Avançar para o conteúdo principal

Produtos #80 - Gelados Proteicos do Pingo Doce (Caramelo Salgado / Chocolate e Biscoito)



O post de hoje é sobre novidades bem fresquinhas, literal e figurativamente: os novos gelados baixos em calorias e ricos em proteína do Pingo Doce.

Foram lançados muito recentemente, e são os primeiros gelados do mercado enriquecidos em whey. Estão disponíveis em dois sabores: caramelo salgado e chocolate & biscoito.

O Pingo Doce já tinha uma gama de gelados light associados à linha Pura Vida, mas estes não pertencem à mesma gama e parecem tentar estabelecer-se com uma imagem diferente, fazendo questão de se demarcar da gama anterior pelo teor em proteína mais elevado.

Cada pote tem 500ml (275g) e custa 3.29€. A informação nutricional é impressionante para um gelado: o pote inteiro do de caramelo salgado, por exemplo, tem 380kcal, 31g de proteína, 31g de hidratos de carbono e 15g de gordura (o outro sabor não se afasta muito disto). Em comparação com os gelados de meio litro habituais (tipo Häagen-Dazs ou Ben&Jerry's), estes apresentam cerca de um terço das calorias e o dobro da proteína por pote.

Caso queiram consultar a lista de ingredientes ou a tabela nutricional, deixo fotografias abaixo. Quanto aos alergénios: ambos os sabores têm lactose, mas o de caramelo salgado é isento de glúten.

Resta dar resposta à pergunta fundamental que toda a gente estará a formular neste momento: mas são alguma coisa de jeito? :P

Segue a minha opinião sobre cada um dos sabores, por ordem de preferência.

1º - Caramelo Salgado


Ingredientes

Informação Nutricional



No caso deste sabor, a resposta é um redondo sim. Não só é um dos melhores gelados light que já provei, como um dos produtos de caramelo salgado que conheço que melhor representa o sabor!

Tem um aroma maravilhoso a caramelo, cortado por um toque salgado bastante notório; achei que a intensidade do sal estava no ponto. O sabor não é nada artificial, e não detetei nenhum aftertaste - nem da whey, nem dos adoçantes. Sabe a caramelo de forma docinha e autêntica!

A textura é ótima: cremosa e relativamente densa (embora menos que a dos gelados habituais). Por vezes os gelados baixos em gordura são demasiado duros, e quando derretem ficam em água - mas não é o caso, este derrete bem e depois de uns minutos à temperatura ambiente fica com uma textura muito boa. 

Ao contrário dos gelados light da Pura Vida, que embora sejam bons têm uma textura tão leve que mais parecem uma mousse gelada, achei que a textura destes era mesmo 'de gelado'. Não exatamente igual à dos gelados habituais, claro, mas num teste cego nunca adivinharia que tinham um teor em gordura tão reduzido.

Como bónus, ainda estão presentes alguns rios de caramelo pelo meio do gelado. Não são tão generosos quanto isso, como seria de esperar dado o tipo de produto; no entanto, são o suficiente para acrescentar uma textura agradável, até porque o caramelo é bem fluido e tem um toque salgadinho viciante! De resto, o gelado em si sabe bastante a caramelo salgado, por isso também não é preciso 'confiar' no caramelo em si para dar sabor. Por vezes parece que os pedaços ou swirls são colocados para mascarar o facto de que o gelado em si não sabe a nada - fiquei com esta impressão no gelado de cookies and cream da Breyers, por exemplo :P Mas aqui não; achei o gelado bastante saboroso.

Em suma, este sabor rebentou com a escala e superou todas as expectativas. Recomendo muito!

Chocolate e Biscoito


Ingredientes

Informação Nutricional



Especialmente tendo em conta os ingredientes e perfil nutricional, também achei que este sabor valia a pena - mas sendo honesta, não é tão escandalosamente bom como o de caramelo salgado.

A textura é idêntica: cremosa, derrete bem, e além de algum molho de chocolate ainda tem um ou outro pedacinho de biscoito. Mais uma vez, o molho e os pedaços chegam para dar um toque diferente, mas não abundam - e talvez isto seja um pouco mais 'criminoso' neste caso, porque o gelado promete ser de chocolate e biscoito, quando na verdade a quantidade de pedaços de biscoito deixa a desejar. Para agravar a situação, o gelado em si não é tão saboroso.

De facto, o gelado de chocolate e biscoito está longe de ser desenxabido, mas em comparação com o de caramelo salgado fica aquém. Sabe a chocolate, mas não de forma propriamente autêntica ou intensa; é um sabor doce e agradável, mas um pouco dissimulado.

Ressalvo que não é mau - já provei por exemplo um gelado de aveia e chocolate do Continente mil vezes pior (sabia a água!) - mas também não é estrondoso. Digamos que vive à sombra do seu irmão de caramelo :P

Era isto que tinha para partilhar hoje - espero que tenham gostado! No geral, diria que esta gama é uma boa adição ao mercado a nível de gelados light, e que vale a pena dar uma oportunidade a ambos os sabores. Mas se só puderem escolher um, já sabem: caramelo salgado :D

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…