Avançar para o conteúdo principal

Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)


Hoje venho cá deixar rapidamente o estufado que fiz para as refeições da semana. Usei soja pela primeira vez, e apesar de estar um pouco receosa inicialmente a experiência correu muito bem!
Mesmo sendo bem simples, deixo a receita para quem quiser experimentar :)





Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 5 doses

Ingredientes:
[  200g de soja grossa
[  2 cebolas pequenas
[  3 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1/4 pimento vermelho
[  1/4 pimento verde
[  1 tomate
[  Água quente
[  Sal (a gosto)
[  Manjericão (a gosto)
[  Orégãos (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Pimentão-doce (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  1 folha de louro
[  1 cenoura pequena
[  500g de brócolos
[  130g de flageolets cozidos (são uma espécie de feijõezinhos verde-claro que comprei no E. Leclerc; podem não usar ou substituir por outro tipo de feijões)
[  Sumo de limão (a gosto)

Preparação:
| Hidratar a soja durante o tempo sugerido na embalagem (no caso da que usei, da Salutem, 1 a 2 horas).
| Na altura de cozinhar, picar a cebola e o alho. Colocar num tacho, juntar um fio de azeite e levar ao fogão a lume baixo.
| Picar os pimentos e juntar ao tacho após alguns minutos. Deixar refogar mais um pouco.
| Partir o tomate grosseiramente e adicionar também, juntamente com um pouco de água quente.
| Depois de o refogado cozinhar bem, transferir tudo para um copo medidor e triturar com a varinha mágica (também podem usar um processador ou liquidificadora).
| Devolver a mistura ao tacho e temperar com o sal, o manjericão, os orégãos, a paprika, o pimentão-doce e a salsa. Juntar também a folha de louro.
| Adicionar mais água quente. Quando voltar a ferver, juntar a soja previamente demolhada e escorrida.
| Cortar a cenoura em rodelas e os brócolos em pedaços, e juntá-los ao tacho depois de a soja cozinhar um pouco (acrescentando mais água se necessário).
| Quando os vegetais estiverem cozidos, adicionar os flageolets e o sumo de limão e envolver. Ajustar temperos se necessário.



Fiquei mesmo fã da soja. O sabor é neutro, mas devido à textura esponjosa ela absorve bastante líquido e acaba por ter um sabor agradável em consequência do refogado e das especiarias. Embora goste de seitan e tofu acho que ambos têm sabores e texturas mais 'estranhos' do que a soja - se nunca provaram nenhum dos 3 talvez seja boa ideia começar pela última, até agora foi a que achei mais parecida a carne (embora não seja tão assim tão semelhante).
O estufado ficou mesmo delicioso, e este género de pratos são a minha comida de conforto de eleição - não sei se já repararam :P
Como podem ver abaixo, o perfil nutricional é bastante interessante para um prato vegetariano, com um teor significativo de proteína. :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 264kcal 
Proteínas: 24.9g 
Hidratos de Carbono: 23.7g 
-       Dos quais açúcares: 9.4g 
Lípidos: 7.2g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  11.4g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/5 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Eu gosto bastante, pena acabar também por não ser saudável.
    Mas essa assim grossa nunca fiz, mas já comi =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só por curiosidade, porque é que dizes que não é saudável? Penso que a evidência científica até aponta para uma relação entre o consumo de soja e a diminuição da incidência de alguns tipos de cancro, embora seja sempre difícil retirar conclusões concretas...

      Eliminar
  2. Ola´Gostei da receita. Mas qual a marca de soja grossa certificada sem glúten que utiliza? Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Eu por norma não costumo presto a esse aspeto quando compro soja. Com a etiqueta 'sem glúten' quero dizer que os ingredientes utilizados são naturalmente isentos, mas não costumo tomar em atenção os vestígios... Até porque quase todos podem ter e muitas vezes até depende do cuidado ao lavar e manusear os produtos (no caso de frescos, por exemplo).

      Eu pessoalmente não sou intolerante, e julgo que mesmo a maioria das pessoas intolerantes conseguem consumir produtos com vestígios sem problemas - se não me engano a sintomatologia é bastante dose-dependente. Daí que considere útil adicionar a etiqueta, apesar de não utilizar em particular marcas que garantam isenção de quaisquer vestígios.

      Peço desculpa por não poder ajudar mais :/

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t