Avançar para o conteúdo principal

Produtos #83 - Crisp Bars (Barras Proteicas Crocantes da Optimum Nutrition)


No final no ano passado recebi para experimentar alguns produtos da Optimum Nutrition em parceria com o Celeiro, entre os quais se encontravam estas Crisp Bars. São umas barras proteicas diferentes do habitual: a textura assemelha-se à das barras de cereais, porque em vez de o teor proteico vir de uma camada homogénea com proteína whey, vem principalmente de um isolado de soja em forma de crispies que lembram grãos de cereais.

Estão disponíveis em 3 sabores: brownie de chocolate, manteiga de amendoim e marshmallow. Podem comprá-las nas lojas físicas ou na loja online do Celeiro; uma unidade (65g) custa 2.49€. Há ainda outros sites que vendem produtos da ON, incluindo estas barras; por exemplo, a Nutrystore e a Body & Fit.


Apesar das diferenças que apontei, o perfil nutricional aproxima-se do padrão para barras proteicas de qualidade: vou deixar foto das tabelas nutricionais abaixo, mas fica a informação de que cada barra tem perto de 215kcal, 20g de proteína, 7g de gordura e 16g de hidratos de carbono (1.8g de açúcar)

Devo referir que, apesar de o perfil ser típico, o tamanho das barras é generoso: não só têm 65g (o mais comum é 50-60g), como ainda são bastante grandes para o peso, dado que os crispies de soja são pouco densos e o seu 'empacotamento' deixa algum espaço livre. Diria que são maiores e mais saciantes do que a maioria das barras proteicas.

Quanto à lista de ingredientes, podem consultá-la para cada um dos sabores nos sites que as vendem, mas a título de exemplo deixo a da barra de manteiga de amendoim:

Crocantes proteicos (31%) (isolado de proteína de soja, amido, sal), cobertura de chocolate preto (26%) (edulcorantes: isomalte, sucralose; gordura de palma e palmiste, cacau magro em pó, emulsionante: lecitina de soja, polirricinoleato de poliglicerol), fruto-oligossacáridos, polidextrose, proteínas do leite (isolado de proteína do soro do leite, concentrado de proteína do soro do leite, concentrado de proteína do leite, emulsionante: lecitina de soja), isomalto-oligossacáridos, humidificante (glicerol), aromas (amendoim, leite), farinha de amendoim 0,7%, cloreto de sódio, edulcorante (sucralose), antioxidante (extrato rico em tocoferóis)

É uma lista relativamente extensa, como podem ver, mas não fora do comum para uma barra proteica. Embora haja exceções à regra (por exemplo, barras simples tipo as Quest ou as EU Bar), a lista de ingredientes costuma ser deste género. Pessoalmente, tendo em conta esta tendência e o facto de que não como barras com tanta regularidade quanto isso, dou preferência à análise da tabela de macronutrientes, escolhendo barras com perto de 200kcal, 20g de proteína, e teores moderados de açúcar e gordura. De resto, já se sabe que se trata de um produto processado, que como tudo pede moderação.

Segue a minha opinião sobre cada um dos sabores, por ordem de preferência, e com as prometidas fotos das tabelas nutricionais :)

1º - Brownie de Chocolate





O facto de esta barra ser a minha preferida surpreendeu-me: assim que vi as três, os meus olhos fugiram para as outras duas, e esta foi aquela que me despertou menos curiosidade. Já provei muitas barras de brownie desenxabidas, e frequentemente parece que as marcas se contentam com ter um aroma de chocolate sem graça nas barras deste sabor.

Mas aqui aconteceu precisamente o contrário: achei que esta barra era a que tinha o sabor mais autêntico na gama. Não sabe propriamente a cacau, mas tem aquele aroma clássico e docinho a bolo de chocolate. Até me lembrou de alguns produtos infantis tipo Nesquik! Não detetei qualquer aroma artificial ou aftertaste devido à whey ou aos adoçantes, o que é sempre um ponto positivo :)

Quanto à textura, julgo que as fotos dão uma ideia: lembra de facto uma barra de cereais. No entanto, é significativamente mais mole, embora consistente, e levemente pegajosa (mas não elástica). Estava à espera que fosse crocante, e isso não se verificou; mas, por muito estranho que pareça, fiquei surpreendida pela positiva! A textura levemente crocante dos crispies de soja na barra molinha, que conta ainda com o chocolate macio da base e o drizzle no topo, resulta num ótimo suporte para o sabor achocolatado.

2º - Manteiga de Amendoim





Acho que não surpreendo ninguém se disser que estava à espera que esta barra fosse a minha preferida: sou a fã número um de manteiga de amendoim, bem como da sua combinação com chocolate (peanut butter cups < 3).

No entanto, esta barra pode desiludir um pouco os verdadeiros fãs deste aroma: apesar de se anunciar como uma barra de manteiga de amendoim, achei que o sabor em destaque aqui acabava por ser o do chocolate. A base de chocolate e o drizzle no topo acabam por ofuscar um pouco o sabor a amendoim; o facto de se tratar de chocolate negro, ainda que não com uma percentagem de cacau tão elevada quanto isso, acaba por ajudar a que este domine o sabor global da barra.

