Avançar para o conteúdo principal

Arroz Basmati com Pimentos e Especiarias (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionada)


Esta semana voltei a fazer arroz como acompanhamento das refeições que preparei para a semana. É a terceira vez que a escolha recai sobre este desde que comecei a fazer esta preparação, mas a culpa não é minha - além de ser delicioso, o arroz (especialmente o basmati) é incrivelmente fácil de preparar, sai sempre bem e fica ótimo aquecido!
Desta vez decidi usar pimentos e algumas especiarias para dar cor e sabor, e ficou com um aspeto adorável, modéstia à parte :P Não carreguei muito nas especiarias - particularmente no caso da curcuma, porque não costumo usar -, mas ainda assim já chegou para dar uma corzinha ao arroz e um sabor diferente :)





Arroz Basmati com Pimentos e Especiarias (Saudável, Sem Glúten/Lactose, Sem Gordura Adicionad

Ingredientes:
[  300g de arroz basmati
[  150g de pimento (usei pimentos mini, laranja e vermelhos)
[  Sal (a gosto; usei 1/3 de colher de chá, mas eu gosto de comida pouco salgada)
[ 1 colher de café de pimentão doce
[ 1 colher de café de paprika
[ 1/2 colher de café de mistura de curcuma e pimenta preta (é da EU Nutrition, por isso se encomendarem e aplicarem o cupão euavela15 têm desconto e ofertas - espreitem o final do post! Caso queiram, podem usar 1/2 colher de café de curcuma + 1 pitada de pimenta preta em substituição da mistura)
[  550ml de água (+ a necessária para demolhar o arroz)
[  1/4 de cebola
[  1 dente de alho
[  1 folha de louro
[  1 pedaço de casca de limão

Preparação:
| Demolhar o arroz durante cerca de 3 horas (ou mais).
| Picar finamente o pimento.
| Escorrer o arroz e juntar-lhe o sal, as especiarias (pimentão doce, paprika e mistura de curcuma e pimenta preta) e o pimento picado.
| Ferver os 550ml de água com a cebola, o alho, o louro e a casca de limão.
| Retirar a cebola, o alho, o louro e a casca de limão da água a ferver; juntar a esta o arroz misturado com os pimentos e as especiarias e tampar a panela.
| Deixar cozer a lume brando durante cerca de 10 minutos. Decorrido este tempo, desligar o lume e, sem destampar, deixar repousar durante mais 5 minutos.
| Soltar o arroz com um garfo antes de servir.



Como disse não coloquei muitas especiarias, por isso se não estão habituados penso que irão gostar na mesma: nota-se o sabor, mas é bastante leve. Eu acho que ficou muito bem assim, mas se gostarem de sabores mais fortes podem aumentar as quantidades!
Foi a primeira vez que coloquei curcuma no arroz e gostei de resultado, apesar de ter usado uma quantidade quase irrisória por medo :P Só me lembrei de a utilizar porque recebi há pouco uma mistura de curcuma e pimenta preta da EU Nutrition, e achei que ficaria bem no arroz. Se quiserem adquirir este ou outros produtos no site, aproveitem até domingo, porque está a decorrer uma campanha especial associada ao meu cupão em que podem ter 20% de desconto em todo o site e ainda receber ofertas. Vou deixar a foto promocional no fim do post :)
Quanto aos pimentos, claro que podem usar pimentos normais e de qualquer cor - mas tem mais piada se usarem várias cores :P O sabor também não fica muito acentuado, mas assim como as especiarias os pimentos dão um toque diferente e interessante ao arroz. Caso queiram, podem igualmente aumentar a quantidade!
Não há muito mais para dizer - além de ter um sabor delicioso, ficou soltinho, como qualquer arroz basmati que se preze :)
Espero que me perdoem por publicar mais uma receita tão simples, mas costumo receber questões relativamente a este género de 'arrozes' quando os faço. Assim, apesar de não ser nenhuma novidade, fica a sugestão para quem está interessado em variar na forma de preparar o arroz :)

