Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #36 - Rolo de Peru com Castanhas e Vegetais Assados



Como já mencionei por aqui, as refeições desta semana tiveram um pequeno contratempo, à semelhança das da semana passada - felizmente já tenho todos os ingredientes prontos para as que vou preparar amanhã, por isso em princípio desta vez vai tudo correr como planeado :P

De qualquer maneira, talvez tenha sido pelo melhor - o assado ficou ótimo, e os rolos sempre ficaram mais bonitinhos do que peito de peru inteiro, que era o que tinha pensado fazer :)

Tabuleiros :)
Publiquei a receita dos rolos de peru com castanhas aqui
Apesar de ter publicado a receita, ela é bastante previsível: apenas temperei o peito de peru picado, estendi, recheei e enrolei. Deixo algumas fotos do procedimento e dos ingredientes que usei :)

 A carne já temperada
Costumo receber perguntas sobre onde compro a carne picada, mas a resposta não é muito conveniente, porque o faço num talho pequeno perto de minha casa. Sei que muitos supermercados não picam carne de aves na hora, o que é bastante chato, porque as misturas não só costumam ter aditivos como são por norma feitas a partir de pedaços de carne mais duvidosos. Se o supermercado que frequentam não pica peito de peru, sugiro que perguntem em alguns talhos locais :)

O recheio que usei (do Lidl, para quem não está a par das novidades :P)

Fica o rótulo
Comparando com as mortadelas tradicionais, esta é até interessante - tem um teor de gordura bastante reduzido. Claro que é um produto processado, mas gostei bastante e tenho consumido ocasionalmente :)

Algumas fotos da preparação dos rolos
Admito que até gosto de preparar os rolos, porque ao contrário das tortas (sou um desastre com tortas, já toda a gente sabe) nunca quebram - e é reconfortante saber que se os desfizer posso sempre voltar a juntar a carne e a enrolá-la :P

Já com as castanhas
Conforme referi no post da receita, apenas juntei as castanhas a meio do tempo, porque estas não demoram tanto como o peru a ficar prontas. Quando as coloquei no tabuleiro os rolos já estavam parcialmente cozidos, como aliás dá para ver na fotografia. Usei estas castanhas congeladas, que comprei no Mini Preço:

São bastante caras - um saco de 1kg fica por cerca de 10€ - mas valem totalmente a pena < 3
Não sei quanto a vocês, mas eu sou obcecada por castanhas. Nunca tinha comprado congeladas porque o preço é proibitivo, mas recentemente passei por este saquinho apetecível e não resisti :P

São muito boas e práticas, uma vez que já vêm descascadas. Parece-me que também ficarão ótimas em estufados (sendo honesta parece-me que ficarão ótimas em tudo :P)!

Fica o rótulo, com perfil nutricional e sugestões de preparação
Caso não tenham lido as sugestões de preparação com o devido cuidado, sinto-me no dever de referir que podem prepará-las no microondas em apenas 2 minutos. Eu sei, a vossa vida nunca mais será a mesma. ;)

(é pena que sejam tão caras, se assim não fosse acho que era capaz de começar a comer castanhas ao pequeno-almoço e ao lanche :P)

E pronto, assim se fez um belo assado :D
Para aproveitar o forno ligado, optei por fazer um tabuleiro de vegetais assados como acompanhamento:

Usei feijão verde, cenoura, cebola e pimentos
Apenas juntei sal, manjericão, orégãos e um fio de azeite. Não ficaram com muita cor porque o único pimento vermelho que tinha no frigorífico estava estragado (a minha sorte não anda em altas :P), mas estavam deliciosos :)

Já prontos

E por fim: o prato :D
No último dia lembrei-me de colocar um queijinho babybel fatiado por cima do rolo de peru, e só me arrependi de isso não me ter ocorrido mais cedo.

*Baba*





















Mas pronto, mais vale tarde do que nunca e para a próxima já sei :P

Comentários

  1. Que óptimas refeições!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...