré-cozinhada de forma a ser cozinhada mais rapidamente.
Demorei bastante tempo a provar esta última, em parte porque acho ridículo pagar mais de 4 euros por 500g de aveia (o que se verifica com a aveia instantânea da Quaker, uma das poucas que se encontram nos supermercados). Só quando finalmente a encontrei em promoção me decidi a dar-lhe uma oportunidade.
Embora continue a achar o preço exagerado a experiência ajudou-me a perceber o motivo, uma vez que notei realmente diferença. Além de demorarem pouco tempo a ficar prontas, as papas feitas no microondas com esta aveia nunca entraram em erupção como a aveia mortal (todos sabemos o quanto este aspeto é precioso) e ficaram ainda mais cremosas do que as que costumava fazer no fogão.
Gostava muito de dizer que a aveia instantânea mudou a minha vida e nunca mais comprei outra, mas a parte do pagar mais de 4 euros por 500g de aveia ali de cima pesa bastante na hora da decisão. No Lidl a mesma quantidade de aveia custa 59 cêntimos, o que, penso eu, faz desvanecer qualquer inclinação para comprar aveia de luxo.
Assim como assim, a verdade é que a aveia tradicional faz já umas papas maravilhosas - e, caso ainda não tenham percebido com esta receita, panquecas também. ;)






Panquecas de Aveia com Queijo Quark (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura/Açúcar Adicionado)
Adaptado daqui
Para cerca de 10 panquecas

Ingredientes:
[  80g farinha de aveia (flocos de aveia triturados; certificada sem glúten para a versão sem glúten)
[  1/2 colher de chá de fermento
[  1/4 colher de chá de bicarbonato de sódio
[  1 pitada de sal
[  150g de queijo quark (ou um iogurte sem lactose / vegetal bem denso para a versão sem lactose)
[  1/2 colher de chá de mel
[  1 ovo
[  150ml de leite (vegetal ou sem lactose para a versão sem lactose)

Preparação:
| Misturar num recipiente os ingredientes secos (farinha de aveia, fermento, bicarbonato de sódio e sal).
| Num recipiente à parte, colocar o quark, o mel e o ovo e bater bem. Adicionar o leite, mexendo até que o preparado fique homogéneo.
| Juntar a mistura líquida aos ingredientes secos e envolver.
| Numa frigideira anti-aderente (ou untada com um pouco de óleo de coco) aquecida, colocar porções de massa (equivalentes a mais ou menos uma colher de sopa) em formato circular. Quando o lado de baixo estiver cozinhado, virar com uma espátula. deixando que o outro lado cozinhe também.
| Retirar a panqueca (preferencialmente para uma grelha, para arrefecer) e repetir o procedimento até que a massa acabe.



A receita a que costumo recorrer sempre que me apetecem panquecas é a de panquecas de aveia e centeio que publiquei há séculos (mais precisamente em 2014 - uau! Já havia computadores nessa altura? :P) e é tão boa que nunca senti necessidade de experimentar qualquer outra. No entanto, quando vi uma receita de panquecas com iogurte no blog A Casinha das Bolachas guardei-a, com a intenção de fazer uma versão de aveia com quark - toda a gente sabe o quão boas costumam ser as receitas com quark. Ainda bem que o fiz! As panquecas ficam muito fofas e saborosas, perfeitas para comer com fruta e um fio de mel (ou virtualmente qualquer outros toppings de que gostem, não vou sugerir manteiga de amendoim e banana porque não me quero tornar repetitiva ;)). Será uma receita repetida muitas vezes (parece que a de aveia e centeio vai ter de aprender a partilhar a atenção) :D
_________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma unidade)
Energia: 51kcal
Proteínas: 3.6g
Hidratos de Carbono: 6.3g 
-       Dos quais açúcares: 1.0g
Lípidos: 1.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.0g
Fibra:  0.9g
Sódio: 29mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 panqueca ou 1/10 da receita). O leite considerado foi o de soja da Alpro, não adoçado. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
______________________________________________________________________

Comentários

  1. Que excelente aspecto.
    Foi comigo a picar a aveia que não gostei nada das panquecas... Bem, tenho que arriscar de outra maneira =)