A tal campanha :)

Comentários

  1. Muito bom aspecto.
    Eu gosto de pimentos assim, por isso, tenho que experimentar =P

    Belas promoções.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Ficou com óptimo aspecto!
    Com uma cor linda :)
    Adoro arroz com pimentos.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto, que bela refeição. Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  4. Gosto cozer apenas , mas vou ter que experimentar esta receita pois gostei muito.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Ficou tão colorido e apelativo! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar

Publicar um comentário

Mensagens populares deste blogue

As Panquecas Perfeitas! (Saudável, Sem Gordura Adicionada, Sem Glúten)

Desde que tenho o blog já experimentei muitas receitas de panquecas, e já publiquei várias delas. Algumas foram particularmente bem-sucedidas: as de aveia com quark, as de weetabix e as de coco já foram feitas (e aprovadas) por muita gente que me veio dar o seu feedback.
Outras tornaram-se em clássicos por aqui, e foram repetidas imensas vezes por mim desde que as publiquei; é o caso das panquecas com aveia de sabor e das de aveia e centeio.
Mesmo as panquecas de abóbora, uma das últimas receitas que publiquei, foram bastante apreciadas (por mim e por quem já experimentou e partilhou a sua opinião).
E gostei bastante de todas estas receitas, até porque só publico no blog coisas de que tenha gostado realmente. Mas, as receitas antigas que me desculpem, hoje não venho partilhar uma receita de panquecas 'boa', nem sequer muito boa. Hoje venho partilhar A receita, capaz de revolucionar por completo a forma como vêem as panquecas.
Apenas as fiz hoje, mas tive de publicar rapidamen…

Papas de Aveia com Claras (com aveia de sabor) (Saudável, Sem Lactose*, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Já ouvi relatos mirabolantes de desastres na cozinha. Mesmo sendo óbvio que esta é basicamente um aglomerado de aparelhos potencialmente perigosos, continua a surpreender a quantidade de histórias incríveis que sobre ela há: seja sobre panelas de pressão a explodir ou desastres no fogão que originam mini incêndios, praticamente toda a gente tem algumas histórias para contar nesta divisão. Considerando isto, acho que até tenho tido alguma sorte. Tirando os óbvios e nada originais cortes e queimaduras, não me aconteceu nada de especial. A menos que consideremos... O incidente do gelado frito. Tudo começou com um inocente pedido de gelado frito para sobremesa num restaurante chinês. Tinha começado há pouco a cozinhar mais sobremesas, apenas com bolos simples, e decidi depois replicar a receita em casa, o que requeria um tacho de óleo a ferver e a necessidade de colocar e retirar rapidamente bolas de gelado deste para que não derretessem - nada fora do comum até aqui, portanto. Por muito…

Pudim Flan Proteico (Saudável, Sem Açúcar/Gordura Adicionados)

Se antes tinha um ódio de estimação por gelatina, de tal forma que o cheiro me deixava enjoada (especialmente quando quente), num passado recente os meus gostos nesse campo deram uma volta de 180 graus. Isto ocorreu em grande parte devido às gomas de fruta caseiras, que faço várias vezes por semana e consumo diariamente. Até acertar com a receita tive algumas 'fornadas' sofríveis que, confesso, custaram a acabar - mas depois de chegar à fórmula ideal nunca mais olhei para trás, e ando há meses viciada nas minhas gominhas, sem sinal de mudança à vista :)  Desta forma, não é de estranhar que me veja encorajada a fazer mais experiências com gelatina entre os ingredientes. Ultimamente, e em particular depois do sucesso do leite creme proteico, andava com a ideia de fazer uma espécie de pudim flan instantâneo mesmo simples: apenas leite, whey e gelatina para solidificar. Se por um lado me parecia que uma ideia tão simples estava a pedir para ser testada, por outro custava-me acre…