Avançar para o conteúdo principal

Frango Recheado com Ricotta e Espinafres (Saudável, Sem Glúten)


A receita de hoje é dos peitos de frango recheados que fiz ontem, em jeito de preparação para a semana (se me seguem nas redes sociais provavelmente já terão visto). Como de costume, fiz em maior dose com o objetivo de ter comida para aquecer nos próximos dias; para ser mais prático para vocês, deixo a receita não com as quantidades que usei mas com uma porção (equivalente a 2/5).
Esta é quase uma não receita - é mesmo muito simples de fazer, e pelo nome já dá para adivinhar o procedimento praticamente todo. No entanto, achei que valia a pena partilhar porque é uma opção deliciosa para uma (ou, no meu caso, várias :P) refeição saudável e prática, e penso que agradará à maior parte das pessoas :)
Acho que até agora só tinha feito uma receita com esta combinação como recheio (a lasanha de ricotta e espinafres), mas sou muito fã. Acho que dá logo outro toque a um prato 'banal' - como é o caso dos peitos de frango assados -, tanto a nível de aspeto como de sabor!
Para acompanhamento do peito de frango fiz millet com abóbora e couves-de-bruxelas assadas, uma combinação que também me surpreendeu pela positiva. Em princípio no Domingo deixarei mais detalhes no post acerca de preparação de refeições do costume, fiquem atentos :)






Frango Recheado com Ricotta e Espinafres (Saudável, Sem Glúten)
Para cerca de 5 doses

Ingredientes:
[  1 dente de alho
[  Azeite (a gosto)
[  100g de espinafres cozidos e bem escorridos (cozi cerca de 150g de espinafres congelados - porque depois de cozer pesam menos - em água com sal; se utilizarem espinafres frescos podem saltear sem cozer)
[  100g de queijo ricotta
[  Sal (a gosto)
[  2 peitos de frango (cerca de 500g)
[  40g de queijo ralado (usei flamengo)

Preparação:
| Picar o dente de alho e colocar numa frigideira pequena. Juntar um fio de azeite e levar a lume médio.
| Quando o alho estiver dourado, juntar os espinafres e saltear durante uns minutos.
| Transferir os espinafres para um recipiente pequeno, juntar o queijo ricotta e temperar com um pouco de sal. Misturar bem.
| Fazer cortes verticais nos peitos de frango (como se se fosse cortar às fatias, mas deixando cerca de 1cm por cortar) e colocá-los num tabuleiro forrado com papel vegetal.
| Utilizar a mistura de ricotta e espinafres para rechear as cavidades cortadas no frango. Cobrir tudo com o queijo ralado e levar ao forno pré-aquecido a 200 graus até o frango estar cozido e o queijo dourado (deverá demorar cerca de 30 minutos, mas depende muito do tamanho dos peitos de frango). É provável que o frango solte alguma água a cozinhar; se tiverem, podem utilizar uma seringa de cozinha para retirar esta água do tabuleiro. Se não tiverem, tentem escorrer o melhor que possam.

Nota: Caso pretendam que a receita seja estritamente isenta de glúten devem verificar que nenhum ingrediente contém vestígios.



Eu vou admitir que, apesar de adorar peito de frango grelhado ou salteado aos pedaços, não costumo ser fã deste quando é cozido ou assado inteiro. Acho sempre que fica a cheirar/saber a canja, o que não é bom para mim porque não gosto de canja :P
Mas - claro que tinha de haver um mas - ficou simplesmente fantástico assim! A 'atração' principal é o recheio, pelo que o prato fica delicioso, nada enjoativo e sem saber a canja (melhor parte) :)
A mistura de ricotta com espinafres é mesmo viciante: cremosa por causa do queijo e com um sabor leve a alho por causa dos espinafres salteados. Acreditem em mim, o resultado é divinal! Não deixem de experimentar, até porque não dá trabalho nenhum :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por 1 dose)
Energia: 185kcal
Proteínas: 27.1g
Hidratos de Carbono: 1.6g 
-       Dos quais açúcares: 0.1g
Lípidos: 7.9g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 2.4g
Fibra:  0.5g
Sódio:  264mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde uma dose ou 1/5 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Adoro a combinação de ricota com espinafres! Vou guardar esta para experimentar (=

    ResponderEliminar
  2. Talvez tivesse que substituir os espinafres, mas tem um aspecto divinal =)
    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t