Hoje venho cá deixar rapidamente o estufado que fiz para as refeições da semana. Usei soja pela primeira vez, e apesar de estar um pouco receosa inicialmente a experiência correu muito bem!
Mesmo sendo bem simples, deixo a receita para quem quiser experimentar :)
Estufado de Soja e Vegetais (Saudável, Vegan, Sem Glúten/Lactose)
Para cerca de 5 doses
Ingredientes:
[ 200g de soja grossa
[ 2 cebolas pequenas
[ 3 dentes de alho
[ Azeite (a gosto)
[ 1/4 pimento vermelho
[ 1/4 pimento verde
[ 1 tomate
[ Água quente
[ Sal (a gosto)
[ Manjericão (a gosto)
[ Orégãos (a gosto)
[ Paprika (a gosto)
[ Pimentão-doce (a gosto)
[ Salsa (a gosto)
[ 1 folha de louro
[ 1 cenoura pequena
[ 500g de brócolos
[ 130g de flageolets cozidos (são uma espécie de feijõezinhos verde-claro que comprei no E. Leclerc; podem não usar ou substituir por outro tipo de feijões)
[ Sumo de limão (a gosto)
Preparação:
| Hidratar a soja durante o tempo sugerido na embalagem (no caso da que usei, da Salutem, 1 a 2 horas).
| Na altura de cozinhar, picar a cebola e o alho. Colocar num tacho, juntar um fio de azeite e levar ao fogão a lume baixo.
| Picar os pimentos e juntar ao tacho após alguns minutos. Deixar refogar mais um pouco.
| Partir o tomate grosseiramente e adicionar também, juntamente com um pouco de água quente.
| Depois de o refogado cozinhar bem, transferir tudo para um copo medidor e triturar com a varinha mágica (também podem usar um processador ou liquidificadora).
| Devolver a mistura ao tacho e temperar com o sal, o manjericão, os orégãos, a paprika, o pimentão-doce e a salsa. Juntar também a folha de louro.
| Adicionar mais água quente. Quando voltar a ferver, juntar a soja previamente demolhada e escorrida.
| Cortar a cenoura em rodelas e os brócolos em pedaços, e juntá-los ao tacho depois de a soja cozinhar um pouco (acrescentando mais água se necessário).
| Quando os vegetais estiverem cozidos, adicionar os flageolets e o sumo de limão e envolver. Ajustar temperos se necessário.
Fiquei mesmo fã da soja. O sabor é neutro, mas devido à textura esponjosa ela absorve bastante líquido e acaba por ter um sabor agradável em consequência do refogado e das especiarias. Embora goste de seitan e tofu acho que ambos têm sabores e texturas mais 'estranhos' do que a soja - se nunca provaram nenhum dos 3 talvez seja boa ideia começar pela última, até agora foi a que achei mais parecida a carne (embora não seja tão assim tão semelhante).
O estufado ficou mesmo delicioso, e este género de pratos são a minha comida de conforto de eleição - não sei se já repararam :P
Como podem ver abaixo, o perfil nutricional é bastante interessante para um prato vegetariano, com um teor significativo de proteína. :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 264kcal
Proteínas: 24.9g
Hidratos de Carbono: 23.7g
- Dos quais açúcares: 9.4g
Lípidos: 7.2g
- Dos quais hidrogenados: 0.0g
- Dos quais saturados: 1.1g
Fibra: 11.4g
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/5 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________
Eu gosto bastante, pena acabar também por não ser saudável.
ResponderEliminarMas essa assim grossa nunca fiz, mas já comi =P
Beijocas
Só por curiosidade, porque é que dizes que não é saudável? Penso que a evidência científica até aponta para uma relação entre o consumo de soja e a diminuição da incidência de alguns tipos de cancro, embora seja sempre difícil retirar conclusões concretas...
EliminarOla´Gostei da receita. Mas qual a marca de soja grossa certificada sem glúten que utiliza? Grata
ResponderEliminarOlá!
EliminarEu por norma não costumo presto a esse aspeto quando compro soja. Com a etiqueta 'sem glúten' quero dizer que os ingredientes utilizados são naturalmente isentos, mas não costumo tomar em atenção os vestígios... Até porque quase todos podem ter e muitas vezes até depende do cuidado ao lavar e manusear os produtos (no caso de frescos, por exemplo).
Eu pessoalmente não sou intolerante, e julgo que mesmo a maioria das pessoas intolerantes conseguem consumir produtos com vestígios sem problemas - se não me engano a sintomatologia é bastante dose-dependente. Daí que considere útil adicionar a etiqueta, apesar de não utilizar em particular marcas que garantam isenção de quaisquer vestígios.
Peço desculpa por não poder ajudar mais :/