Leram bem - esta é a segunda semana consecutiva em que publico um post sobre preparação de refeições, batendo assim em grande o recorde de frequência de publicação na rubrica que era uma vez por ano.
Na semana passada o estufado de grão-de-bico acabou por se revelar muito prático; assim sendo, decidi repetir a estratégia de preparar refeições adiantadas esta semana. O prato eleito desta vez foi um estufado de lentilhas com tofu, que fiz pela primeira vez algo à sorte e resultou muito bem! Provavelmente lembram-se dele, uma vez que publiquei a receita na última quarta-feira, poucos dias depois de o fazer. Também a receita de arroz foi publicada esta semana, embora seja tão simples que quase não merece o título de receita :P
Os tachões de comida, dispostos de forma bastante harmoniosa. ;) |
O estufado é um prato interessante para comer aquecido, tanto porque fica idêntico a quando está fresco como porque é bastante completo: já tem uma boa dose de vegetais incorporados (brócolos e repolho, à parte dos pimentos e cebola do refogado), é relativamente rico em proteína (que vem principalmente do tofu e das lentilhas) e tem também hidratos de carbono (das lentilhas e dos vegetais). Tem ainda o azeite como fonte de gordura, claro :)
Como referi quando publiquei a receita, usei estas lentilhas tricolor da Origens Bio |
Claro que podem usar só um tipo, mas não fica tão variado nem tem tanta piada :P Além disso, já referi que como tenho uma parceria com a marca podem encomendar este e outros produtos com 10% de desconto, bastando para isso utilizar o cupão cremedeavelas.
O arroz também é ótimo para preparar antecipadamente e guardar no frigorífico; mesmo que não preparem qualquer outra coisa, um acompanhamento pronto a aquecer é meio caminho andado para ter uma refeição feita. Além disso, também fica ótimo quando aquecido, e dura bastante tempo no frigorífico :)
Depois de soltar com um garfo < 3 |
Talvez estejam a pensar que o post é um bocado inútil, porque partilhei a receita de ambos os componentes desta preparação de refeições ainda esta semana, mas como não gosto de comer sempre a mesma coisa acompanhei o estufado de maneira diferente em duas ocasiões. Assim sendo, achei que valia a pena partilhar, nem que seja para mostrar que preparar uma refeição em doses grandes não implica comer sempre o mesmo prato :)
Primeiro mostro, claro, 'o clássico'...
Com arroz, acompanhamento que usei em 2 (de 4) dias que comi o estufado :) |
E agora uma alternativa, que fiz para um outro almoço e achei muito boa:
Estufado + trigo sarraceno cozido |
Sei que pode parecer estranho, porque não é um acompanhamento comum - pelo menos não tanto como massa e arroz, ou mesmo couscous, quinoa, etc. Eu própria nunca tinha comido trigo sarraceno desta forma. No entanto, fiquei muito fã, seja pela simplicidade seja pelo sabor!
O que usei era também da Origens Bio (perdoem a repetição, mas eles têm uma gama muito interessantes de produtos deste género) |
Informação nutricional e instruções de preparação |
Como podem ver, para o preparar basta cozê-lo durante 10-15 minutos em água com sal - por isso mesmo se não prepararem com antecedência é uma sugestão prática e que fica pronta num instante.
O sabor não é muito forte, mas é agradável - lembra um bocado o sabor de alguns frutos secos! A textura também é boa, nem demasiado mole nem demasiado dura :)
Quanto à outra sugestão, aqui vai:
Com salsichas de tofu e sementes de abóbora |
Juro que sabe melhor do que parece :P |
Antes de mais, reparem que as salsichas são um produto bastante processado. Não é por serem de tofu que são melhores, pelo contrário: os produtos vegetarianos prontos a consumir têm por norma mais aditivos do que as versões com carne. Podem ser inseridos numa alimentação saudável, como qualquer outro alimento, mas sugiro que moderem o consumo :)
Agora sobre o prato: eu prometo que normalmente nem sou pessoa de fazer misteladas assim, mas tinha umas salsichas destas para usar e pareceu-me ser uma boa combinação :P Cortei-as em rodelas e dourei-as numa frigideira antes de adicionar ao estufado (que aqueci previamente), cobri tudo com sementes de abóbora e pronto, ficou uma refeição muito agradável!
Já agora, as sementes de abóbora são, adivinhem... Da Origens Bio. Eu própria não tinha reparado na quantidade de produtos da marca que usei esta semana até escrever o post, desculpem lá a publicidade exagerada :P
E pronto, era só isto que queria partilhar - para post exageradamente longo já chegou o de ontem. Espero que estejam a achar estas sugestões úteis, ou pelo menos interessantes! :)
Fiquei com vontade de provar!
ResponderEliminarBoa semana,
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
https://www.instagram.com/marysolianimoreira/
É que tem mesmo bom aspecto =)
ResponderEliminarBeijocas
Adoro este tipo de pratos. Daqueles de conforto. Se fosse a minha avó, acompanhava com sopas de pão :D
ResponderEliminarAbraço