Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Fécula de Batata com Creme de Pasteleiro de Café


Já sabem que os meus bolos de aniversário de eleição são o bolo alemão e o pão de Ló com recheio de chantilly e morangos (ou a versão com pêssego de lata). Sempre que alguém faz anos e preciso de fazer um bolo a minha escolha recai sobre um desses dois: são simples, saem sempre bem e quase toda a gente gosta.
Assim sendo, e como um spin-off de um clássico nunca sai mal (pronto, sai quase sempre mal, mas vocês percebem a ideia :P) decidi fazer uma versão de café do bolo alemão.
Fiz o bolo igual, mas substituí o creme de pasteleiro de baunilha por uma versão de café. Como quase todas as sobremesas com café que faço, foi um grande sucesso - por isso fica a receita para a posterioridade, e para quem quiser experimentar também :)





Bolo de Fécula de Batata com Creme de Pasteleiro de Café
Creme de pasteleiro adaptado daqui
Bolo adaptado daqui

Ingredientes:

Para o creme de pasteleiro:
[  550ml de leite meio-gordo
[  4 pacotes individuais de café expresso instantâneo (7,5g)
[  1/2 colher de chá de essência de baunilha
[  1 pitada de sal
[  3 ovos
[  150g de açúcar
[  45g de amido de milho
[  20g de manteiga sem sal

Para o bolo:
[  8 ovos
[  250g açúcar
[  150g de fécula de batata

Para a montagem:
[  Amêndoa granulada tostada (a gosto; podem omitir ou trocar por outra decoração ao vosso gosto)

Preparação:

Para o creme de pasteleiro:
| Num tacho, ferver o leite com o café em pó, a baunilha e o sal.
| Num outro recipiente, bater (usando um garfo) os ovos com o açúcar e o amido de milho.
| Juntar o leite ao preparado dos ovos aos poucos, mexendo vigorosamente para que estes não cozam.
| Colocar a mistura de novo no tacho e levar ao lume. Deixar engrossar, mexendo sempre, até obter a consistência desejada.
| Desligar o lume e juntar a manteiga. Misturar até que derreta (caso tenha ficado com alguns grumos, podem neste ponto dar uns toques com a varinha mágica).
| Transferir para um recipiente hermético. Cobrir a superfície com película aderente e deixar arrefecer completamente. Tampar e refrigerar durante pelo menos umas horas.

Para o bolo:
| Separar as gemas das claras.
| Utilizando uma batedeira elétrica, bater as gemas com o açúcar durante 15 minutos.
| Num outro recipiente, bater as claras em castelo, também com a batedeira elétrica (depois de lavar as pás).
| Adicionar as claras às gemas em pequenas porções, envolvendo-as de forma delicada com uma espátula.
| Peneirar algumas colheres de sopa de cada vez da fécula de batata para a mistura. Misturar cuidadosamente a cada adição.
| Dividir a massa por duas formas redondas, de tamanho médio e forradas com papel vegetal. Levá-las ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 a 30 minutos (podem fazer o teste do palito). Aconselho a trocar os tabuleiros a meio do tempo.

Para a montagem:
| Colocar num prato grande uma das camadas de bolo.
| Cobrir com cerca de metade do creme de pasteleiro.
| Por cima, colocar a outra camada de bolo.
| Cobrir com o restante creme e decorar com a amêndoa.

Antes de montar :)

Não tenho fotografias de fatias porque o bolo foi comido na festa de aniversário, maaas têm de acreditar em mim quando digo que elas estavam mesmo com um aspeto tentador! A parte do bolo fica bem fofa, e o creme de pasteleiro fresquinho a escorrer combina na perfeição com a textura.
Pessoalmente, acho os cremes de pasteleiro muito melhores e menos enjoativos do que os cremes de manteiga, apesar de não ficarem tão perfeitinhos. E esta versão de café ficou ótima, se são fãs de café têm mesmo de experimentar :)

Comentários

  1. Tem muito bom aspecto, mas tem café e não gosto =P

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv