Avançar para o conteúdo principal

Tarte de Flan (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

A receita da tarte de flan proteica que partilhei recentemente foi um sucesso e despertou bastante interesse nas redes sociais, e como já esperava múltiplas pessoas levantaram a inevitável pergunta: é possível substituir a whey?
Algumas foram mais específicas e perguntaram se era possível substituí-la por aveia com sabor. Desta forma, comecei a pensar numa versão que fosse de encontro a estes requisitos.
Trocar a whey por aveia sem fazer nenhuma alteração não me pareceu boa ideia - a tarte de flan é tradicionalmente bem cremosa por ser à base de leite, com uma quantidade moderada de amido de milho para engrossar. Adicionar tanta farinha resultaria numa textura muito mais massuda.
No entanto, pareceu-me bem trocar o amido por farinha de aveia com sabor, que por ser bem fininha me parecia uma ótima candidata ao papel. O seu sabor aromatizado e doce seria particularmente útil para dar sabor à tarte na ausência de whey.
Restava saber se a omissão da whey teria um grande impacto a nível da textura; depois de remover as natas e trocar o leite gordo por leite magro sem penalização visível no resultado final, pareceu-me que a a adição de whey teria sido a responsável pelo o sucesso da receita.
Felizmente, a ideia não se confirmou: a textura ficou bem macia e cremosa, mesmo sem whey!
Deixo a nova versão da receita. Desta vez fiz uma tarte mini, com cerca de metade do tamanho da anterior, por recear que não corresse bem. Evidentemente, arrependi-me da precaução assim que a provei :P





Tarte de Flan (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Ingredientes:
[  750ml de leite magro
[  1 vagem de baunilha (podem substituir por extrato)
[  3 ovos
[  60g de farinha de aveia com sabor (usei a de bolacha maria da EU Nutrition; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15. Evidentemente, a tarte vai ficar com o sabor da aveia que usarem - por isso escolham bem :P)

Preparação:
| Num tacho, colocar o leite. Cortar a vagem de baunilha a meio longitudinalmente e raspar as sementes para o leite. Adicionar também ao tacho as duas metades da vagem vazia.
| Levar o leite ao fogão a lume médio até começar a ferver. Desligar o lume e descartar a vagem de baunilha.
| Colocar os ovos num recipiente grande e bater com uma batedeira elétrica na velocidade máxima durante uns minutos (devem aumentar bastante de volume).
| Diminuir a velocidade para o mínimo e acrescentar a farinha de aveia, parando de bater logo que esta esteja incorporada.
| Juntar a esta mistura o leite fervido, lentamente e mexendo bem com uma vara de arames para que os ovos não cozam.
| Colocar de novo no tacho e levar a lume baixo, mexendo sempre com uma colher de pau até o preparado engrossar (a textura deve ficar semelhante à do leite creme, por exemplo).
| Transferir o creme para uma forma de silicone (ou de alumínio, forrada com papel vegetal) com cerca de 15cm de diâmetro.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 1 hora, ou até que a tarte fique dourada.

Nota: estas quantidades rendem uma tarte pequena. Se quiserem fazer uma maior (do tamanho mais habitual - cerca de 20cm de diâmetro), aconselho-vos a dobrar a receita.



Embora não tão próxima da versão original como a que fiz com whey de baunilha, a minha tarte de flan de bolacha surpreendeu. Ficou densa mas macia, como é habitual nesta sobremesa; o sabor que sobressai é o da bolacha maria, com um toque abaunilhado oferecido pelas vagens.
Nota-se uma ligeira diferença na textura, porque apesar de fina a farinha de aveia não é tão leve como o amido de milho. Mas a diferença é subtil, e a tarte ficou bem cremosa na mesma!
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 177kcal 
Proteínas: 12.5g 
Hidratos de Carbono: 19.3g 
-       Dos quais açúcares: 9.9g 
Lípidos: 5.3g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-     Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  1.3g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia ou 1/4 da receita)Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Bolo de Fécula de Batata (Sem Açúcar/Gordura Adicionados, Sem Glúten, Sem Lactose)

Desde que descobri o xilitol e o eritritol que dou por mim a pensar aleatoriamente em receitas a transformar em versões sem açúcar. Recentemente lembrei-me do bolo de fécula de batata - uma sobremesa que além de simples e deliciosa não tem glúten, lactose, nem gordura adicionada, o que a torna o paraíso das pessoas com alergias/restrições alimentares. Apesar de tipicamente usar essa receita como base de bolos de aniversário recheados, desta vez optei por o deixar brilhar na sua simplicidade. Cozi-o um pouco menos, de forma a deixar uma camadinha húmida por baixo da superfície, e... O resultado está à vista: uma sobremesa tão simples quanto deliciosa, e surpreendentemente saudável. Hoje partilho a receita convosco, para que também possam desfrutar deste milagre dos doces :D Bolo de Fécula de Batata sem Açúcar Ingredientes : [  8 ovos [  250g de xilitol [  150g de fécula de batata Preparação : | Separar as gemas das claras. | Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gem...