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Minha querida, já somo duas fãs de aveia! Gosto e uso mesmo muito, embora cá em casa apenas more a aveia em flocos. É a única que se encontra por aqui e na verdade estou tão satisfeita que nunca me apeteceu adquirir outra! Embora tenha curiosidade sobre essas instantâneas. Eu por mim comia papas de aveia todos os dias tal é a sua versatilidade! E também adoro panquecas com aveia! E as tuas estão de fazer inveja! beijinhos

    ResponderEliminar
  3. mas que aspecto delicioso
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Anda cá a casa fazer o pequeno-almoço amanhã, aceito essas panquecas com muito gosto ;)

    ResponderEliminar
  5. O quark fica bem em quase tudo ahaha :P
    Sou suspeita, eu sei que ando viada em queijo quark!
    Estas panquecas ficaram deliciosas e com um aspecto que nos apetece logo devorar algumas!
    Beijinhos Avelã!*

    ResponderEliminar
  6. Uma bela receita de panquecas! Só fico aqui na dúvida se as panquecas são minis ou os morangos mutantes! :D
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Hummm parecem deliciosas. Hoje fiz as de "aveia e centeio" mas só com aveia e para variar coloquei cacau em pó! Só tenho uma coisa a dizer: maravilhosas!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. As tuas panquecas ficam sempre tão lindas !
    Beijinho*
    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Eu gosto tanto de panquecas, como quase todos os dias de aveia e banana (não parece mas durante a semana cuido me :D) mas tenho que experimentar essas ótima sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  10. Ora que bom ter servido de inspiração a estas beldades! Vou replicar e depois conto tudo! Adorei :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ficaram perfeitinhas :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  12. Estas panquecas estão lindas!! também gosto muito de panquecas. Beijinhos
    http://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Como sempre fiquei com vontade de experimentar 😁
    Também adoro aveia 🙌

    ResponderEliminar
  14. Adoro panquecas e estas parecem deliciosas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  15. Olá Avelã,
    Deliciosas panquecas. Gosto muito de aveia e é o meu pequeno-almoço todos os dias...
    O que era um enorme gosto está a ficar mais pequenininho, mas por motivos de saúde
    não devo parar. E faço ainda, imensas variantes de acompanhamento. Não gosto muito da
    aveia instantânea com aquela textura de papa, prefiro a de flocos tipo escocesa e feita no fogão. Esta receita de panquecas vai sr uma boa alternativa, e podendo substituir o queijo por iogurte sem lactose (agora, com maisss anos, fiquei intolerante) é ótimo porque também adoro panquecas. Beijinho

    ResponderEliminar
  16. A massa tanto com iogurte quanto com queijo parece deliciosa. Aliás, acho panquecas bem versáteis para café da manhã e lanche.
    Gostei da sugestão com centeio.
    Abraços e feliz dia.

    ResponderEliminar
  17. Ora aí está uma bela receita de panquecas para experimentar. A última vez que tentei fazer a coisa não correu muito bem... mas julgo que em grande parte a culpa foi da receita! tenho de experimentar esta. :)

    ResponderEliminar
  18. Adoro e fico deliciada a olhar sempre que vejo uma boa receita de panquecas:)

    De aveia são das minhas favoritas, adorei :)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  19. Adoro ver as panquecas assim 'empilhadas' :D :D :D depois ainda tem todo um ar de serem uma delícia, para além de saudáveis!!!
    Vou guardar a receita para experimentar um destes dias ;)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #69 - Pudins Proteicos da Ehrmann (Caramelo, Baunilha, Chocolate e Chocolate-Coco)

Hoje o post é sobre os famosos pudins proteicos da Ehrmann. Sempre que partilho fotos deles recebo perguntas, é infalível - seja acerca do rótulo, do preço, do sabor, dos locais de compra,... Desta forma, achei que o melhor seria escrever um post sobre eles e acabar com as dúvidas de uma vez por todas :) Começo pelas informações básicas: Locais de Compra Para já, os pudins estão disponíveis em poucas superfícies comerciais: fisicamente apenas os encontram nas lojas  Auchan e Primebody Nutrishop (há três, todas em Lisboa). Podem ainda encomendar online pelos respetivos sites, auchan.pt e primebodynutrishop.com . A cadeia Auchan só faz envios para algumas partes do território nacional, mas a Primebody envia para todo o país. Se optarem por encomendar pelo Auchan , os portes ficam a 5,90€ ; que eu saiba são fixos (acho que não há nenhum valor a partir do qual o envio seja grátis). No site da Primebody os portes ficam a 3,99€ , e são grátis para encomendas a part

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito . Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Po