Avançar para o conteúdo principal

Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)


Hoje venho cá deixar rapidamente o estufado que fiz para as refeições da semana. Usei soja pela primeira vez, e apesar de estar um pouco receosa inicialmente a experiência correu muito bem!
Mesmo sendo bem simples, deixo a receita para quem quiser experimentar :)





Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 5 doses

Ingredientes:
[  200g de soja grossa
[  2 cebolas pequenas
[  3 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1/4 pimento vermelho
[  1/4 pimento verde
[  1 tomate
[  Água quente
[  Sal (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Pimentão-doce (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  1 folha de louro
[  1 cenoura pequena
[  500g de brócolos
[  130g de flageolets cozidos (são uma espécie de feijõezinhos verde-claro que comprei no E. Leclerc; podem não usar ou substituir por outro tipo de feijões)
[  Sumo de limão (a gosto)

Preparação:
| Hidratar a soja durante o tempo sugerido na embalagem (no caso da que usei, da Salutem, 1 a 2 horas).
| Na altura de cozinhar, picar a cebola e o alho. Colocar num tacho, juntar um fio de azeite e levar ao fogão a lume baixo.
| Picar os pimentos e juntar ao tacho após alguns minutos. Deixar refogar mais um pouco.
| Partir o tomate grosseiramente e adicionar também, juntamente com um pouco de água quente.
| Depois de o refogado cozinhar bem, transferir tudo para um copo medidor e triturar com a varinha mágica (também podem usar um processador ou liquidificadora).
| Devolver a mistura ao tacho e temperar com o sal, o manjericão, os orégãos, a paprika, o pimentão-doce e a salsa. Juntar também a folha de louro.
| Adicionar mais água quente. Quando voltar a ferver, juntar a soja previamente demolhada e escorrida.
| Cortar a cenoura em rodelas e os brócolos em pedaços, e juntá-los ao tacho depois de a soja cozinhar um pouco (acrescentando mais água se necessário).
| Quando os vegetais estiverem cozidos, adicionar os flageolets e o sumo de limão e envolver. Ajustar temperos se necessário.



Fiquei mesmo fã da soja. O sabor é neutro, mas devido à textura esponjosa ela absorve bastante líquido e acaba por ter um sabor agradável em consequência do refogado e das especiarias. Embora goste de seitan e tofu acho que ambos têm sabores e texturas mais 'estranhos' do que a soja - se nunca provaram nenhum dos 3 talvez seja boa ideia começar pela última, até agora foi a que achei mais parecida a carne (embora não seja tão assim tão semelhante).
O estufado ficou mesmo delicioso, e este género de pratos são a minha comida de conforto de eleição - não sei se já repararam :P
Como podem ver abaixo, o perfil nutricional é bastante interessante para um prato vegetariano, com um teor significativo de proteína. :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 264kcal 
Proteínas: 24.9g 
Hidratos de Carbono: 23.7g 
-       Dos quais açúcares: 9.4g 
Lípidos: 7.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  11.4g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/5 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Que óptima sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto bastante, pena acabar também por não ser saudável.
    Mas essa assim grossa nunca fiz, mas já comi =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por curiosidade, porque é que dizes que não é saudável? Penso que a evidência científica até aponta para uma relação entre o consumo de soja e a diminuição da incidência de alguns tipos de cancro, embora seja sempre difícil retirar conclusões concretas...

      Eliminar
  3. Ola´Gostei da receita. Mas qual a marca de soja grossa certificada sem glúten que utiliza? Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu por norma não costumo presto a esse aspeto quando compro soja. Com a etiqueta 'sem glúten' quero dizer que os ingredientes utilizados são naturalmente isentos, mas não costumo tomar em atenção os vestígios... Até porque quase todos podem ter e muitas vezes até depende do cuidado ao lavar e manusear os produtos (no caso de frescos, por exemplo).

      Eu pessoalmente não sou intolerante, e julgo que mesmo a maioria das pessoas intolerantes conseguem consumir produtos com vestígios sem problemas - se não me engano a sintomatologia é bastante dose-dependente. Daí que considere útil adicionar a etiqueta, apesar de não utilizar em particular marcas que garantam isenção de quaisquer vestígios.

      Peço desculpa por não poder ajudar mais :/

      Eliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…