Avançar para o conteúdo principal

Preparação de Refeições #6 - Tofu com Cebolada de Pimentos e Vegetais Assados com Batata-Doce



Como referi que faria na sexta-feira, deixo-vos hoje o habitual post de preparação de refeições. Nesta última semana a minha escolha foi novamente vegan, sendo a fonte de proteína o meu 'substituto de carne' favorito até ao momento: tofu.

Desta vez fiz a preparação no forno, para variar e porque tinha menos tempo (comida  de forno exige menos atenção).

Tabuleiros pré-forno

Tabuleiros pós-forno :)
Para quem não viu, a receita deste tofu foi publicada na sexta-feira. De uma forma simplificada, apenas levei o tofu um bocadinho ao forno, preparei uma cebolada com pimentos no fogão e depois usei-a para cobrir o tofu e levei o tabuleiro ao forno novamente.

Não é para me gabar, mas ficou bastante bonito :P

O tofu que usei
Achei este tofu da Seara prático para quem, como eu, pretende usar uma grande quantidade - vem em embalagens de 500g, por isso além de ficar mais barato poupa-se plástico e o trabalho de abrir imensos pacotes :P

A nível de ingredientes é bom, mas de qualquer modo os ingredientes do tofu costumam ser sempre deste género: soja, água e coagulante. É também costume serem biológicos.


Eu usei 3 embalagens, num total de 1,5kg (nada exagerado :P). Como referi no próprio post, coloquei na receita apenas 1/3 das quantidades que usei, de forma a ser mais prático para quem não planeia fazer tantas refeições disto.

O tofu às tirinhas no tabuleiro, antes de ir ao forno :)

E a cebolada < 3 (estou viciada nestas cores!)

Quanto aos vegetais, fiz mesmo da maneira mais simples possível, mas como algumas pessoas me perguntaram posso dizer aqui como fiz.

Apenas lavei bem todos os ingredientes (usei brócolos, espargos e batata-doce) e cortei em pedaços  - convém que a batata-doce seja cortada em cubos pequenos, caso contrário vai demorar mais a cozer do que o resto. Dispus tudo num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e juntei um fio de azeite, sal, manjericão e orégãos; podem pôr outras ervas/especiarias a gosto, mas pessoalmente acho que estas são as que ficam melhor. Depois foi só levar ao forno pré-aquecido a 200 graus! Fui abrindo o forno para mexer a cada 15 minutos, de forma a que tudo cozesse uniformemente. Demorou cerca de uma hora no total até estar pronto, mas depende muito da quantidade que fizerem - como vêem pelas fotos, o meu tabuleiro tinha uma bela carga de vegetais, e por isso teve de ficar bastante tempo no forno! O melhor é irem provando para verem como está, e retirarem quando vos parecer que tudo está suficientemente cozido :)

Escolhi assar brócolos e espargos porque acho que ficam especialmente bem feitos desta forma, mas podem usar qualquer vegetal de que gostem. Juntei ainda batata-doce, que também fica deliciosa assada - até me faz lembrar castanhas, não me perguntem como :P

O tofu esteve no forno durante mais ou menos o mesmo tempo - na receita referi 20 minutos, porque seriam suficientes se o tabuleiro não estivesse a dividir o forno com os vegetais e a dose que fiz não fosse tão grande. Este prato é uma boa escolha para dividir o forno com os vegetais porque 'espera', ou seja, não exige grande rigidez no tempo que o deixamos no forno. Tanto o tofu como a cebolada estão pré-cozidos, por isso variações no tempo que fica no forno só fazem com que fique mais ou menos dourado! 

No prato :)
Desta vez não fiz mesmo variação nenhuma no acompanhamento, tanto porque não tive tempo como porque fiz uma dose bastante grande de ambos os componentes. Comi portanto 5 refeições iguais às da foto acima, uma por cada dia da semana (almoço ou jantar, dependendo do que me era mais conveniente). Também já me têm perguntado se não me canso de comer a mesma coisa tantas vezes, mas a verdade é que não - até porque só faço coisas de que gosto bastante, não é de todo um sacrifício para mim comê-las em 5 dias seguidos. Além disso, como mudo de semana para semana acaba por não ser assim tão repetitivo :)

Espero que tenham gostado da sugestão desta semana. Infelizmente acabou na sexta-feira, por isso amanhã lá terei de preparar uma nova 'mesada' para a semana :P

Comentários

  1. Adoro legumes no forno e faço muitas vezes, acho que todas as combinações resultam, mas gosto de lhes misturar maçãs! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Que ricas sugestões,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto de tofu, mas só o fumado.

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t