Avançar para o conteúdo principal

Bolo Crocante de Café e Mousse de Chocolate (Saudável, Sem Gordura Adicionada)


Nunca me entusiasmei muito com a confeção de bolos de camadas - há duas receitas deste tipo que faço bastantes vezes em aniversários (o bolo alemão, com recheio de creme de pasteleiro, e o bolo tipo pão de Ló com recheio de chantilly e fruta), mas não me costumo aventurar em novas experiências.
Em particular, nunca tinha tido grande vontade de fazer uma versão saudável de um bolo de camadas - como podem facilmente constatar no índice de receitas, quase todos os bolos 'mais saudáveis' que faço são daqueles básicos, sem recheio nem cobertura.
No entanto, recentemente surgiu-me a ideia de fazer um bolo de chocolate com recheio crocante com um menor teor de gordura e açúcar, até mais pelo desafio. Uns dias depois pus a ideia em prática, e o resultado é o que vêem nas fotos. Algo me diz que vou começar a fazer mais bolos de camadas... :)





Bolo Crocante de Café e Mousse de Chocolate (Saudável, Sem Gordura Adicionada)

Ingredientes:

Para o bolo
[  6 ovos
[  50g de mel
[  200g de courgette descada e triturada
[  50g de chocolate negro (usei 70% cacau)
[  80g de polvilho doce
[  50g de farinha de amêndoa
[  20g de cacau magro em pó
[  1 colher de café de café instantâneo em pó

Para o recheio
[  3 ovos
[  20g de mel
[  100g de chocolate negro (usei 70% de cacau)

Para a montagem
[  135g de chocolate negro com recheio de bolacha da EU Nutrition (podem comprar aqui com 15% de desconto usando o meu cupão, euavela15; 135g corresponde a um chocolate e meio)

Preparação:

Para o bolo
| Separar as gemas das claras.
| Às gemas, adicionar o mel e a courgette triturada e bater bem com uma vara de arames.
| Numa malga a parte, colocar os 50g de chocolate, partido em pedaços. Levá-lo ao microondas a potência média até derreter, retirando frequentemente para misturar (podem derreter em banho-maria, se preferirem).
| Incorporar o chocolate derretido no preparado das gemas, aos poucos e mexendo bem para que não solidifique em fios.
| Adicionar à mistura anterior o polvilho, a farinha de amêndoa, o cacau e o café em pó e voltar a bater até o preparado ficar homogéneo.
| À parte, bater as claras em castelo (com uma batedeira elétrica). Adicioná-las aos poucos à mistura anterior, envolvendo-as cuidadosamente com uma espátula.
| Dividir o preparado por duas formas forradas com papel vegetal e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 20 minutos, ou até os bolos estarem cozidos (podem fazer o teste do palito).

Para o recheio (mousse) (preparar quando o bolo já estiver frio)
| Separar as gemas das claras e colocar ambas em recipientes grandes.
| Adicionar o mel às gemas e misturar com uma vara de arames.
| Partir os 100g de chocolate negro aos pedaços e colocá-lo numa malga. Levá-lo ao microondas a potência média até derreter, retirando frequentemente para misturar (novamente, também podem derreter em banho-maria).
| Adicionar o chocolate derretido aos poucos à mistura das gemas, misturando bem. O chocolate não deve estar muito quente para não solidificar em fios; caso esteja deixem arrefecer um pouco, mexendo ocasionalmente. É possível que depois de juntar o chocolate às gemas a mistura fique demasiado densa, especialmente se estiver frio; caso isso aconteça podem aquecer um pouco a mistura colocando o recipiente dentro de um maior com água quente (tipo banho-maria, mas sem levar ao lume).
| À parte, bater as claras em castelo. Envolver aos poucos na mistura anterior, com cuidado para não retirar muito ar.

Para a montagem
| Transferir um pouco menos de metade do recheio preparado para outro recipiente.
| Picar grosseiramente 90g do chocolate de bolacha (1 embalagem) e juntar a este último recipiente (o que tem menos mousse). Envolver bem.
| Cortar as extremidades dos bolos de forma a que fiquem completamente circulares, reservando as aparas. Colocar um dos bolos num prato liso.
| Por cima deste, colocar a mistura de mousse com chocolate de bolacha e espalhar bem. Cobrir com o outro bolo.
| Cobrir o bolo todo com a restante mousse, com a ajuda de uma faca (também coloquei mousse nas laterais, mas não muita).
| Fazer migalhas com as aparas de bolo reservadas. Utilizá-las para cobrir as laterais do bolo (devem ficar bem fixas por causa da mousse).
| Picar o restante chocolate de bolacha (45g, ou 1/2 embalagem) e utilizá-lo para decorar o topo do bolo.
| Refrigerar durante pelo menos umas horas antes de servir.

O recheio :)




Este é, sem exagero, um dos melhores bolos de chocolate de camadas que já comi - o bolo é fofo e saboroso, e a mousse do recheio cremosa e com um sabor intenso mas docinho. Os pedacinhos de chocolate crocante acrescentam um toque divinal, mesmo a nível de sabor (o chocolate de bolacha da EU é ótimo) - e o resultado disto tudo é simplesmente viciante, como já devem imaginar :P
Sem dúvida que dá mais trabalho do que um bolo normal, que é só fazer e pôr no forno, mas o resultado também é completamente diferente (bem mais pecaminoso)!
A nível de macronutrientes claro que o bolo não é perfeito, mas tem até um teor significativo em proteína e uma quantidade moderada de gordura, hidratos de carbono e açúcar para o que é (bolos de camadas costumam ter bastante manteiga e açúcar refinado). Eu própria como, por vezes, bolos 'menos saudáveis', e acredito que também podem ser inseridos na alimentação sem que 'façam mal', desde que sem exagero. Mas este é bem mais macro-friendly - e, como já disse, não fica de todo a perder a nível de sabor :)

(Quanto a possíveis substituições para o chocolate de bolacha - eu acho que ele fica mesmo perfeito no bolo, porque tem uma textura e sabor que combinam bem com a mousse, mas se não quiserem comprar podem substituir por outro ingrediente crocante - por exemplo, bolachas, cereais ou até frutos secos!)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 304kcal
Proteínas: 11.6g
Hidratos de Carbono: 27.5g 
-       Dos quais açúcares: 11.8g
Lípidos: 16.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 7.3g
Fibra:  3.1g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia  ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Eu ao não gostar de nada que saiba a café, nem vale a pena.
    Mas os meus parabéns pelo aspecto =D

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Este bolo está um espanto, desde a primeira fotografia que vi que me babo cada vez que o vejo! :)
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t