Avançar para o conteúdo principal

Cheesecake de Piña Colada Proteico

No verão gosto de fazer cheesecakes proteicos bem fresquinhos - não só em temperatura (porque isso são todos :P), mas também no sabor, escolhendo aromas particularmente adequados aos dias quentes.
Evidentemente, frutos tropicais são uma opção infalível. Nem a propósito, a EU Nutrition lançou um desconto de 10% nos aromas pêssego e piña colada (ananás e coco) dos sacos de 500g de whey - e o melhor é que é acumulável com o cupão euavela15, e por isso podem encomendá-los com um total de quase 25% de desconto :)
Para quem está neste momento a questionar a designação de pêssego como um sabor tropical, passo a explicar: no ano passado optei por fazer um cheesecake de pêssego com cobertura de maracujá, e de facto, embora não seja tropical per se, o aroma do pêssego pede sempre para ser devidamente combinado com maracujá (exemplo disto é o facto de raramente se ver produtos que tenham um destes aromas e não o outro  :P).
Se no ano passado pêssego foi o aroma eleito, este ano tinha de ser a vez da whey de piña colada brilhar - e assim surgiu este cheesecake :)
Cheesecake de Piña Colada Proteico

Ingredientes:

Para a base
[  100g de cereais (usei os de canela da EU Nutrition; podem encomendar com desconto e ofertas usando o cupão euavela15)
[  1 colher de sopa de mel (cerca de 12g)
[  2 colheres de sopa de azeite (cerca de 12g)
[  2 colheres de sopa de água

Para o recheio
[  4 ovos
[  75g de whey de piña colada (também é da EU, pelo que mais uma vez se encomendarem o cupão euavela15 dá-vos desconto.)
[  600g de quark
[  30g de polvilho doce

Para a cobertura 
[  Compota (claro que é a gosto, e opcional; usei uma de abacaxi e manga)

Preparação:

Para a base
| Utilizando um processador, triturar os cereais, reduzindo-os a pó. 
| Adicionar o mel, o azeite e a água e misturar bem.
| Colocar o preparado numa forma antiaderente (usei uma com aproximadamente 20cm de diâmetro) e calcar com as mãos, de forma a que a base fique coesa.
| Levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 10 minutos.

Para o recheio
| Colocar os ovos num recipiente grande e bater com uma batedeira elétrica durante cerca de 3 minutos.
| Batendo sempre, acrescentar a whey, seguida do quark.
| Diminuir a velocidade da batedeira. Juntar o polvilho doce e bater apenas até este estar incorporado.
| Colocar o preparado por cima da base previamente preparada (não precisa de estar fria) e levar ao forno pré-aquecido a 180 graus durante cerca de 45 minutos, até estar cozido e dourado. Retirar o cheesecake do forno e deixá-lo arrefecer.

Para a cobertura
| Quando o recheio estiver frio, cobrir com a compota (se desejado). 
| Guardar o cheesecake no frigorífico até à hora de servir.
Como esperava, o cheesecake ficou maravilhosamente fresco, com um sabor docinho e nada enjoativo a ananás e coco!
Não me canso do contraste de texturas dos cheesecakes: a base crocante, o recheio cremoso e a consistência da cobertura a finalizar a obra-prima :D
Devo dizer que o facto de a base saber a canela acrescenta um toque divinal, pois esta combina na perfeição com os restantes sabores :)
_________________________________________________
Informação Nutricional (por uma fatia)
Energia: 186kcal 
Proteínas: 18.6g 
Hidratos de Carbono: 17.7g 
-       Dos quais açúcares: 6.6g 
Lípidos: 5.4g
-          Dos quais hidrogenados: 0g
-          Dos quais saturados: 1.1g 
Fibra:  1.8g 

     A informação nutricional engloba uma porção (neste caso, corresponde a uma fatia ou 1/8 da receita). Não inclui a cobertura opcional. Os valores estão sujeitos a erro humano e a alguma imprecisão, mas deverão estar próximos do valor real. As doses consideradas são meramente exemplificativas; as porções reais devem ser adaptadas por cada um às suas necessidades pessoais.
_________________________________________________

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtos #91 - Pudins Proteicos do Lidl (Baunilha/Chocolate)

Hoje o post é sobre a febre do momento: os pudins proteicos do Lidl :P Para quem não está a par, há algumas semanas começaram a aparecer nos supermercados portugueses da cadeia Lidl uns pudins proteicos muito parecidos aos da Ehrmann. Estão disponíveis em duas versões: baunilha e chocolate . Cada pudim ( 200g ) tem cerca de 150kcal e 20g de proteína e custa 0.99€ . Não têm açúcar adicionado , e são isentos de lactose e de glúten .  Por vezes recebo comentários a referir que o teor de açúcar não é nulo (4g/100g) , mas é importante referir que este açúcar é naturalmente presente . Os iogurtes naturais não adoçados têm uma quantidade de açúcar semelhante. Outro ponto importante a referir é que a proteína também vem do leite , que é uma fonte de qualidade (por ser completa, ao contrário por exemplo do colagénio ou glúten). Antes que fiquem excessivamente entusiasmados, devo dizer que encontrá-los não é tarefa fácil: a procura anda ao nível dos skyr na altura em que foram lançados (

Bolo de Spéculoos

  Com quase dois meses de atraso, venho deixar a receita do bolo que fiz para o meu aniversário. Mais pequeno que o habitual, tendo em conta a situação pandémica na altura (nos últimos dois anos não tive muita sorte com o timing do meu dia de anos). Para compensar, fi-lo em modo *overdose de spéculoos*: spéculoos  alegram qualquer situação :D O recheio foi improvisado à última da hora: tinha planeado fazê-lo com natas batidas e creme de spéculoos, mas aqueci o creme para ficar mais fluido e a temperatura fez com que as natas coalhassem. Fiquei sem o único pacote de natas que tinha, mas felizmente sou  exagerada  precavida e tinha meia dúzia de frascos do creme de barrar.  Acabei por desenrascar um recheio misturando-o com o pudim de caramelo da Ehrmann como base, o que de resto prova a minha tese de que há poucas coisas que não se resolvam com um pudim de caramelo da Ehrmann :P Foi tudo pelo melhor, porque ficou delicioso! Deixo a receita para que possam experimentar :)  Bolo de Spécul

Madalenas Sem Açúcar

Tenho a tradição de testar uma receita nova de cada vez que recebo ou compro uma nova forma. Por vezes as ideias são muitas e não é fácil escolher, mas quando a My Tup Love  me enviou esta forma não houve sequer um momento de indecisão: forma de madalenas pede madalenas :D  Juntei o útil e agradável, e usei na receita a recentemente lançada aveia de custard. O seu aroma docinho a lembrar bolos com limão não podia ser mais adequado para o efeito :)  Madalenas Sem Açúcar Para 6 madalenas Ingredientes : [  1 ovo [  50g de quark natural [  25ml de leite [  75g de farinha de aveia com sabor (usei a de custard da EU Nutrition , que tem um saborzinho a limão fantástico; podem encomendar com 15% de desconto usando o cupão euavela15 no site) [  1 colher de café de fermento Preparação : | Bater o ovo com o quark durante dois ou três minutos. | Baixar a velocidade para o mínimo e adicionar o leite, batendo apenas até este estar incorporado.  | Juntar a farinha e o fermento envolver com uma espát