Avançar para o conteúdo principal

Arroz Doce Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Depois do sucesso do leite creme proteico fiquei com vontade de fazer mais sobremesas tradicionais 'de colher' em versões com whey.
Que a escolha tenha recaído sobre arroz doce não é propriamente inesperado, acredito que seria a opção mais óbvia para muita gente. No entanto, foi uma escolha estranha para mim: não é uma sobremesa que faça parte da tradição na minha família, e como tal nunca provei a versão clássica.
O mais perto que estive disso foi há quatro anos, quando tentei fazer uma versão mais saudável. Mas, modéstia à parte, as minhas capacidades na cozinha melhoraram muito desde essa altura - fico com vergonha de cada vez que me lembro que usei arroz basmati, cujas caraterísticas estão no espetro oposto daquilo que se pretende para esta sobremesa :P
No início deste ano estava cheia de boa vontade e comprei arroz arbóreo de propósito para fazer arroz doce como manda a lei, mas a embalagem ficou perdida no armário durante uns bons meses. Entretanto chegou esta história da quarentena, e uma pessoa no desespero lembra-se de andar a cheirar os armários; a isso juntou-se ter feito o belo do leite creme recentemente, e reuniram-se as circunstâncias perfeitas para a criação esta receita :)
Eu lembro-me de ter gostado da versão de há quatro anos, mas só tenho a dizer... Sem dúvida que as minhas capacidades na cozinha melhoraram muito entretanto :P






Arroz Doce Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para 4 copinhos

Ingredientes:
[  50g de arroz (usei arbóreo; recomendo especialmente esse ou um arroz para risotto, mas em princípio também ficará bem com carolino)
[  350ml de água
[  1 pedaço de casca de limão
[  1 pau de canela
[  75g de whey (usei e recomendo a de gelado de baunilha da EU Nutrition; fica particularmente bem aqui! O cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site. Se quiserem encomendar, há potes de 2kg e sacos de 500g. Os potes grandes costumam ter ofertas acumuláveis com o cupão!)
[  150ml de leite magro
[  2 ovos

Preparação:
| Colocar o arroz, a água, a casca de limão e o pau de canela num tacho pequeno e levar ao fogão a lume médio. Quando começar a ferver, baixar o lume para o mínimo, tampar o tacho e deixar o arroz cozer, mexendo ocasionalmente.
| Desligar o lume quando o arroz estiver cozido e a mistura estiver cremosa (o tempo depende do arroz e do fogão, mas deve andar entre os 30 e os 60 minutos).
| À parte, dissolver a whey em parte do leite. Adicionar os ovos e bater bem com um garfo, para que a mistura fique homogénea. Acrescentar o resto do leite aos poucos, batendo novamente.
| Adicionar esta mistura ao arroz, mexendo vigorosamente para que os ovos não cozam (inicialmente recomendo adicionar mesmo devagar - às colheres -, no fim já podem adicionar em fio).
| Levar o preparado a engrossar em lume baixo, mexendo sempre. Quando estiver com a textura desejada (depois ao arrefecer também ganha consistência, tenham atenção a isso), retirar para copinhos e refrigerar.



Eu sei que estou sempre a repetir-me e a ter opiniões exageradamente entusiasmadas acerca das minhas próprias receitas, mas... Não estão bem a ver o quão bom isto ficou! :D
Docinho, cremoso, com um sabor viciante a canela e limão e uma textura extremamente satisfatória... Juro que enquanto comia estava com dificuldades em assimilar a beleza da minha criação :P
O perfil nutricional é verdadeiramente surpreendente - com 170kcal e 21g de proteína, é melhor do que qualquer barra proteica que conheça. Também tem um teor em gordura bastante reduzido (4g) - que ainda por cima vem de uma fonte interessante (gema de ovo) -, um teor moderado de hidratos de carbono (13g) e apenas 2g de açúcar naturalmente presente.
E o melhor? É delicioso. Já disse que era delicioso? Porque é :P
No passado cheguei a duvidar da potencialidade de arroz doce. Uma pessoa tende a desvalorizar aquelas sobremesas que não fazem parte das que lhe são familiares e com as quais cresceu - mas esta experiência converteu-me à team arroz doce para a vida, se me fizerem uma camisola eu juro que a uso :P

(...Vá, apanharam-me, só digo isto porque já sei que não vou sair de casa tão cedo e ninguém iria realmente testemunhar tal proclamação exagerada do meu amor por arroz doce, claramente a roçar os limites daquilo que seria normal numa relação humano-sobremesa.)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma tacinha)
Energia: 170kcal 
Proteínas: 21g 
Hidratos de Carbono: 13g 
-       Dos quais açúcares: 2g 
Lípidos: 4g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1g 
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma tacinha ou 1/4 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t