Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #36 - Rolo de Peru com Castanhas e Vegetais Assados



Como já mencionei por aqui, as refeições desta semana tiveram um pequeno contratempo, à semelhança das da semana passada - felizmente já tenho todos os ingredientes prontos para as que vou preparar amanhã, por isso em princípio desta vez vai tudo correr como planeado :P

De qualquer maneira, talvez tenha sido pelo melhor - o assado ficou ótimo, e os rolos sempre ficaram mais bonitinhos do que peito de peru inteiro, que era o que tinha pensado fazer :)

Tabuleiros :)
Publiquei a receita dos rolos de peru com castanhas aqui
Apesar de ter publicado a receita, ela é bastante previsível: apenas temperei o peito de peru picado, estendi, recheei e enrolei. Deixo algumas fotos do procedimento e dos ingredientes que usei :)

 A carne já temperada
Costumo receber perguntas sobre onde compro a carne picada, mas a resposta não é muito conveniente, porque o faço num talho pequeno perto de minha casa. Sei que muitos supermercados não picam carne de aves na hora, o que é bastante chato, porque as misturas não só costumam ter aditivos como são por norma feitas a partir de pedaços de carne mais duvidosos. Se o supermercado que frequentam não pica peito de peru, sugiro que perguntem em alguns talhos locais :)

O recheio que usei (do Lidl, para quem não está a par das novidades :P)

Fica o rótulo
Comparando com as mortadelas tradicionais, esta é até interessante - tem um teor de gordura bastante reduzido. Claro que é um produto processado, mas gostei bastante e tenho consumido ocasionalmente :)

Algumas fotos da preparação dos rolos
Admito que até gosto de preparar os rolos, porque ao contrário das tortas (sou um desastre com tortas, já toda a gente sabe) nunca quebram - e é reconfortante saber que se os desfizer posso sempre voltar a juntar a carne e a enrolá-la :P

Já com as castanhas
Conforme referi no post da receita, apenas juntei as castanhas a meio do tempo, porque estas não demoram tanto como o peru a ficar prontas. Quando as coloquei no tabuleiro os rolos já estavam parcialmente cozidos, como aliás dá para ver na fotografia. Usei estas castanhas congeladas, que comprei no Mini Preço:

São bastante caras - um saco de 1kg fica por cerca de 10€ - mas valem totalmente a pena < 3
Não sei quanto a vocês, mas eu sou obcecada por castanhas. Nunca tinha comprado congeladas porque o preço é proibitivo, mas recentemente passei por este saquinho apetecível e não resisti :P

São muito boas e práticas, uma vez que já vêm descascadas. Parece-me que também ficarão ótimas em estufados (sendo honesta parece-me que ficarão ótimas em tudo :P)!

Fica o rótulo, com perfil nutricional e sugestões de preparação
Caso não tenham lido as sugestões de preparação com o devido cuidado, sinto-me no dever de referir que podem prepará-las no microondas em apenas 2 minutos. Eu sei, a vossa vida nunca mais será a mesma. ;)

(é pena que sejam tão caras, se assim não fosse acho que era capaz de começar a comer castanhas ao pequeno-almoço e ao lanche :P)

E pronto, assim se fez um belo assado :D
Para aproveitar o forno ligado, optei por fazer um tabuleiro de vegetais assados como acompanhamento:

Usei feijão verde, cenoura, cebola e pimentos
Apenas juntei sal, manjericão, orégãos e um fio de azeite. Não ficaram com muita cor porque o único pimento vermelho que tinha no frigorífico estava estragado (a minha sorte não anda em altas :P), mas estavam deliciosos :)

Já prontos

E por fim: o prato :D
No último dia lembrei-me de colocar um queijinho babybel fatiado por cima do rolo de peru, e só me arrependi de isso não me ter ocorrido mais cedo.

*Baba*





















Mas pronto, mais vale tarde do que nunca e para a próxima já sei :P

Comentários

  1. Que óptimas refeições!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…