Ainda assim, e depois deste aviso, devo dizer que o resultado é agradável: ainda que não seja muito intenso, o sabor a manteiga de amendoim está lá, e combina bem com o chocolate. Além disso, achei o aroma natural, ainda que leve; não me pareceu nada enjoativo ou artificial. No geral, a barra representa bem a combinação dos dois elementos, embora na minha opinião uma barra proclamada como sendo de manteiga de amendoim devesse ter um sabor mais forte a amendoim.

Quanto à textura, é semelhante à da de chocolate: consistente, levemente estaladiça, e com uma camada fina mas macia e saborosa de chocolate na base, bem como um drizzle de chocolate como cobertura.

3º - Marshmallow





Embora tenha colocado esta barra em último lugar, tenho de admitir que é bastante fiel ao sabor anunciado: tem um sabor docinho quase infantil a marshmallows (até achei que lembrava um pouco algodão doce!). O uso de chocolate branco na base e cobertura é uma opção óbvia, mas que resulta bem na caraterização do aroma.

A textura, semelhante à das outras barras, parece ainda mais adequada aqui: sendo molinha e um pouco pegajosa, não é difícil detetar semelhanças com a textura dos populares marshmallows.

Para mim acabou por ser a menos interessante, simplesmente porque o aroma é mais vago; acaba por ser uma barra 'só doce', e embora a textura seja agradável e o sabor não me tenha parecido artificial, prefiro sabores mais ricos e com mais personalidade. Não a achei enjoativa, embora sendo mais doce o seja por natureza mais que as anteriores; caso comesse regularmente as barras desta gama, provavelmente fartar-me-ia desta mais rapidamente. Mas está longe de ser uma barra má ou desagradável - e se forem pessoas particularmente dadas a sabores bem docinhos e a chocolate branco, vale a pena dar-lhe uma oportunidade :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Produtos #95 - Novos Iogurtes do Lidl (20g de Proteína)

Hoje venho falar da nova gama de iogurtes proteicos da Milbona disponível no Lidl . Tratam-se de potes de 200g (num formato parecido ao dos pudins!), que custam 0.79€ . Estão disponíveis em 4 sabores : pêssego & laranja ; ginja & arónia ; framboesa e romã ; mirtilo . Cada unidade tem cerca de 130kcal e 20g de proteína . Não têm adição de açúcar , e são desnatados , pelo que são baixos em gordura. Abaixo vou deixar fotos do rótulo (ingredientes e tabela nutricional) de cada um dos sabores. Vou deixar também a minha opinião, por ordem de preferência. A minha opinião geral: ficam a léguas da gama de quark proteicos da Milbona também disponível no Lidl (em embalagens quadradas de 180g, nos sabores baunilha/morango/pêssego-maracujá/framboesa). Esses são mais densos (o que eu prefiro), e fora isso têm uma textura menos enjoativa.  Eu sei, eu sei - 'enjoativo' é um adjetivo estranho para descrever uma textura. Mas estes iogurtes novos têm uma textura algo farinhenta, talv...

Rabanadas Poveiras

Este Natal fiquei encarregada de fazer as tradicionais rabanadas, pelo que no início da semana fui ao Mercadona com a ideia de comprar o cacete para rabanadas deles (que acho particularmente bom). Cheguei ao Mercadona... E o cenário era de razia total - cacete para rabanadas nem vê-lo. Visto que o único pão que abundava era o biju, decidi-me a fazer as rabanadas à moda da Póvoa de Varzim. Andava no vai-não-vai com elas: por um lado queria experimentar, por outro lado tinha medo que corresse mal (estragar as rabanadas no Natal deve dar direito a azar eterno :P). No final, foram os stocks do Mercadona a forçar-me a mão. Se muitas vezes agradeci ao Mercadona por ter produtos excelentes, desta vez agradeço-lhes por não os ter. Bendito seja quem levou o último cacete, porque estas rabanadas com biju são de longe as melhores que já comi :D Rabanadas poveiras Adaptado d aqui e d aqui Ingredientes : [  750ml de leite meio-gordo [  75g de açucar (+ o da cobertura) [  ...

Papas de Weetabix (Saudável, Sem Gordura/Açúcar Adicionado, Sem Lactose, Vegan)

Antes de provar papas de aveia pela primeira vez achava o conceito um pouco estranho. A palavra 'papas', como é óbvio, não ajudava, e na altura nem sequer estava muito familiarizada com a aveia de todo. Quando decidi experimentar, procurei receitas na internet e escolhi uma à sorte - usei casca de limão e um pau de canela, ingredientes que são recorrentes na maior parte das versões mas que entretanto deixei de usar. A partir daí deu-se o encantamento clássico de quem prova uma receita tão boa, que me fez preparar papas de aveia praticamente todos os dias ao pequeno-almoço. Desenvolvi um conjunto considerável de receitas, e eventualmente cheguei ao pensamento que obrigatoriamente se seguia: 'se resulta com aveia, deve resultar com outros cereais... Certo?'. A maior parte das experiências revelaram uma resposta positiva, e com o entusiasmo comecei a variar imenso o estilo de papas. Experimentei papas de centeio, de espelta e de trigo integral, apreciando bastante t...