quinta-feira, 6 de fevereiro de 2020

Leite Creme Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Esta semana decidi pôr em prática uma ideia na qual andava a pensar há bastante tempo: leite creme numa versão mais saudável. 
As papas com aveia de sabor que costumo fazer já têm umas vibes de leite creme quando uso aveia de bolacha maria e junto canela, mas queria fazer um mesmo a rigor, com direito a ovos, amido de milho e casca de limão.
Depois da boa experiência que foi usar whey em papas, resolvi arriscar numa versão proteica desta famosa sobremesa, aproveitando para usar a apropriada whey de gelado de baunilha - um dos meus sabores favoritos do momento :) 
O resto é história: ficou delicioso, partilhei uma foto, houve imensa gente interessada na receita... E pronto, aqui está ela. Experimentem, acredito que não vos vai desiludir :D






Leite Creme Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para 4 copinhos

Ingredientes:
[  2 ovos
[  20g de amido de milho
[  60g de whey (recomendo imenso a com sabor a gelado de baunilha da EU Nutrition! Há em sacos de 500g e em potes de 2kg. O cupão euavela15 dá-vos desconto em ambas as versões, e ofertas dependendo do valor da compra)
[  500ml de leite magro
[  1 pau de canela
[  1 tira de casca de limão
[  Canela em pó (opcional)

Preparação:
| Num tacho pequeno, colocar os ovos, o amido de milho e a whey. Misturar bem com uma colher de pau, adicionando um pouco de leite se necessário, até a mistura ficar homogénea e sem grumos.
| Adicionar então o restante leite aos poucos, mexendo com a colher.
| Juntar o pau de canela e a casca de limão.
| Levar a lume baixo para engrossar, mexendo sempre.
| Quando a textura estiver cremosa e suficientemente espessa, retirar o tacho do lume e distribuir o creme por copos ou taças.
| Deixar arrefecer, polvilhar com canela (se desejado) e guardar no frigorífico.



Penso que dá para imaginar pelas fotos, mas - caso não seja suficiente - posso dizer-vos que o leite creme ficou meeesmo bom! Super cremoso, com um sabor docinho a baunilha e o clássico travo a canela e limão. Não diria que não tem açúcar nem gordura adicionados, fica mesmo incrível - nas palavras da minha avó, que também provou, 'melhor que isto é impossível' :D
Não tem mesmo nenhum aftertaste estranho nem um sabor artificial, como às vezes acontece quando se usa adoçantes ou whey aromatizada. É simplesmente delicioso. ;)
Devo dizer que parte do mérito é desta whey da EU, que é mesmo boa e tem um sabor natural e nada enjoativo a baunilha! Como referi na receita, existe em saco e em potes grandes de 2kg. Os potes de 2kg costumam ter ofertas associadas, por isso se quiserem encomendar podem aproveitar - por norma vale a pena, porque as ofertas são acumuláveis com as do meu cupão. Se fizerem uso das duas promoções podem receber 15% de desconto + 3 ofertas (do cupão) + as ofertas da whey. Atualmente por exemplo estas são um shaker e uma caixa de barras de amendoim, que se fossem comprar custaria 22,99€!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por um copinho)
Energia: 157kcal 
Proteínas: 19.9g 
Hidratos de Carbono: 11.9g 
-       Dos quais açúcares: 6.6g 
Lípidos: 3.2g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0.7g 
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma dose como a das fotos ou a 1/4 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

3 comentários:

  1. Qualquer dia tenho que experimentar =)

    Só me fazes gastar dinheiro :P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Dá para substituir o amido por polvilho doce? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca experimentei, mas é um bom candidato para substituir o amido de milho por ter uma textura semelhante. E acho que há muita gente que usa para engrossar cremes e molhos :)

      O meu único receio seria que o sabor se notasse, às vezes noto um sabor caraterístico a polvilho nas receitas em que o uso. Mas sendo usado numa quantidade pequena há uma boa probabilidade de isso não acontecer!

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...