Avançar para o conteúdo principal

Semifrio de Chocolate Proteico


Depois da boa experiência que foi o meu primeiro semifrio proteico, de café, tenho vindo a testar muitas variações da receita. Já fiz um com a famosa combinação limão-oreo, bem como um de caramelo salgado e um de piña colada - já para não falar de versões 'no copo', que ficam a parecer uma mousse de tão fofas!
Faltava, é claro, uma versão de chocolate. Apesar de habitualmente preferir sobremesas com sabores como bolacha maria ou caramelo em detrimento de chocolate, este é um dos meus aromas preferidos em whey/caseína - e é inegável que uma sobremesa de chocolate bem feita consegue ser maravilhosa.
Assim sendo, fiz o semifrio que vos trago hoje, que nada menos é que uma explosão de chocolate. Este está presente de 3 formas diferentes: na base (em que usei cereais de cacau), no recheio (em que usei whey de chocolate) e na cobertura (em que usei caseína do mesmo sabor, bem como cacau).
A combinação de sabores e texturas ficou divinal, e o aspeto (modéstia à parte) bem bonitinho. Deixo a receita para que possam experimentar :)





Semifrio de Chocolate Proteico

Ingredientes:

Para a base
[  100g de cereais de cacau (usei os da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site)
[  1 colher de sopa de mel (cerca de 12g; também podem usar geleia de agave ou outro adoçante líquido)
[  2 colheres de sopa de azeite (cerca de 12g)
[  Água (se necessário; usei cerca de 2 colheres de sopa)

Para o recheio
[  8 folhas de gelatina
[  Água fria
[  50ml de água quente
[  100ml de claras de ovo
[  500g de quark natural (queijo fresco batido; podem usar outro iogurte, desde que bem espesso)
[  100g de whey de chocolate (usei a da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site. Há sacos de 500g e potes de 1 ou 2kg; os potes grandes costumam ter ofertas acumuláveis com o cupão!)

Para a cobertura
[  25g de caseína de chocolate (usei a da EU Nutrition; o cupão euavela15 dá-vos desconto e ofertas no site. Há sacos de 500g e potes de 1 ou 2kg)
[  1 colher de café de cacau em pó (cerca de 5g)
[  Água fria

Preparação:

Para a base
| Utilizando um processador de alimentos, triturar os cereais, reduzindo-os a um pó fino.
| Transferir para uma malga e adicionar o mel e o azeite, misturando bem. Juntar um pouco de água se a textura estiver demasiado seca (a mistura deve ficar coesa quando pressionada).
| Colocar o preparado numa forma pequena (usei uma com cerca de 20cm de diâmetro), distribuindo-o uniformemente pela base e pressionando com as mãos para que fique compacto.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos. Deixar arrefecer.

Para o recheio (preparar quando a base estiver fria)
| Demolhar as folhas de gelatina em água fria seguindo as instruções da embalagem (demolhei as minhas durante 10 minutos).
| Espremer bem as folhas, retirando o máximo de água possível.
| Colocar os 50ml de água quente numa malga à parte. Juntar a gelatina espremida, mexendo até esta derreter (em princípio o calor da água basta, mas se necessário podem levar ao microondas a potência média para acabar de derreter - apenas não deixem que ferva!).
| À parte, utilizando uma batedeira elétrica, bater as claras em castelo. Batendo sempre, juntar o quark, depois a whey e por fim a gelatina dissolvida na água quente.
| Colocar esta mistura por cima por cima da base (já fria).
| Levar o semifrio ao frigorífico durante pelo umas horas (para que solidifique).

Para a cobertura (preparar quando o recheio estiver sólido)
| Colocar a caseína e o cacau numa taça e mexer.
| Adicionar água aos poucos, misturando, até obter uma consistência ainda espessa mas homogénea e já cremosa.
| Cobrir o semifrio com este preparado, espalhando-o bem pela superfície com uma colher.
| Levar ao frigorífico mais umas horas antes de desenformar.




Acreditem que ficou ótimo! A combinação da base crocante e pouco doce com o recheio fofo e docinho é sublime, e a cobertura macia com sabor intenso a cacau é a cereja no topo do bolo.
É uma receita bastante simples de fazer, apesar de o facto de ter 3 camadas sugerir que é elaborada. E o perfil nutricional é surpreendente, especialmente tendo em conta que se trata de uma sobremesa deliciosa :D
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 166kcal 
Proteínas: 22.7g 
Hidratos de Carbono: 13.8g 
-       Dos quais açúcares: 6.2g 
Lípidos: 2.8g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 0.6g 
Fibra:  0g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia média ou 1/8 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv