Avançar para o conteúdo principal

Overnight Oats Proteicas de Morango (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)


Na semana que passou, quando o tempo de Verão ainda não se tinha ido embora de vez (custa acreditar que há uns dias as temperaturas estavam agradáveis :P), aproveitei para fazer mais uma nova versão de overnight oats proteicas. Claro que um pequeno-almoço deste calibre sabe bem esteja a temperatura que estiver, mas quando chega o frio o que apetece mesmo são papas quentinhas e aconchegantes :P
Morango estava mesmo a fazer falta no meu reportório de overnight oats. Esta semana a aveia de morango faz parte das ofertas associadas ao meu cupão na EU (podem ver a campanha aqui - acaba dentro de umas horas!), o que acabou por catalisar a experiência.
Tinha dito que ia tentar partilhar a receita no fim-de-semana, mas não tive oportunidade. Entretanto já se instalou o tal frio que leva uma pessoa preferir papas quentinhas e aconchegantes, mas o que conta é a intenção :P





Overnight Oats Proteicas de Morango (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionados)
Para 1 dose

Ingredientes:

Para as papas de aveia:
[ 15g de farinha de aveia com sabor a morango (usei a da EU Nutrition, que podem comprar aqui com 15% de desconto e ofertas aplicando o cupão euavela15)
[  15g de flocos de aveia
[  65ml de leite (usei magro)
[  100ml de água
[  Parte do iogurte de 1 skyr de morango (usei o skyr de framboesa e morango do Pingo Doce. Podem usar outro, mas recomendo que não usem um cuja calda seja muito espessa - os do Lidl por exemplo não devem resultar muito bem aqui.)

Para a cobertura de chocolate:
[  Parte da calda do skyr de morango 
[  20g de chocolate negro (usei 81% cacau)

Preparação:

Para as papas de aveia:
| Misturar a farinha e os flocos de aveia numa malga (que vá ao microondas).
| Juntar aos poucos o leite e a água, mexendo bem para dissolver a farinha.
| Levar ao microondas durante cerca de 10 minutos, retirando para mexer a cada 2. No final, devem obter umas papas bastante espessas e cremosas.
| Deixar arrefecer durante uns minutos.
| Incorporar o skyr (apenas a parte do iogurte, sem a calda).

Para a cobertura de chocolate:
| Colocar a calda de maracujá do skyr numa malga à parte e aquecê-la no microondas (até ficar quente ao toque).
| Adicionar o chocolate partido em pedaços e mexer vigorosamente para que derreta.
| Cobrir as papas anteriormente feitas com este creme de chocolate.
| Refrigerar durante algumas horas (por exemplo, durante a noite), para que as papas ganhem consistência e a cobertura solidifique.



O resultado ficou muito agradável! Por alguma razão achei que sabia a infância  - acho que associei o sabor a morango ao sabor da parte vermelha do perna de pau, que se não é a vossa definição de infância devia ser :P
A textura ficou bem densa e fofa como sempre, a lembrar um híbrido de um marshmallow com um pudim (receitas fora de série exigem descrições anómalas, que fazer).
O suficiente para me desculpar da ausência de receitas dos últimos tempos, parece-me. ;)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma dose)
Energia: 316kcal 
Proteínas: 20g 
Hidratos de Carbono: 31g 
-       Dos quais açúcares: 12g 
Lípidos: 11g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 6g 
Fibra:  7g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde à totalidade da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Bolo de Spéculoos

  Com quase dois meses de atraso, venho deixar a receita do bolo que fiz para o meu aniversário. Mais pequeno que o habitual, tendo em conta a situação pandémica na altura (nos últimos dois anos não tive muita sorte com o timing do meu dia de anos). Para compensar, fi-lo em modo *overdose de spéculoos*: spéculoos  alegram qualquer situação :D O recheio foi improvisado à última da hora: tinha planeado fazê-lo com natas batidas e creme de spéculoos, mas aqueci o creme para ficar mais fluido e a temperatura fez com que as natas coalhassem. Fiquei sem o único pacote de natas que tinha, mas felizmente sou  exagerada  precavida e tinha meia dúzia de frascos do creme de barrar.  Acabei por desenrascar um recheio misturando-o com o pudim de caramelo da Ehrmann como base, o que de resto prova a minha tese de que há poucas coisas que não se resolvam com um pudim de caramelo da Ehrmann :P Foi tudo pelo melhor, porque ficou delicioso! Deixo a receita para que possam experimentar :)  Bolo de Spécul

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát