Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #54 - Frango Refogado com Cogumelos e Puré de Batata e Couve-Flor



Hoje trago mais uma sugestão de meal prep perfeita para o tempo frio: peito de frango desfiado e refogado com cogumelos, acompanhado de puré :)

Os tachos
Mais uma vez, aproveitei a desculpa de ser outono para fazer comida de fogão :P Em minha defesa, nada bate um bom refogado. ;)

O frango. É muito semelhante àquele que fiz para alguns jantares na semada passada!
 Embora não seja nada de novo, aqui vai a preparação:

Previamente, cozi alguns peitos de frango em água com sal e desfiei-os.

Na hora piquei cebola, alho e pimentos e levei a refogar num fio de azeite. Esperei um pouco e juntei tomate em pedaços e alguma água quente. Deixei cozinhar bem, retirei do lume e triturei tudo.

Devolvi ao fogão e temperei com manjericão, salsa, orégãos, pimentão-doce e paprika (não coloquei mais sal porque o frango já tinha). Esperei que fervesse e adicionei os cogumelos. Uns minutos depois juntei o frango desfiado e deixei refogar mais um pouco.

E pronto. Tão simples e tão bom :)
Passando para a parte do puré
O puré suscitou bastante curiosidade, com muita gente a perguntar-me como fiz. O procedimento foi bem simples: apenas cozi batata e couve-flor em água com sal, escorri e triturei com a varinha mágica. Temperei com pimenta branca e noz-moscada et voilà :)

Nem sequer levei ao lume no fim, como se costuma fazer, porque não me apetecia ter trabalho extra :P De qualquer forma a consistência agrada-me igualmente assim.

Quanto às proporções, usei cerca de 1.5kg de couve-flor para 1.2kg de batata (com estas quantidades rende bastante, não fiz só para mim). 

Ficou delicioso!
Couve-flor não é dos meus vegetais preferidos, mas achei que resultou muito bem aqui. A textura deste puré fica muito cremosa, e mais leve que a de um só com batata. Quanto ao sabor, nota-se um pouco que tem couve-flor, mas não muito - até porque o sabor do próprio vegetal já é bastante neutro. Como disse não sou grande fã e ainda assim adorei o resultado :)

Almoço da semana
Algumas pessoas também ficaram curiosas relativamente à textura do puré aquecido no microondas. Por acaso surpreendeu-me pela positiva, para mim ficou tão bom como fresco! Mas não sou a pessoa mais esquisita com comida aquecida, acho que já deu para perceber :P

Ainda fiz umas coisinhas extra, como na semana passada :)

Medalhões de peixe estufado
Assim como da última vez, fiz refogado a mais; depois de o triturar usei parte para o frango com cogumelos e parte para adiantar outras refeições. Para o peixe foi só mesmo temperar o refogado com sal, colocar no tacho juntamente com os medalhões, tampar e deixar cozer em lume baixo. Ficou muito saboroso :)

Se acham que pescada é aborrecida, experimentem comê-la assim. < 3

Também fiz sopa de couve-flor e cenoura 
Como comprei uma quantidade exagerada de couve-flor para o puré e sobrou, aproveitei para usá-la como base de uma sopa. Coloquei bastante couve-flor e um bocadinho de cenoura para dar cor. Usei a yammi, mas de qualquer forma não tem nada que saber, é só cozer bem os vegetais em água com sal e triturar :)

Serviu para acompanhar o peixe, juntamente com couscous
Caso não conheçam o couscous, é o acompanhamento mais simples da vida: para o preparar apenas é preciso colocá-lo numa malga, cobri-lo com água a ferver (eventualmente temperada com sal) e tapar com um pano durante uns minutos. Fica sempre soltinho e tem um sabor muito agradável!

O volume de água que devem usar é sensivelmente o mesmo que o volume de couscous.

Ainda guardei algum refogado num tupperware :P
Esta não é a fotografia mais glamourosa de sempre, mas não subestimem o poder de um refogado pronto. Virtualmente qualquer prato português pode ser feito em minutos na posse deste poderoso elemento :P 

Utilizei-o para fazer alguns jantares durante a semana, em vez de preparar tudo com antecedência. Fiz:

Favas com ovos escalfados (apenas coloquei uma porção de refogado na frigideira, cozi nele favas e no fim coloquei uns ovos por cima e deixei cozinhar a clara)
Feijoada de feijão vermelho vegetariana (coloquei o refogado num tacho, juntei tofu fumado em tiras, passado um bocadinho adicionei feijão cozido e deixei cozinhar mais uns minutos)

Feijoada de feijão preto vegetariana (igual, mas com feijão preto). Em ambos os casos acompanhei a feijoada com couve-galega salteada :)

Finalmente acabei de partilhar tudo, por isso já podem respirar :P 

Tenho-me organizado bem desta forma: gasto umas horas no domingo ou segunda e depois praticamente não tenho trabalho com as refeições durante a semana. Espero que as minhas sugestões sejam úteis a quem procura fazer o mesmo em menor ou maior grau :)

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...