Avançar para o conteúdo principal

Estufado de Lentilhas com Tofu (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)


Já tinha a ideia de fazer um estufado deste género há bastante tempo - mais ou menos desde a altura em que fiz a sopa de lentilhas, o prato revolucionário que me levou a fazer as pazes com as lentilhas depois de uma má experiência. Como podem ver pela data da publicação que referi, não fui propriamente rápida a concretizar a ideia - mas dizem que mais vale tarde do que nunca, não é? :P
Ainda tenho a admitir que o processo teve um catalisador: a Origens Bio. A marca enviou-me em Julho alguns produtos novos para experimentar, entre os quais (adivinhem) uma mistura de 3 tipos de lentilhas diferentes. Claro que me ocorreu logo fazer o tal estufado com elas, coisa que finalmente aconteceu esta segunda-feira.
Como é óbvio, agora só me pergunto porque é que não fiz esta receita mais cedo - mas podemos sempre aprender com os nossos erros, e algo me diz que não vai passar tanto tempo até repetir a experiência :)


Com um arroz thai de cenoura divinal :D



Estufado de Lentilhas com Tofu (Saudável, Vegan, Sem Glúten, Sem Lactose)
Para 5 doses pequenas

Ingredientes:
[  100g de lentilhas (usei tricolor da Origens Bio; podem comprar no site com 10% de desconto ao usar o cupão cremedeavelas)
[  Água
[  1 cebola
[  2 dentes de alho
[  Azeite (a gosto)
[  1/4 de um pimento vermelho 
[  1/4 de um pimento verde
[  1 tomate 
[  Sal (a gosto)
[  Pimenta (a gosto)
[  Cominhos (a gosto)
[  Caril (a gosto)
[  Paprika (a gosto)
[  Pimentão doce (a gosto)
[  Salsa (a gosto)
[  150g de tofu
[  150g de brócolos
[  150g de repolho
[  2 colheres de sopa de sumo de limão
[  Molho picante (a gosto)

Preparação:
| 12 horas antes de começar a cozinhar, lavar as lentilhas em água corrente. Colocá-las num recipiente, cobri-las com água e deixá-las a demolhar durante 12 horas.
| Picar finamente a cebola e os dentes de alho e colocá-los num tacho. Acrescentar um fio de azeite, levar ao fogão a lume baixo e deixar refogar.
| Picar também os pimentos; acrescentá-los ao refogado quando a cebola estiver translúcida.
| Desfazer o tomate em pedaços e juntar ao tacho. Temperar tudo com sal, pimenta, cominhos, caril, paprika, pimentão doce e salsa e deixar cozinhar bem, acrescentando se necessário um pouco de água a ferver.
| Triturar tudo utilizando uma varinha mágica (transferi para um copo medidor para triturar. Podem não triturar; eu prefiro fazê-lo porque o molho fica mais cremoso).
| Cortar o tofu em pedaços pequenos e adicionar ao tacho.
| Juntar as lentilhas previamente demolhadas, e água a ferver de modo a cobri-las. Tampar e deixar cozinhar durante cerca de 20 minutos (ainda não devem estar completamente cozidas), acrescentando mais água se necessário.
| Cortar os brócolos em pedaços pequenos e adicionar ao estufado. Deixar cozinhar durante mais 5 minutos. Se necessário, retificar os temperos.
| Cortar o repolho em tiras e acrescentar ao tacho. Deixar no lume mais uns minutos, até o repolho cozinhar ligeiramente (o tempo que devem deixar depende da vossa preferência - eu não deixo muito tempo porque gosto do repolho crocante).
| Retirar o tacho do lume e acrescentar o sumo de limão e o molho picante.


A lista de ingredientes pode parecer extensa, mas na verdade muitos deles são coisas pouco significativas e até opcionais (como as especiarias), e os outros são quase todos simples e comuns! A execução acaba por ser bastante rápida e fácil.
Em termos de sabor, o estufado ficou delicioso e muito reconfortante! Já me estou a ver a comer isto no Inverno (com calor também não sabe mal, mas é diferente) :P Acho que o tofu resulta mesmo bem neste tipo de pratos, porque absorve o molho e adiciona uma textura agradável - pelo menos para quem goste, que é o meu caso. Mas caso prefiram seitan revejam as vossas preferências podem usá-lo em vez do tofu.
Os vegetais também ficam deliciosos, especialmente os brócolos e o repolho! Mas sou parcial, adoro brócolos e repolho neste género de comida.
Como disse, vai ser uma receita a repetir, porque além de todas as qualidades a nível de sabor é bastante completa e versátil :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 177kcal
Proteínas: 11.3g
Hidratos de Carbono: 20.0g 
-       Dos quais açúcares: 3.3g
Lípidos: 7.1g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 1.1g
Fibra:  5.1g
Sódio:  24mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1/5 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. É mesmo comida de conforto! E eu também prefiro tofu. :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Hoje partilho uma receita de lentilhas. Foi a 1ª vez que provei e gostei do sabor,....esse estufado ficou bem apetitoso!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi lentilhas... O meu marido viu a foto e franziu o nariz hahah =P

    Beijocas

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…