Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de Oreos Brancas e Caramelo (Saudável)

Hoje partilho mais uma receita de uma sobremesa que fiz recentemente: um cheesecake de forno, mais saudável que os tradicionais mas muito pecaminoso na mesma :)
Depois do cheesecake de oreo lembrei-me de fazer uma versão parecida com a versão branca das bolachas. Obviamente, tive de meter caramelo ao barulho - baunilha sem caramelo não é a mesma coisa. E o resto é história :)






Cheesecake de Oreos Brancas e Caramelo (Saudável)

Ingredientes:

Para a base:
[  Parte de bolacha de 8 oreos proteicas de baunilha da EU Nutrition (o recheio será utilizado na outra camada)
[  2 colheres de sopa óleo de coco (podem usar azeite, por exemplo, mas o sabor é mais forte; usei também o da EU Nutrition)
[  3 colheres de sopa de água

Para o recheio:
[  4 ovos
[  500g de queijo quark (ou um iogurte bem denso, como skyr)
[  Parte do recheio das 8 oreos proteicas (cuja bolacha foi usada na base)
[  2 scoops de whey (usei de baunilha e canela da EU também, e aconselho sabores semelhantes: baunilha, chocolate branco,...)
[  2 colheres de sopa não muito cheias de polvilho doce ou azedo (cerca de 30g)
[  1 colher de chá de extrato de baunilha (opcional)

Para a cobertura:
[  4 oreos proteicas de baunilha
[  80g de mel
[  40g de manteiga de amendoim (de preferência cremosa e 100% amendoim; usei a da EU Nutrition)
[  2 colheres de sopa de leite (pode ser magro, vegetal, sem lactose,...)

Preparação:

Para a base:
| Triturar as bolachas (já sem o creme) num processador ou liquidificadora até que se obtenha um pó fino. Adicionar o óleo de coco e a água e misturar bem.
| Transferir o preparado para uma forma pequena (preferencialmente de fundo amovível) e pressionar bem com as mãos humedecidas, para que a base fique compacta.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 10 minutos.

Para o recheio:
| Bater os ovos até que fiquem fofos e esbranquiçados (demora uns 2-3 minutos).
| Batendo sempre, adicionar o queijo quark, o recheio das bolachas, a whey, o polvilho e o extrato de baunilha, incorporando bem cada ingrediente antes de adicionar o próximo.
| Colocar o recheio sobre a base (não é preciso que esteja fria) e levar ao forno novamente (ainda a 180 graus) durante cerca de 30 minutos. Deixar arrefecer e guardar no frigorífico.

Para a cobertura:
| Quando o cheesecake estiver frio, partir as quatro oreos em pedacinhos e cobri-lo com estas.
| Para fazer o caramelo, colocar o mel num tacho pequeno e levar a lume médio. Deixar fervilhar durante cerca de 1 minuto, retirar do fogão, adicionar a manteiga de amendoim e mexer bem.
| Levar novamente a lume médio, mexendo sempre, e deixar a mistura ferver durante cerca de 2 minutos.
| Retirar do lume e adicionar o leite, mexendo vigorosamente.
| Cobrir de imediato o cheesecake (já com as bolachas por cima) com este caramelo. Refrigerar novamente.



Antes de mais, quero referir que as oreos proteicas estão esgotadas no site da EU Nutrition. Algumas pessoas perguntaram por elas, mas a verdade é que eu já as tinha desde o Verão passado - no site estão fora de stock há muito tempo. É pena, porque são ótimas e dão para fazer sobremesas maravilhosas, mas não faço ideia de quando voltarão :/
Optei por publicar a receita na mesma porque algumas pessoas pediram, e também porque é facilmente adaptável - podem usar outras bolachas, ou então fazer uma base com flocos de aveia, por exemplo. Se quiserem inspiração para mudar a receita, espreitem as outras receitas de cheesecakes que tenho no índice de receitas :)
Quanto ao veredicto: o cheesecake ficou tããão bom! A base crocante, o recheio com saborzinho a baunilha e a cobertura caramelizada são a melhor tripla de sempre. A repetir :D
Nutricionalmente é uma sobremesa interessante, com teor de açúcar moderado e bastante proteína. Claro que continua a ter produtos processados (as bolachas :P), e que não é preciso substituir sempre aquilo que nos apetece comer por versões saudáveis, mas é uma opção com um perfil mais equilibrado :)
____________________________________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 270kcal
Proteínas: 20.5g
Hidratos de Carbono: 20.3g 
-       Dos quais açúcares: 10.4g
Lípidos: 11.5g 
-          Dos quais hidrogenados: 0.0g
-     Dos quais saturados: 6.2g
Fibra: 3.8g
Sódio: 299mg

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a 1 fatia ou 1/10 da receita). Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. 
____________________________________________________________________________

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t