Avançar para o conteúdo principal

Bolo de Abóbora no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)


Hoje trago mais uma receita extremamente inovadora, que não é de todo o mesmo bolinho de microondas de sempre feito com um novo vegetal. ;)
Em minha defesa, esta receita fica maravilhosa com qualquer alteração que faça, e acabo por  ficar deslumbrada com cada nova versão e decidir publicá-la. Normalmente a decisão acontece quando estou a comer bolo quentinho coberto com chocolate negro ao lanche - situação propícia a epifanias, vá-se lá saber porquê :P
E pronto, aqui fica mais uma variedade de bolinho. Para quem não está a par, também já publiquei uma versão com cenoura e uma versão com courgette (e ainda outra versão com courgette, com ovo inteiro em vez de claras). São das receitas que mais faço, e se experimentarem vão perceber porquê :)





Bolo de Abóbora no Microondas (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)
Para um bolinho individual

Ingredientes:
[  100g de abóbora crua descascada (usei abóbora manteiga)
[ 20g de farinha de aveia com sabor (recomendo vivamente a de bolacha maria da EU Nutrition, que podem comprar com 15% de desconto usando o meu cupão - euavela15)
[  100ml de claras

Preparação:
| Utilizando um processador, liquidificadora ou varinha mágica, triturar todos os ingredientes (abóbora, aveia e claras).
| Transferir o preparado para uma malga (ou outro recipiente apto para ir ao microondas) e levá-lo ao microondas a potência máxima durante 2-3 minutos, ou até que esteja cozido (o melhor é irem tirando e vendo como está - o tempo varia muito de microondas para microondas).



A textura do bolo é semelhante à dos anteriores: fofa e húmida, nada seca como por vezes acontece com os bolos de microondas. Tem um sabor docinho a abóbora, que combina muito bem com o chocolate negro e é perfeito para quem gosta de bolos de abóbora! 
A razão pela qual recomendo especialmente este sabor de aveia da EU é (além de ser o melhor de sempre, isso já toda a gente sabe) achar que combina particularmente bem com a abóbora, resultando num bolo de sabor mais clássico e sem uma mistura confusa de sabores. No entanto, é claro que podem usar outros sabores ao vosso gosto; aposto que coco ou choco-avelã, por exemplo, ficarão ótimos :)
Só não recomendo trocar por aveia normal, porque nesse caso o bolo não vai ficar doce - só ligeiramente, por causa da abóbora, mas não é suficiente. Podem optar por adoçar com outro ingrediente (açúcar, mel, adoçante,...), mas não será a mesma coisa!
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (pelo bolinho inteiro)
Energia: 174kcal
Proteínas: 14.8g
Hidratos de Carbono: 26.0g 
-       Dos quais açúcares: 3.1g
Lípidos: 1.6g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 0.2g
Fibra:  4.0g

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 bolinho ou a totalidade da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real.
____________________________________________________________________________

Comentários

  1. Adoro receitas para o micro ondas!
    Bom fim-de-semana,
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Já há muito tempo que não faço um bolinho no micro =)

    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t