Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #29 - Soja Estufada com Vegetais e Arroz Basmati com Lentilhas



Esta semana as refeições que preparei foram vegan, e admito que já tinha saudades de pratos deste género. Moderar o consumo de carne é uma coisa que ainda tenho de me esforçar por fazer; apesar disso, gosto mesmo deste tipo de refeições, e adoro experimentar cozinhar novos alimentos.

Ainda faço muitas refeições com carne e peixe, mas tento fazer várias vegetarianas e vegan ao longo da semana. Se, como eu, não se sentem preparados para abdicar completamente dos produtos animais, lembrem-se que há sempre um meio termo - e se não estão habituados, uma refeição vegan por semana já é um bom começo :)

Mas continuando: *os tachos*

Publiquei a receita do estufado durante a semana, podem ver aqui
Como disse no post com a receita, foi a primeira vez que usei soja. A que comprei foi esta:

Comprei no E. Leclerc, para variar - mas há em qualquer supermercado menos no Lidl porque o Lidl é estranho

Tabela nutricional
É um produto interessante para usar como fonte proteica numa refeição vegan. Pessoalmente acho um bocado difícil obter uma quantidade de proteína razoável só através de produtos menos processados (como feijões, lentilhas e etc.), por isso acabo sempre por recorrer a 'substitutos da carne' - tofu e seitan são os que já experimentei e costumo usar. 

Há uns tempos tive uma má experiência com soja, daí ter demorado séculos a experimentar cozinhá-la :P Mas desta vez gostei mesmo, e fiquei contente por ter 'descoberto' uma alternativa para alargar o meu ainda pequeno leque de opções no que toca a refeições vegetarianas. Recentemente também comprei tempeh para experimentar, espero que fique tão aprovado como a soja :)

A soja em si é bastante fácil de preparar. Apenas é preciso demolhar durante 1-2 horas, e depois cozinha-se normalmente.

Antes de demolhar

Depois
Ao ser demolhada ganha volume e fica com uma textura mais mole/esponjosa. Admito que achei o cheiro um pouco forte nesta parte, o que me deixou receosa, mas felizmente depois de pronta a soja não ficou com um cheiro (nem sabor) forte - apenas absorveu o molho e ficou com o sabor deste.

Quanto ao estufado não há muito mais a dizer, porque os restantes ingredientes são básicos; deixo apenas uma foto dos flageolets que referi na receita.

*Flageolets* (Acho que nem vale a pena dizer que comprei no E. Leclerc :P)
Acho que não são muito comuns por cá, antes em França. Mas eu acho-os muito bons, têm uma textura algo crocante e um sabor leve e agradável! Lembram-me um pouco de edamame, não sei se conhecem. Quando estava a pensar no que haveria de usar no estufado lembrei-me que seria giro acrescentar estes feijõezinhos que tinha no armário, e ficaram ótimos :)

E pronto, dou por encerrado o assunto 'estufado'. Acho que já me alarguei demais sobre uma coisa tão simples :P 
Passando para o arroz - usei esta mistura:

E. Leclerc, já sabemos
Comprei em promoção há pouco tempo e achei que seria um acompanhamento interessante. Deixo o rótulo:



Como podem ver, é basicamente arroz basmati com lentilhas adicionadas. As lentilhas são pré-cozidas para que os tempos de cozedura sejam idênticos (se já cozeram lentilhas saberão que demoram mais meio século a cozer que o arroz :P).

Devido à adição de lentilhas, é um pouco menos denso em termos energéticos que o arroz tradicional, e também tem um pouco mais de proteína. Eu fiquei fã: achei o sabor bastante agradável, a preparação não podia ser mais fácil e é ótimo, para variar :)

Já pronto
 E desta vez foi isto. Bem simples, mas delicioso! Para terminar, o prato do costume:

Comi isto 5 vezes esta semana e comia mais 5 sem problemas :P
Mais uma vez, adorei a comida que preparei e não enjoei minimamente! Se experimentarem digam-me o que acharam :D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...