As refeições para esta semana tiveram de ser parcialmente improvisadas. No domingo à noite coloquei peito de peru a descongelar, com a ideia de o assar com castanhas e fatiar na segunda-feira... Mas na segunda-feira descobri que a carne estava picada.
Podia ter optado por fazer hambúrgueres ou almôndegas, mas - além de estes serem mais chatos de preparar em grandes quantidades - a inclusão de castanhas assadas nas refeições semanais era não-negociável. Ter planeado fazer castanhas só para mudar os planos tão em cima da hora seria uma traição auto-inflingida demasiado grave para ser tolerável :P
Assim sendo, decidi manter o assado e fazer pela segunda vez na vida rolos de carne. O recheio, escolhido à pressa, foi uma embalagem de skyrtadella; caso não conheçam, é uma espécie de mortadela com skyr. Pode parecer um conceito estranho, pelo menos eu achei - mas entretanto provei e achei o sabor agradável, especialmente na versão de pimentos!
Como muita gente mostrou interesse, fica a receita dos rolos improvisados. Fi-los mesmo da forma mais básica possível, mas ficaram ótimos e safaram bem as refeições semanais :)
Rolo de Peru com Castanhas (Saudável, Sem Glúten, Sem Gordura Adicionada)
Para 2 rolos (cerca de 15 fatias cada um)
Ingredientes:
[ 1,4kg de peito de peru picado
[ Sal
[ Alho em pó
[ Pimentão doce
[ Paprika
[ Pimenta branca
[ Salsa
[ Orégãos
[ Manjericão
[ 8 fatias de skyrtadella de pimentos (corresponde a 1 pacote. Comprei no Lidl; podem substituir por outro recheio ou mesmo não usar nada)
[ 1 laranja
[ 800g de castanhas descascadas congeladas
Preparação:
| Temperar o peru picado com o sal, o alho, o pimentão-doce, a paprika, a pimenta, a salsa, os orégãos e o manjericão e misturar bem.
| Colocar uma folha de papel vegetal numa bancada e distribuir por cima metade da carne. Espalhar com as mãos, formando um retângulo.
| Distribuir as fatias de skyrtadella por cima (deixando algum espaço vazio nas bordas; vou deixar fotos do procedimento abaixo). Com a ajuda do papel vegetal, formar um rolo (começando a enrolar por um dos lados mais compridos, e pressionando no fim para fechar o lado oposto).
| Transferir o rolo para um tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Repetir o procedimento para a outra metade da carne.
| Fatiar a laranja e distribuir por cima dos rolos.
| Levar ao forno pré-aquecido a 200 graus durante 20 minutos.
| Ao fim deste tempo, retirar o tabuleiro do forno e adicionar as castanhas congeladas, temperando-as com um pouco de sal.
| Levar novamente ao forno à mesma temperatura até que tanto as castanhas como o rolo estejam cozidos (deve demorar uns 20 minutos extra).
| Retirar as rodelas de laranja e colocar o forno na função tostar até os rolos ficarem dourados (apenas uns minutos; se o forno não tiver essa função podem simplesmente aumentar a temperatura).
O retângulo de carne |
Com o recheio |
Tabuleiro já com os dois rolos prontos a ir ao forno (só faltava juntar a laranja) :) |
Tão bom :D |
Primeiro, é de notar que foi a primeira vez que fiz um assado com castanhas e estas ficaram só a melhor coisa de sempre. Eu já sou por norma fã de castanhas, agora estas prontas a comer e crocantes... Acho que conseguia comer todos os dias durante anos sem enjoar :P
O rolo também ficou ótimo: apesar de muito simples, as especiarias dão-lhe um sabor agradável, e também gostei da textura. Eu por acaso sou fã de carne deste género, mas sei que muita gente acha o peito de peru demasiado seco; se for o vosso caso podem juntar 2 ovos, por exemplo, para ficar mais húmido.
De resto, não há muito por onde errar, e facilmente se prepara várias refeições deliciosas e saudáveis! Caso experimentem, espero que gostem :)
De resto, não há muito por onde errar, e facilmente se prepara várias refeições deliciosas e saudáveis! Caso experimentem, espero que gostem :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 311kcal
Proteínas: 36g
Hidratos de Carbono: 34g
- Dos quais açúcares: 3g
Lípidos: 3g
A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 dose ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________
Eu agora também só faço rolo de frango e da outra vez coloquei lhe lá para o meio, meia alheira =)
ResponderEliminarFicou mesmo bom.
Beijocas
Vou tomar nota!
ResponderEliminar